Nesta terça-feira, 29, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), deu cinco dias para o Complexo Médico Penal, em São José dos Pinhais (PR), prestar informações sobre maus-tratos a Filipe Martins, assessor da Presidência para Assuntos Internacionais do governo Bolsonaro.
Em interrogatório no STF, Martins denunciou ter sofrido violações durante prisão na unidade, como ter permanecido em isolamento e ficado em uma cela sem iluminação.
Receba nossas atualizações
Por isso, agora, Moraes mandou o presídio esclarecer se foi aberto algum procedimento para apurar possíveis violações.
O ex-assessor é réu no STF, por supostamente fazer parte do núcleo 2 do que seria uma tentativa de golpe de Estado.
Crimes imputados a Filipe Martins

A Procuradoria-Geral da República (PGR) acusou de Martins dos seguintes crimes:
- Organização criminosa armada;
- Tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito;
- Golpe de Estado;
- Dano qualificado pela violência
- Grave ameaça contra o patrimônio da União e deterioração de patrimônio tombado.
O núcleo 2, conforme a PGR, era responsável por redigir “considerandos” que previam medidas como a prisão de ministros do STF
Além disso, os atos incluiriam o então presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e ações para anular o resultado das eleições de 2022.
A atuação de Martins, como “articulador central”, vem sendo contestada ao longo de vários depoimentos que enfraqueceram a denúncia da PGR.
Leia também: “Malabarismo jurídico da PGR”, reportagem publicada na Edição 278 da Revista Oeste
Mais uma mentira deslavada, a tortura existiu numa solitária sem luz, e sem visitas familiares por mais de 69 dias. Constatada a tortura, o responsável pelo presídio foi substituído e o Xandão foi notificado do ocorrido a meses. Nome da preocupação agora inócua. Lei Magnitsky.
O Complexo Médico Penal fica na cidade de Pinhais-PR e não São José dos Pinhais-PR. São duas cidades diferentes na região metropolitana de Curitiba-PR.
Piada. Faz perseguição política sabia q o Filipe não tinha viajado e vonyinuo mantendo a farsa.. É patético.