Os ministros da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, têm um ponto em comum. Os dois estão em silêncio em relação ao drama enfrentando pela família Bettim, que corre o risco de ser desapropriada da própria fazenda, em São Mateus, no norte do Espírito Santo.
Há seis décadas no local, os Bettim se dedicam aos trabalhos de produção rural. A Fazenda Floresta & Texas conta com plantações de café, pimenta-do-reino e mandioca. Além disso, a propriedade mantém árvores frutíferas e a criação de mais de 500 cabeças de vacas leiteiras.
![Incra tenta desapropriar a fazenda da família Bettim há 15 anos](https://medias.revistaoeste.com/wp-content/uploads/2024/12/WhatsApp-Image-2024-12-30-at-15.35.21.jpeg)
![A preocupação com um futuro incerto assombra o fim de ano dos Bettim, cuja casa e única fonte de renda está sendo arrancada pelo atual governo](https://medias.revistaoeste.com/wp-content/uploads/2024/12/WhatsApp-Image-2024-12-30-at-15.35.20.jpeg)
![O fim de ano angustiante da família expulsa da própria fazenda pelo Incra de Lula](https://medias.revistaoeste.com/wp-content/uploads/2024/12/WhatsApp-Image-2024-12-30-at-15.35.47.jpeg)
![A família Bettim e o deputado estadual Lucas Polese (PL-ES) | Foto: Reprodução](https://medias.revistaoeste.com/wp-content/uploads/2024/06/WhatsApp-Image-2024-06-20-at-14.55.42.jpeg)
![A Fazenda Florestas e Texas, em São Mateus (ES) | Foto: Reprodução/Acervo pessoal](https://medias.revistaoeste.com/wp-content/uploads/2024/06/WhatsApp-Image-2024-06-19-at-12.22.07.jpeg)
![Incra tenta desapropriar a fazenda de família do ES há 15 anos](https://medias.revistaoeste.com/wp-content/uploads/2024/12/WhatsApp-Image-2024-12-30-at-15.35.13.jpeg)
![Além das lideranças políticas, produtores rurais compareceram em massa a evento de apoio à família Bettim, no ES](https://medias.revistaoeste.com/wp-content/uploads/2025/01/20250106_160405-scaled.jpg)
![Apoio à família com risco de ser expulsa da própria fazenda reúne mais de 400 pessoas em São Mateus (ES)](https://medias.revistaoeste.com/wp-content/uploads/2025/01/DJI_20250106164259_0848_D-scaled.jpg)
![Apoio à família com risco de ser expulsa da própria fazenda reúne mais de 400 pessoas no ES](https://medias.revistaoeste.com/wp-content/uploads/2025/01/WhatsApp-Image-2025-01-06-at-19.20.44.jpeg)
![Realizado na propriedade da família Bettim, que se tornou alvo do Incra, o evento de apoio contou com a presença de parlamentares e produtores rurais](https://medias.revistaoeste.com/wp-content/uploads/2025/01/WhatsApp-Image-2025-01-06-at-21.16.17.jpeg)
![A Fazenda Florestas e Texas, em São Mateus (ES) | Foto: Reprodução/Acervo pessoal](https://medias.revistaoeste.com/wp-content/uploads/2024/06/WhatsApp-Image-2024-06-19-at-12.22.08.jpeg)
![Área total da fazenda dos Bettim | Foto: Reprodução/Redes sociais](https://medias.revistaoeste.com/wp-content/uploads/2025/01/divisao-das-terras-bettim-2.jpg)
![Imagem mostra localização da fazenda Bettim em relação aos recursos hídricos da região | Foto: Reprodução](https://medias.revistaoeste.com/wp-content/uploads/2025/01/recursos-hidricos-bettim.jpg)
Apesar de indicadores de produtividade, conforme dois recentes laudos, a fazenda é alvo de processo de desapropriação. Se nada mudar, a decisão da Justiça que determina a entrega da propriedade para o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) terá de ser cumprida na próxima quinta-feira, 13.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Apesar do histórico de Fávaro como produtor rural, chegando a presidir a Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso, a pasta sob comando dele prefere não se envolver no caso que afeta diretamente toda uma família de trabalhadores do campo.
A Oeste, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) se limitou a avisar que não ter relação com o processo contra a família Bettim. “Informamos que a demanda em questão deve ser direcionada ao Ministério de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA).”
Leia mais:
Chefiado por Teixeira, o MDA foi outro ministério do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a não se manifestar. A pasta, assim como o Mapa, jogou a responsabilidade para outro órgão. “Informações relativas a questões fundiárias, assentamentos e afins devem ser tratadas diretamente com o Incra.”
