Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) anteciparam ao jornal O Globo, nesta terça-feira, 13, como devem julgar o ex-presidente Jair Bolsonaro. Os comentários surgiram depois de o ministro Alexandre de Moraes determinar a soltura de dois aliados do ex-chefe do Executivo, na semana passada.
Moraes revogou a prisão do ex-chefe da Polícia Rodoviária Federal Silvinei Vasques e do ex-assessor da Presidência para Assuntos Internacionais Filipe Martins. Segundo o ministro, eles estavam detidos preventivamente. De acordo com o Globo, a soltura não deve impactar nas decisões contra Bolsonaro.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
“Os ministros da Corte não viram a decisão como um gesto de abrandamento em direção ao ex-presidente, inclusive em relação a uma possível prisão”, escreveu a colunista de O Globo Bela Megale.
Para os ministros, a decisão de soltar os aliados de Bolsonaro ocorreu pelo fato das detenções “não terem mais necessidade ou fundamento”, afirma a colunista. As prisões preventivas ocorrem quando o réu apresenta risco de fuga ou pode atrapalhar as investigações. Os magistrados não veem a situação como um gesto a Bolsonaro.
Situação do Bolsonaro não mudou, afirma O Globo
“A leitura entre os magistrados é que a situação do capitão reformado segue a mesma desde que passou a responder por processos criminais no STF”, escreveu Bela. “Ou seja, há chance consistente de o ex-presidente ir para atrás das grades, mas isso só ocorreria após ter uma condenação com trânsito em julgado, após todos os recursos serem esgotados.”
De acordo com a colunista, o processo que pode levar Bolsonaro à prisão é o que apura a suposta tentativa de golpe de Estado. A Polícia Federal deve apresentar o relatório que pode indiciar o ex-presidente no mês que vem. A corporação o indiciou nas investigações do cartão de vacina e das joias da Arábia Saudita.
Essa pf formada pelos por um bando que morre de medo dos traficantes e se dedica a sair fantasiados de rambo atrás de gente honesta e idosa que não vão reagir está sem moral sem credibilidade e é igual as Frouxas Armadas
Seus togados de merdas, criaram todas as provas e deixaram cair! A Vewrdade não rima com falcatruas! Que o Brasil peça a saída de todos esses corruptos!
Se esse país fosse sério, essa informação de q ministros do ésseteéfe estão antecipando para a imprensa o q vai acontecer no processo do Bolsonaro seria suficiente para encerrar tudo agora mesmo e iniciar uma investigação imediata para ver quem é ou são os ministros com tal comportamento. Agora, não duvido q eles sejam inventivos e ousados para colocar atrás das grades um sujeito tão popular com base em uma minuta rascunho escrita num papel de pão e também na delação do Cid q foi, como ele mesmo disse, sabidamente forçada. Se colocaram na cadeia por 17 anos uma mulher q pintou um monumento com batom vermelho dizendo q ela promoveu atentado contra a democracia, contra o estado de direito e visou obter um golpe de estado com seu shiseido 104 hibiscus como arma de guerra, então realmente tudo é possível.
É duro ver este tipo de noticia dada com essa naturalidade pela revista Oeste, não é a toa que quem só levanta a podridão do Brasil é jornalistas estrangeiros, os brasileiros são todos uns covardes vendidos, inclusive os dessa revista!
Acho que essa turma ainda não está entendendo. Desse jeito vai haver um abraço de afogados digno do Guinness.
Esses comentários são uma gracinha: prisão após condenação transitada em julgado… Em quem essa gente acha que impõe medo? E Esses ministros ainda se manifestando fora dos autos a jornalistas? Não há lealdade entre desleal, como diz o Forjaz. Sistema descartando o que não serve mais!k
Tudo é uma questão de CEP errado…