O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes atuou nos bastidores para consolidar a união de 11 partidos contra o voto auditável, informou nesta segunda-feira, 28, o jornal Folha de S.Paulo. A ideia é não provocar um novo confronto entre a Corte e o presidente Jair Bolsonaro. Conforme noticiou a Revista Oeste, siglas se uniram com a finalidade de barrar no Congresso Nacional a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que permite a auditoria das urnas. Atualmente, a PEC tramita na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara.
A articulação de Moraes iniciou-se na segunda-feira 21, segundo a publicação. Durante um jantar, Moraes pediu a Bruno Araujo (PSDB), Paulinho da Força (Solidariedade), Baleia Rossi (MDB) e Orlando Silva (PCdoB) que a questão não chegasse ao STF. No podcast Supremo na Semana, o magistrado atacou a impressão do comprovante do voto. Segundo ele, a medida não contribui para a democracia. “Até agora, não apresentaram uma única fraude”, afirmou, no programa, ao mencionar que a discussão é uma oportunidade para o Tribunal Superior Eleitoral.
Especialista levanta dúvidas sobre o software das urnas
Amílcar Brunazo, engenheiro especialista em segurança de dados e voto eletrônico, afirmou que a confiabilidade das urnas eleitorais é duvidosa. De acordo com ele, o equipamento pode ser objeto de fraude. “O software é desenvolvido no TSE seis meses antes das eleições, compilado com 15 dias de antecedência, transmitido por internet pelos tribunais regionais e por cartórios, e gravado num flashcard”, explicou Brunazo, no mês passado, durante audiência pública em comissão especial da Câmara dos Deputados.
“A equipe do professor Diego Aranha, dentro do TSE, mostrou ser possível pegar esse cartão, inserir nele um código espúrio, que não foi feito pelo TSE, e colocar na urna eletrônica”, salientou o especialista, ao mencionar que os brasileiros acabam tendo de confiar no servidor que vai pôr o dispositivo na máquina. “Muitas vezes é um profissional terceirizado. Realmente, o processo eleitoral brasileiro depende da confiança de todos os funcionários envolvidos. Isso é um equívoco”, lamentou Brunazo.
Leia também: “O que você precisa saber sobre o voto impresso”, reportagem publicada na Edição 54 da Revista Oeste
Sabemos o que é crime de “lesa pátria”, e esse pulha está sendo um transtorno, tipo mula empacada. Deveria ser preso. E ir para a Papuda, como criminoso comum. Gostaria de saber por que nenhum deputado ou senador, sabendo das estripulias jurídicas deste antipatriota, não pede sua cassação/prisão….
Fora este senado covarde e omisso, existe alguma outra instituição que possa impedir que ministros do STF atuem como políticos sem terem sido eleitos? Assistiremos ao fim do nosso país calados?
bandido, criminoso e satanista!
Esse sujeito tem que ser punido pela atuação política contra o voto auditável. Não é normal a movimentação do STF para barrar a vontade popular que só traz segurança ao voto. É da democracia que a transparência seja respeitada. Lutar contra isso, é má fé oportunista, e escandaloso quando envolve ministros da Corte.
Falar em nome da democracia, esse e outros magistrados que rasgam a CF todo dia e inclusive prende qualquer um por crime de opinião, certamente, não se trata de querer defender o que eles próprios não representam. Inacreditavelmente, a motivação da má intenção do Moraes contra o voto, é meramente sua luta política pessoal contra o governo Bolsonaro. Nada mais que isso. Ou quem sabe, o cheiro das FFAA’s no cangote. Prefiro a segunda opção.
Como é que um magistrado que poderá vir a analisar futuramente a constitucionalidade de uma lei se manifesta previamente a favor de um dos lados e até tem a petulância de influenciar o voto dos deputados e senadores?
A campanha do Bolsonaro vai ter que inventar um jeito de as pessoas que votarem nele poderem confirmar o voto através um App. Aí será comparar a votação apurada pelo TSE com a manifestação espontânea de seus eleitores, confirmando o voto.
É bizarro, só mesmo um mau-caráter absolutamente descarado para exigir provas de algo impossível de ser auditável.
Essa milícia togada da esquerda que compõe a Suprema Corte é o retrato fiel do quão o Brasil desceu pós FHC para cá!
Isso pra mim é motivo pra prender o cabeça de ovo.
A falta de caráter é proporcional à cabeça de ovo!
