O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), começou a libertar alguns dos presos que se envolveram na manifestação do 8 de janeiro, em Brasília. O magistrado emitiu os alvarás de soltura nesta quarta-feira, 22.
Jaime Junkes, Jairo de Oliveira Costa, Tiago dos Santos Ferreira e Wellington Luiz Firmino estão na lista dos contemplados. Os quatro sairão da Penitenciária da Papuda, onde dividiam espaço com Cleriston Pereira da Cunha, o Clezão, que morreu na segunda-feira 20.
Leia também: “Mendonça citou súmula do STF para não libertar Clezão”
Entre agosto e outubro deste ano, a Procuradoria-Geral da República (PGR) havia se manifestado pela soltura de Jaime, Jairo, Tiago e Wellington. Contudo, Moraes decidiu não analisar o pedido.
A libertação dos presos ocorre um dia depois de um grupo de 50 parlamentares, encabeçado pelo deputado federal Marcel van Hattem (Novo-RS), pedir explicações a Moraes sobre a morte de Clezão.
“Segundo laudo anexado ao processo, datado de 11 de janeiro, o réu deveria ter recebido tratamento processual célere, sob pena de colocar em risco sua própria vida”, argumentaram os parlamentares, no documento. “Entretanto, Cleriston permaneceu preso e não resistiu ao encarceramento.”
No documento, escrito em parceria com a Associação dos Familiares e Vítimas de 8 de Janeiro, os parlamentares cobram a soltura de sete investigados.
Segundo os parlamentares da oposição, existem réus com parecer favorável de soltura pelo Ministério Público Federal (MPF) desde agosto deste ano. “Entretanto, ainda seguem encarcerados”, constatam.
“O encarceramento é a última ratio no Direito Penal e, portanto, a não conversão das prisões preventivas em liberdade provisória sem a devida justificativa é flagrante ilegalidade, uma vez que fere o direito fundamental mais precioso de nossa Carta Magna, a liberdade”, concluíram.
Entenda o caso de Clezão, preso no 8 de janeiro que faleceu nesta semana
Um dos condenados à prisão no julgamento sobre o 8 de janeiro revelou os detalhes do estado de saúde de Clezão, que morreu em virtude de um mal súbito.
Em depoimento exclusivo a Oeste, o homem, que prefere manter sua identidade em sigilo, disse que Clezão sempre apresentou problemas de saúde no presídio.
“Ele nunca esteve bem lá dentro”, ressaltou o homem. “Sempre vomitava, desmaiava. Muitas vezes teve de ir para o pronto atendimento. Ele desmaiava no pátio. O médico da Papuda sempre foi atencioso com Clezão, mas o atendimento era demorado. Os carcereiros diziam que era frescura.”
Depois da morte de Clezão, o ministro Alexandre de Moraes determinou à Direção do Centro de Detenção Provisória, em Brasília, informações sobre o caso. O magistrado requisitou “a cópia do prontuário médico e o relatório médico dos atendimentos recebidos pelo interno durante a custódia”.
Diabetes e hipertensão
Os laudos médicos obtidos pela reportagem mostram que Clezão, de 46 anos, sofria de diabetes e hipertensão. Por isso, tomava medicação controlada. De janeiro a maio deste ano, Clezão recebeu seis atendimentos médicos. Em uma das ocasiões, precisou ser levado ao Hospital Regional da Asa Norte.
Esse histórico de problemas foi insuficiente para tirá-lo da prisão, embora a PGR tenha emitido parecer favorável à sua soltura.
Leia mais: “PGR pediu soltura de Clezão, preso do 8 de janeiro que morreu na Papuda”
“Clezão poderia estar em casa, com sua família, há muito tempo”, lamentou o homem, que conviveu com Cleriston na Papuda. “Ele não teve a oportunidade de ser livre de novo. Morreu na cadeia. Foi preso injustamente por um ditador sem vergonha, que pensa que manda no Brasil.”
