O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), resolveu converter em preventiva a prisão do presidente nacional do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto. A decisão contra o dirigente partidário se deu na noite desta sexta-feira, 9.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Com o parecer por parte de Moraes, Valdemar ficará detido por tempo indeterminado. Ex-deputado federal por São Paulo, o presidente do PL, partido que abriga o ex-presidente Jair Bolsonaro, foi alvo da Operação Tempus Veritatis. A ação foi deflagrada pela Polícia Federal (PF) na manhã desta quinta-feira, 8.
Inicialmente, Valdemar seria alvo apenas de mandado de busca e apreensão. No entanto, acabou preso em flagrante por porte ilegal de arma (que estava em nome do filho dele e com registro vencido). Na residência dele, agentes da PF também apreenderam uma pedra de ouro.
A conversão em prisão preventiva é a segunda notícia negativa para o presidente do PL nesta sexta-feira. Mais cedo, ele passou por audiência de custódia, em Brasília. O Poder Judiciário definiu que o ex-parlamentar deverá permanecer encarcerado.
Leia mais:
Advogado responsável pela defesa de Valdemar, Marcelo Bessa não se manifestou a respeito da decisão do STF. Na quinta, o PL usou seus canais nas redes sociais para sair em defesa de seu presidente.
“A defesa do presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, afirma que não há fato relevante algum [para a prisão]”, afirmou a legenda, mas em comunicado que não foi atribuído a nenhum profissional do Direito. “E que a pedra apreendida tem baixo valor e não configura delito segundo a própria jurisprudência.”
A defesa do presidente Nacional do PL, Valdemar Costa Neto, afirma que não há fato relevante algum e que a pedra apreendida tem baixo valor e não configura delito segundo a própria jurisprudência.
— Partido Liberal – PL 22 (@plnacional_) February 8, 2024
Afirma também que a arma é registrada, tem uso permitido, que pertence a um parente…
Valdemar e outros alvos da PF
Valdemar Costa Neto não foi o único aliado de Bolsonaro a ser alvo da Tempus Veritatis. Na operação, dois ex-assessores do ex-presidente da República foram detidos preventivamente: Filipe Martins e Marcelo Câmara.
Bolsonaro também entrou na mira da PF, a partir da decisão expedida por Moraes. O ex-chefe do Poder Executivo do país entregou o seu passaporte para as autoridades.
Ao todo, os agentes da PF saíram às ruas para cumprir quatro mandados de prisão preventiva e 33 mandados de busca e apreensão. De acordo com a corporação, a ação visa investigar suposta “tentativa de golpe de Estado”.
Leia também: “Perseguição implacável”, reportagem de Silvio Navarro publicada na Edição 203 da Revista Oeste
Na minha humilde opinião, com a chegada do novo membro, esses inquéritos passarão para as mãos dele, resolvendo a questão de vitima/acusador e amenizando o desgaste do cabeça de ovo. O comunista juiz, também tem esse lado cruel além de debochado.
Nada justifica, somente a caça ao Bolsonaro, alvo principal. São cortinas de fumaça através de atos ditatoriais.
Ditadura Judiciária.
qual as acusações, a sim, ter uma arma com registro vencido e uma pedra de ouro, perigosíssimo, não é como ladrões e traficantes armados, que são soltos em audiência de custória,
É uma barbaridade atrás da outra. Como é que as FA permitem isso?
Só se estão coniventes.
QUE “CANSEIRA ESTES PERSEGUIDORES” ESTÃO NOS IMPUNGINDO.
E o cara que foi preso com 110 KG de Ouro ? Está respondendo o processo em liberdade e não foi preso.
O Alexandre Garcia já comentou sexta-feira sobre a questão da “posse de arma” e “porte de arma ” que são situações distintas. Nesta reportagem fala-se em PORTE. Afinal qual foi a situação?
E vai piorar …o dno vem aí
Ditadura do judiciário é a pior já falava Rui Barbosa
O Valdemar fez igual o Moro, deu abraços e elogios ao Dino e até disse em entrevista, q o Lula é melhor q o bolsonaro pra se conviver, não adiantou nada, Valdemar está preso e o Moro vai perder o mandato. Essa galera toda da esquerda é gente da pior espécie. Nem sei se é gente esse povo….
Nunca imaginei q o Brasil tivesse tanta autoridade frouxa. Deputados,senadores, militares, militares de alta patente, juízes e etc….,todos assistindo e concordando com esses absurdos desses ministros do STF. Todos sabem q o inquérito é ilegal, as pessoas q estão sendo presas, todas sem foro e pessoal só faz comentários em canais de TV e net e ação mesmo,ninguém tem coragem de agir.
Esse Moraes tem que ser parado a todo custo. Está completamente insano e perseguindo todos aqueles que não compactuam com sua loucura. Como pode uma instituição policial obedecer ordens ilegais de um louco?
A questão não é quem está sendo preso e sim como estão sendo presos. Esse inquérito é iegal, a prisão é ilegal, tudo é ilegal.
Vivemos sob um estado de exceção onde o sistema pode fazer tudo contra qualquer cidadão ao arrepio da lei.
Já que esse vassalo do Luladrão vai continuar preso por prazo indeterminado, é hora de trocar o Presidente do PL, JAIR PARA PRESIDENTE DO PL !
Todos os opositores serão, cassados, presos, perseguidos, censurados, processados e eliminados da vida política. Com a escalada da ditadura da toga/PT sem encontrar resistência não duvido de que publicações de direita sejam proibidas em futuro próximo. Estamos assistindo o ocaso da democracia no Brasil, mas quem se importa? Afinal, é carnaval.
Triste país. Um povo que não luta pela sua liberdade, dela não se faz merecedor.
ditadura de toga !!!
vamos nos filiar ao PL !!! já nesta proxima semana estarei me filiando ao artido PL em repúdio a esse ditador de toga
Não entendi o que justifica a prisão preventiva.
ABSURDO
SEM COMENTÁRIOS, COMO BEM DISSE O AUGUSTO NUNES TOGA NAO É COROA.
Nada justifica. Mostre o homem que ele inventa o crime.
Porte é quando a arma estiver junto ao corpo. Posse, é quando a arma estiver no domicílio, ou dentro de um veículo, sem estar junto ao corpo do condutor do mesmo. Por favor, vamos usar o termo correto.
Agora os petralhas já podem se orgulhar de terem sua própria Gestapo, seu DOI CODI, seu Ai5 .