Porque TODO esse esforço contra a TRANSPARÊNCIA hein??? !!! Porque, hein, hein?? ÓBVIO que o exemplo das fraudes na Argentina e USA estão ameaçando os propósitos dessa canalhada!
Deram para o povo a certeza de que promovem fraudes. Só assim se entende como alguns se elegem.
Vamos ler as entrelinhas. Barroso declara que, uma vez aprovado, será implementado pelo TSE se (olha o “se”) não for judicializado. Todos sabem que a extrema esquerda tem judicializado tudo para governar através do STF. Agora o STF encarrega o Alexandre de dizer que essa questão não deve chegar ao STF para não haver confronto com Bolsonaro, ou seja, o STF declara, antecipadamente, que vai derrubar a PEC se aprovada pelo Congresso, pois é isso que vai contra a posição do Presidente. Acho que está faltando povo nessa equação.
Perguntas que não querem calar: por que tanto empenho em vetar a implantação do voto auditável impresso?
A quem interessa a não auditagem?
Onde se encontram as reais intenções da não auditagem?
Esses urubus estão esticando a corda há muito tempo. Já passou da hora de nós, brasileiros que lutam por um Brasil justo e democrático, reagirmos contra esses seres nefastos!
Tanta articulação só faz aumentar a certeza de que muita gente que hoje detém o poder vai desabar se a eleição for auditada de forma transparente. Há figuras cujas eleições para o Senado Federal (Calheiros), Câmara federal, Governos Estaduais, Prefeituras e até para a Presidência da República (Dilma), conflitam com o bom senso de um observador isento. São inexplicáveis. Vale lembrar que o atual sistema foi montado pela esquerda, que tem métodos autoritários e objetivos hegemônicos bem conhecidos. Foi baseado nesse sistema que a esquerda se manteve tanto tempo no poder e aparelhou as principais instituições (vide STF). Como essa questão do “voto impresso” se mostrou questão de vida ou morte para a esquerda, deve ser, de fato, uma questão de vida ou morte para a democracia. Enquanto não for resolvido, viveremos numa “democracia” tão fajuta quanto a de Cuba e a da Venezuela.
Simples com o voto desta forma sem ser possivel uma auditagem e sem saber para onde vai nosso voto, não vivemos em uma democracia, que ilusao é esta!! eles é quem escolhem quem eles querem, só o Brasil e mais 2 Paísecos ai possuem urnas desta forma, é uma vergonha isto, e outra né pra esquerda e a midia estarem quietinhos sobre este assunto, vejam que esle não se manifestçao em algo que daria transparencia kkkkk… vem golpe ai.
Até quando os brasileiros aceitarão que ministros do STF atuem como articuladores políticos, lobistas, advogados, empresários, youtubers ?
Que partido é esse PSDB do qual já fui filiado. Em 2014 com a surpreendente derrota de Aécio Neves para Dilma, procurou AUDITAR as urnas eletrônicas e com analistas especializados, concluíram que essas urnas eletrônicas não são auditáveis, portanto impossível verificar se já houve fraude. É muita farsa para CANCELAR o governo Bolsonaro. Será que não entendem os graves conflitos sociais que poderão ocorrer com essa falta de transparência e com os recentes atos antidemocráticos do STF?
Ele disse ~” Não apresentaram nenhuma fraude, também nunca foi auditado. É um ser inescrupuloso. Os partidos é claro , estão querendo continuar ganhando na fraude. Claro que vão contra o voto auditável. Só no Brasil. Esse Alexandre de Moraes já passou dos limites .
Cadeia pra este careca vagabundo!!!
O Partido Republicanos está junto nessa sujeira, só o presidente falar com o Bispo Macedo que ele muda isso do atual presidente que tem rabo preso lá no stf.
Não tenho nenhuma duvida que as urnas foram fraudadas, nas eleições em 2018, acredito que o poste Haddad não teve nem dez milhões de votos, perderam as eleições porque erraram na mão. Na eleição de 2022, vão ter uma noção melhor na quantidade de votos a serem roubados. Temos que focar, em votarmos , para elegermos deputados e senadores, honestos, patriotas, democratas e trabalhadores, voltados para a nossa causa, ai sim poderemos continuar lutando para mudarmos o aparelhamento quem fizeram nos últimos trinta anos no nosso Brasil.
