Em novembro deste ano houve queda de 19% no desmatamento da Amazônia, na comparação com o mesmo período de 2020.
Nesta terça-feira, 14, o ministro do Meio Ambiente, Joaquim Alvaro Pereira Leite, e o ministro da Justiça, Anderson Torres, convocaram uma coletiva de imprensa para comemorar os números.
Relacionadas
Segundo Joaquim Leite, o dado representa a menor área de alertas para novembro desde o início da série histórica, que se deu em 2016. Os dados são do sistema Deter, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
O ministro do Meio Ambiente afirmou que os resultados estão começando a aparecer e disse que o governo federal atua contra a prática de crimes ambientais.
“Nós devemos caminhar mais contundente, de forma mais integrada, Ministério da Justiça, Ministério da Defesa e Ministério do Meio Ambiente, para atingir os objetivos que todos nós queremos”, afirmou Leite.
O titular do Meio Ambiente citou os números de agosto, setembro, outubro e novembro de 2021 e disse que representam uma redução de 12% em relação ao mesmo período do ano passado.
De janeiro a novembro, o desmatamento em 2021 acumula 8.142 quilômetros quadrados. Mesmo sem os dados de dezembro, este já é o terceiro maior índice acumulado anual, atrás apenas do registrado em 2020 e 2019.
Joaquim Leite foi nomeado em junho, após Ricardo Salles pedir demissão, e Anderson Torres está à frente da pasta da Justiça desde março, quando substituiu André Mendonça. Na coletiva, evitaram falar das gestões anteriores.
“Nós estamos vindo mostrar que o trabalho que foi feito a partir da nossa chegada ao governo e ao Ministério do Meio Ambiente e da Justiça, eles já estão trazendo resultados positivos. Isso é um fato”, destacou Torres.
O relatório anual do sistema Prodes, também do Inpe, divulgado em novembro, revelou que a área desmatada na Amazônia Legal entre agosto de 2020 e julho de 2021 representa um aumento de 22% em relação ao período anterior, a maior de 2006.
A GLOBOLIXO está falindo e quer a volta do Lula para voltar a receber as verbas públicas das eras FHC , Lula e Dilma !
A GLIXO vai comentar essa matéria. Podes crer?