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Esse canalha e seus cúmplices que se arvoram em “teses” e normas internas para se absterem de FAZER justiça como esse estupido andré mendonça , ao invés de proteger VIDAS, retiraram VIDA… todos do stf nazistoide TEM sangue nas mãos … inclusive os três que saíram .
Um dia após a morte do Cleriston ele “desengavetou” os demais pedidos de soltura. Poderia ter soltado o Cleriston a tempo? O que mostram seus despachos de ontem, sim. O processo, com parecer favorável do MP, ficou “adormecido” no gabinete do Min Alexandre de Morais, não por questões processuais ou pelos longos prazos judiciais de nosso país, mas por pura maldade, descaso total com qualquer regramento que o limite e desejo de imputar o máximo sofrimento àqueles envolvidos no 08JAN.
como nenhum outro membro do STF se opôs aos atos arbitrários do Moraes, todos ele tem sangue de uma vitima em suas mãos, pensem nisso ao dormir e nos órfãos que ficaram a sua própria sorte quando beijarem os seus filhos,
Não estará livre da acusação de assassinato..
O supremo tem sangue nas mãos. Essa morte não pode ficar impune. Os parlamentares palermas não vão conter esses juízes justiceiros, não? Todes filhes des putes
M04aes sentiu? Sentiu! Hoje soltou alguns prováveis futuros cadáveres que ele mantinha presos por puro e sádico capricho pessoal. O chão tremeu sob os pés do tirano e deverá sentir muitas outras vezes até que seja expulso do 5tf e condenado pelos seus crimes.
Cabeça de Ovo assassino !!!!!
Agora? Não adianta mais. E os outros presos injustamente vão continuar presos? O que o Senado tem a dizer sobre isso?
O caso da morte do Sr. Cleriston, tem que ser investigado por um órgão isento, para avaliar a participação do Sr Alexandre de Moraes, e se seu comportamento teve consequências diretas ou indiretas na morte do trabalhador brasileiro. Este senhor togado é somente um funcionário do estado brasileiro a serviço do povo. O fato dele se achar um Deus é somente uma corruptela de seu caráter.
Impeachment já
Cadeia para todos esses togados canalhas !
nomes de ruas e escolas tem de homenagear esse preso político assassinato por Stf nazista..
aahhh esqueci!! só homenageamos terroristas, guerrilheiros assassinos e corruptos…
NARCOESTADO TERRORISTA Brasil! mostra a sua CARA.
além de ditador , apoiador de expresidiario corrupto pra presidente da República, agora assassino ! só isso !! um canalha na suprema corte !!
a raposa tomando conta do galinheiro !
ACORDA POVO BRASILEIRO !!!!
FASCISTAS ASSASSINOS..
muitos vão morrer em casa nos próximos 6 meses.. estão fracos, debilitados .. stf nazista ..
EU culpo também os covardes do clube militar.. cadê !?!? estão quietinhos… cadê o BRAGA!?!? se
acovardou ??!?
forças armadas bando de acovardados malditos..
Michelle Bolsonaro!!! Você indicou esse cá na lha do andré mendonça ???
O fato de Moraes promover a soltura de outros réus, com parecer da PGR favorável à soltura, logo após a morte noticiada, é prova cabal de que ele agiu ilegalmente na condução do processo, ou seja, é réu confesso em relação ao homicídio culposo perpetrado.
CONFISSÃO DE CULPA!!! Cabe ao Presidente do Senado Federal cumprir o seu papel e encaminhar o pedido de Impeachment de ditador do STF para o PGR também fazer o dever de casa.
Outro que deve ser responsabilizado é o ministro André Mendonça que, agora sabemos, não quis contrariar do ditador de toga e não deferiu o HC do Cleriston da Cunha que poderia estar vivo hoje.
Quem tem C*** tem medo….!!!
IMPEACHMENT JÁ!