QUE AUTORIDADE MORAL PODE TER ALGUÉM QUE NUNCA RECEBEU UM VOTO POPULAR, QUE OCUPA UMA FUNÇÃO DE CONFIANÇA QUE POSSIBILITA LIVRE
NOMEAÇÃO E DEMISSÃO, QUE INTEGRA UM ÓRGÃO CUJOS OCUPANTES NÃO
SÃO ELEITOS PELO POVO???? SE A VOTAÇÃO POPULAR NÃO OS ATINGE
QUAL O INTERESSE EM IMPEDIR AUDITORIA DOS VOTOS????? SERÁ
QUE HÁ ALGO DE ESTRANHO NO REINO TUPINIQUIM??????????????
Esta escancarado ai o golpe que eles querem fazer, a volta de Lula e sua trupe, já disse faz tempo nao foi a toa que soltaram e tornaram elegivel aquela coisa lá, eles tem um plano e não pode agora ser atrapalhado por auditagem de votos. Se preparem para a volta da esquerda, ideologias de genero pra todo lado, roubalheira a palhacada toda pacote completo…. a pergunta agora é vamos aceitar como cordeirinhos isto tudo.
Se voltarem ai sim teremos uma pandemia.
o STF condenou Moro por “articulações” com o Dallagnol. O Moraes pode articular com pessoas para conseguir que sua tese seja vencida (ou vendida).
O que faz um Ministro da Suprema Corte deixar a toga de lado para se comportar como lobista? Qual a imparcialidade terá para julgar essa causa, caso haja judiciarização da questão? Por que tanto medo de algo que traz segurança e transparência às eleições? Pode um Ministro do STF agir como agente político? Isso é democrático?
Será que, nesse Brasilzão, não há ninguém de coragem para dar um basta nesse pseudojuiz? Esse cara não tem limites.
Até tem, mas o estatuto do desarmamento colocou o povo de joelhos diante desses bandidos. Eu acho que a revolta popular é a solução, mas temos que mirar os alvos certos, como alguns togados supremos e congressistas vendilhões. Não dá pra redimir o país sem derramamento de sangue.
Frederic. Eu penso o mesmo; que as Forças Armadas assumam
ELES PRECISAM RETIRAR BOLSONARO DO PODER, NÃO DÁ MAIS, ELES PRECISAM DO DINHEIRO DO PAGADOR DE IMPOSTOS PARA VOLTAR ALIMENTAR A MÁQUINA DE CORRUPÇÃO QUE TOMOU CONTA DO BRASIL POR DÉCADAS. A GUERRA Q ENFRENTAMOS É ENORME. NA MINHA OPINIÃO SE O ZÉ NINGUÉM DE NOVES DEDOS VOLTAR, DESTA VEZ, NÃO SERÁ SÓ ROUBO E REPASSE PARA DITADURAS AMIGAS Q ACONTECERÁ, DESTA VEZ ELES VIRÃO PRA CIMA DO POVO, CERCEANDO LIBERDADES, CAÇANDO OPOSITORES E PRENDENDO QQ UM Q SE PUSER NO CAMINHO. ESTAMOS MUITO PRÓXIMOS DISSO, É SÓ PRESTAR ATENÇÃO NAS MOVIMENTAÇÕES DOS Q DIZEM “DEFENDER A DEMOCRACIA”
Lastimável essa ingerência.
Articulações jamais vistas e totalmente indevidas pelos supremos soberbos, essa realeza é responsável pelas decisões finais que norteiam o país…..
Deus tenha piedade do Brasil.
Se não existir uma forma auditavel de eleição, então que se delegue as Forças Armadas a auditoria técnica do. Processo hj terceirizado pelo TSE. Deixar na mão dos corruptos é que não pode.
Mais um motivo para desconfiar da lisura na próxima eleição. Se não houver voto auditável, as eleições serão fraudadas com certeza.
É evidente que tem uma única motivação toda esse negacionismo ao voto impresso, roubar nas urnas para eleger o ladrão de nove dedos, que eles tanto veneram e devem favores. Só não vê quem não quer!
Esse conspirador contra a república deveria ser preso, isso sim.
Por que ser’a que esse VAGABUNDO CABEÇA DE OVO quer sabotar? O que está por trás dessa tentativa? Carece de investigação pela ABIN e outros orgãos. Sujeito traiçoeiro, manipulador… Seu passado te condena seu canalha e teu futuro te espera……