Incra ignora laudos favoráveis à família Bettim
![penha lopes e mst](https://medias.revistaoeste.com/wp-content/uploads/2025/01/penha-lopes-e-mst.jpg)
O Incra, por sua vez, ignora dois recentes laudos que atestam a produtividade da fazenda da família Bettim e, assim, segue a defender a desapropriação. Para isso, o instituto tem como base perícia feita há 16 anos.
“A Constituição Federal prevê expressamente a desapropriação de imóveis rurais que não estejam cumprindo sua função social”, afirma a divisão capixaba do Incra, em nota enviada a Oeste. “Conforme verificado no período avaliado, o imóvel não atingiu os índices de produtividade estabelecidos pela legislação, bem como não cumpriu as exigências do Código Florestal.”
Os laudos recentes:
A superintendência do Incra no Espírito Santo é de responsabilidade de Maria da Penha Lopes dos Santos desde abril de 2023. Ela é petista e milita em favor do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra.
O caso que ministros de Lula ignoram
![carlos fávaro](https://medias.revistaoeste.com/wp-content/uploads/2024/06/carlos-favaro.jpg)
Hoje ignorado pelos dois ministros de Lula que, em teoria, deveriam atuar em prol de produtores rurais brasileiros, o drama da família Bettim teve início por culpa direta do presidente da República. Em março de 2010, o petista assinou o decreto que determinava a desapropriação da Floresta & Texas.
O assunto avançou desde o retorno de Lula ao poder, em janeiro de 2023. Apesar das recentes perícias que atestam a produtividade da fazenda, o Tribunal Regional Federal da 2ª Região mantém, ao menos por ora, a decisão da Justiça do Espírito Santo, que determina a desapropriação do local — e sua entrega ao Incra na sequência — para a próxima quinta-feira 13.
Leia também: “Propriedade violada”, reportagem publicada na Edição 252 da Revista Oeste
Talvez seja a hora de trocar os livros ,o arado por baionetas.
Leo Saraiva, vou repetir mais uma vez: reduza ou elimine a porção diária de alfafa e capim que lhe serve como alimento. Seus zurros estão incomodando os assinantes patriotas que aqui são esmagadora maioria. VAZA!
🚨🌈💩 aparelho excretor não reproduz Levi Fidelis/ O tempo de rir está acabando, a baioneta vai cantar .
Povosta!
Não temos mais justiça ética!
ACORDEM!
Com esta “decisão” travestida de justiça temos mais um roubo do justo!
Até quando?
Estão todo dia cada vez mais pelando as galinhas e frangos!
O que esperar de um governo comunista analfabeto terrorista narcotraficante genocida ladrão estelionatário entupido de vermes parasitas e uma justiça nos mesmos moldes
Isso é briga de políticos vagabundos, outros interessados 🍮😂😂
Isso é briga de políticos vagabundos, outros interessados 🍮😂😂
Os ministros do governo Bolsonaro, entre os 4 anos de mandato do Bozo, disseram o quê?????
A ação já tramitava…….
E aí???? 🤔🤔🤔🤔🤔🤔🤔🤔🤔🤔🤔🤔🤔🤔🤔🤔🤔🤔🤔🤔🤔🤔🤔🤔🤔🤔🤔🤔🤔🤔🤔🤔🤔🤔🤔
Alguém pode responder aqui……..vou aguardar….
Leo saraiva deixe de ser estúpido , a questão a porra da terra do betin , isso é justiça imbecil?
todos juntos contra isso
Roubo violento à luz do dia, sem razão, sem direito, sem piedade. Esse caso é emblemático da hipocrisia do lulismo. Em nome da “reforma agrária” esse bicho sem pé nem cabeça, ninguém sabe em que consiste e o que, de fato, está buscando. Me parece uma versão tupiniquim das “mudanças climáticas” um monstrengo para abrigar militantes comunistas disfarçados de “progressistas” para oprimirem os pobres, nações ou pessoas. O que é a dita reforma agrária? Dar um pedaço de terra a uma família ativista para praticar a agricultura que se praticava na Rússia em 1917. É isso? Nenhum “assentado” do MST vai explorar melhor a fazenda dos Bettim que eles próprios, que, pelo que consta, o fazem de forma excelente.
Blá blá blá…………
Fico feliz que você esteja por aqui. O seu despreparo e a sua burrice ao criticar sem argumentos os que pensam diferente de você (que, ao que parece, não sabe pensar), são praticamente uma autenticação digital de que aqueles que você critica, estão certos. Venha sempre. É sempre bom ter um bufão, um bobo da corte nos fazendo rir.
Mostra aí o que o governo Bolsonaro fez em 4 anos…..mostra aí 😏😏😏😏😏😏😏😏
Não roubou a terra dos Betins ?
Me chamar de bufão é fácil…..engolir o argumento que dói né…..😎😎😎😎😎 Gado de presépio não raciocina