publicidade
Política

Parlamentares pedem esclarecimentos a Moraes sobre morte de Clezão

Preso do 8 de janeiro morreu depois de sofrer um 'mal súbito' durante banho de sol na penitenciária

Clezão - cleriston cunha
Os políticos se colocaram ainda à disposição para discutir a matéria com o ministro | Foto: Reprodução/Redes sociais

Um grupo de mais de 50 parlamentares encabeçado pelo deputado federal Marcel van Hattem (Novo-RS) enviou, nesta terça-feira, 21, um ofício ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), para cobrar explicações sobre a morte de Cleriston Pereira da Cunha, conhecido como Clezão.

“Segundo laudo anexado ao processo, datado de 11 de janeiro, o réu deveria ter recebido tratamento processual célere, sob pena de colocar em risco sua própria vida”, argumentaram os parlamentares no documento. “Entretanto, Cleriston permaneceu preso e não resistiu ao encarceramento.”

Receba nossas atualizações

O homem estava detido no Complexo Penitenciário da Papuda, por ser suspeito de ter participado dos atos de vandalismo que aconteceram nos prédios dos Três Poderes, em 8 de janeiro deste ano.

Na segunda-feira 20, Clezão morreu, depois de sofrer um “mal súbito” durante banho de sol na penitenciária. Em setembro, a Procuradoria-Geral da República se manifestou favorável à liberdade provisória dele, mas o pedido não chegou a ser analisado pelo STF.

No documento — feito em parceria com a Associação dos Familiares e Vítimas de 8 de Janeiro –, os parlamentares cobram ainda a soltura de sete investigados pelos atos de depredação, que tiveram parecer favorável do Ministério Público Federal em relação à revogação de suas prisões.

Segundo os parlamentares da oposição, existem réus com parecer favorável de soltura pelo MPF desde agosto deste ano. “Entretanto, eles ainda seguem encarcerados”, argumentam eles. Os políticos se colocaram ainda à disposição para discutir a matéria com o ministro.

“O encarceramento é a última ratio no direito penal e, portanto, a não conversão das prisões preventivas em liberdade provisória sem a devida justificativa é flagrante ilegalidade, uma vez que fere o direito fundamental mais precioso de nossa Carta Magna, a liberdade”, continuam os parlamentares.

Ontem, Moraes determinou à Direção do Centro de Detenção Provisória, em Brasília, que enviem informações sobre a morte de Clezão.

Leia também: “O triunfo da injustiça”, reportagem publicada na Edição 182 da Revista Oeste

Leia mais sobre:

8 comentários
  1. Carlos Carvalho junior
    Carlos Carvalho junior

    Esse abuso total da lei alegando defesa da “democracia” é uma cicatriz na nossa historia. Precisa de um basta.

  2. PCC
    PCC

    Eles tinham que pedir é a sua prisão.
    Ministro vagabundo, pessoa ordinária!

  3. ELIAS
    ELIAS

    A História há de registrar essa morte como assassinato promovido pelo estado brasileiro. Depende da Câmara e do Senado a apuração e punição dos culpados. Porque do judiciário não virá nada.

  4. Otavio Lazario de Queiroz
    Otavio Lazario de Queiroz

    Só digo que essa é a justica injusta e sem coração, quando libera corruptos e traficantes com atestados falsos

  5. David Souza Silva
    David Souza Silva

    Conhecendo-se a arrogância deste ditadorzinho, disfarçado de ministreco, já se sabe a atitude desta coisa.

    Uma banana para todos, e viva la mierda…

  6. J K Silva
    J K Silva

    Imprensa nojenta apoiando essa covardia extrema do STF contra um cidadão de bem!

  7. R Fortes
    R Fortes

    Segundo conhecida âncora e comentaristas da CNN BR, o cidadão Cleristom foi participante dos “atos golpistas de 08/01”, e a oposição à ORCRIM. está apenas criando uma mera narrativa de vitimização. Será que R Landim e J Soares conseguem dormir bem?

  8. Ricardo Villas
    Ricardo Villas

    A irresponsabilidade se transformou em homicídio! Até onde chegamos?

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.