Moraes manda quebrar sigilo da fonte de Veja, CNN e GloboNews

Ordem se deu em virtude da entrevista do senador Marcos do Val

A Oeste depende dos assinantes. Assine!

-Publicidade-
O presidente do TSE, Alexandre de Moraes, durante encontro com procuradores, em Brasília - 08/11/2022 | Foto: Fátima Meira/Estadão Conteúdo
O presidente do TSE, Alexandre de Moraes, durante encontro com procuradores, em Brasília - 08/11/2022 | Foto: Fátima Meira/Estadão Conteúdo

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta sexta-feira, 3, a quebra de sigilo da fonte da revista Veja, da emissora CNN Brasil e do canal GloboNews. O juiz do STF quer que os veículos de mídia entreguem o conteúdo gravado de entrevistas que fizeram com o senador Marcos do Val (Podemos-ES). O sigilo da fonte é uma garantia constitucional do jornalista, conforme o artigo 5º, inciso 14 da Carta Magna.

A ordem inclui ainda a Meta, que controla o Instagram. Moraes estabeleceu à empresa que “encaminhe aos autos” o “inteiro teor da live realizada pelo senador Marcos do Val em seu perfil no Instagram, na madrugada de 2 de fevereiro”.

Nesta semana, o parlamentar fez uma denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro. Quando ainda estava no Palácio do Planalto, o então chefe do Executivo teria coagido o congressista a colaborar em um suposto golpe de Estado. A trama envolvia gravar Moraes, de modo que o juiz do STF dissesse algo comprometedor. Depois dessas falas, Do Val mudou de versão várias vezes. Durante uma entrevista coletiva, culpou o ex-deputado Daniel Silveira (PTB-RJ) pelo suposto pedido.

-Publicidade-

Em virtude das contradições, Moraes exigiu aos veículos de comunicação a liberação da íntegra gravada de entrevistas que fizeram com Do Val. O objetivo do juiz do STF é comparar com o que o senador disse ontem em depoimento à Polícia Federal. O documento passou, ainda, por uma revisão — o texto inicial previa multa aos veículos, em caso de não cumprimento da determinação, de R$ 100 mil por dia. O trecho foi retirado da versão final do documento.

A primeira versão da decisão também pedia a íntegra do material das entrevistas, informou o site Poder360, que teve acesso ao documento. A segunda muda o palavreado: “O inteiro teor dos áudios já publicizados das entrevistas concedidas pelo senador Marcos do Val à publicação; (3) a expedição de ofício à CNN e à GloboNews, para que remetam aos autos, no prazo máximo de cinco dias, a íntegra de quaisquer entrevistas já publicizadas concedidas pelo senador Marcos do Val”.

A assessoria do STF disse que o pedido inicial de multa “tratou-se de um erro material de minuta da decisão, que logo foi substituída pela correta“. Erros materiais dizem respeito a erros de digitação, por exemplo.

Leia também: “O fim do consórcio de imprensa”, reportagem publicada na Edição 150 da Revista Oeste

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

62 comentários Ver comentários

  1. Autoritarismo funciona assim: primeiro, elimina os inimigos com ajudinha dos inimigos desses… depois, chega a vez de eliminar esses que se tornam ex-companheiros de batalhas vencidas… até limitar à uma reduzida cúpula que se auto sustentam para se manter no poder… aconteceu e acontece em todo tipo de ditadura… os companheiros das primeiras batalhas passam a divergir em relação aos novos rumos e prevalece o mais forte… acontece e é previsível… chega a hora de quem riu e aplaudiu, chorar e lamentar… acontece

  2. Acordem jornalistas!
    Noticiando e discutindo golpe envolvendo um ex-deputado federal, um ex-presidente e um senador? Golpe se dá com o apoio explícito das FFAA!
    Chega de conversa mole.
    Parafraseando J. Carville: “Golpe só com as FFAA, estúpidos!

    1. Então… multas de R$100 mil / dia só valem para motoristas de caminhão, cidadãos…, vulgos manés?
      Tirou o trecho da multa por qual razão?! Será que o ilustríssimo reavaliou que estes meios de imprensa são muito poderosos para ter contra ele?

      Interessante!

      Daqui a pouco vai mudar o texto para:

      “Vcs têm 365 dias para me entregarem as informações viu!
      Promete que não vai se esquecer?
      Olha se precisar de um pouquinho mais de prazo, é só me avisar pelo Zap”.

    1. Acho que vcs merecem esta intervenção . Fizeram tudo para o L voltar . Aceitaram e contribuíram para todas as calamidades que o STF praticou nos últimos 4 anos então agora sintam na pele a censura d controle .

  3. As absurdas decisões do STF em acabar com a prisão em 2º instância para soltar um político corrupto, a anulação de todos os processos que garantiram os direitos políticos e todo o processo eleitoral tumultuado com a colaboração da imprensa militante. Sem dizer, que agora temos um governo que aumenta ainda mais o peso sobre o estado. Agora com esta cortina de fumaça, vai se formando um cenário cada vez mais sombrio.

  4. O pior de tudo é q o carecão avançou demais. Não há mais a opção de recuar, pois isso mostraria fraqueza. Se pegarem os últimos três meses, todos verão q as atitudes dele só pioraram. Portanto é inimaginável o q ele pode fazer daqui para frente em nome da democracia dele. Ele vai passar em cima de tudo e de todos e ficará faltando no limite sentenciar alguém à pena capital.

  5. O Brasil vai passar 4 anos nessa? Moraes “xerifando” o que pode ou não no Brasil, o L batendo perna no exterior pra levar dinheiro aos quebrados e uma amostra de cachaça aos europeus (pra estes ficarem pianinho com ele), artistas e ONGs ‘lavando a égua’ e a maioria esmagadora do povo (que quer um estado e uma economia operantes) a deriva no meio da inflação, corrupção e ausência de estado.

  6. Marcos Doval, faz sérias acusações ao ministro da justiça e presidente, alegando que sabiam e nada fizeram para impedir o que ocorreu em 8 de janeiro, de repente se cala, e sai atirando para todos os lados, isso é coação.

  7. Um dia vieram e censuraram a Cruzoé. Como não sou leitor, não me incomodei.

    No dia seguinte, vieram e censuraram a Gazeta do Povo. Como não era leitor, não me incomodei.

    No terceiro dia vieram e censuraram a Jovem Pan. Como não era ouvinte ou telespectador, não me incomodei.

    No quarto dia, vieram e me censuraram; já não havia mais ninguém para reclamar…

  8. ESSE GOVERNO ATUAL ESTÁ CADA VEZ MAIS RIDÍCULO, PARECENDO BRIGA
    DE COMADRES INVEJOSAS. E O PAÍS ESPERANDO POR COMPETÊNCIA! NINGUÉM MERECE!

  9. Opa! Na foto acima eu vi um ponto/mancha (aparentemente reflexo) de cor amarelada na parte superior e (posterior à testa) do crânio do lustrado ministro. Com base em informações publicadas diuturnamente pela imprensa e pelo próprio governo federal atual, não poderia haver “terroristas” na reunião descrita na legenda?

  10. As emissoras CNN Brasil e do canal GloboNews são esquerdopatas apoiadores do Luladrão. Quando o Nosferatu diz: Pula, a única resposta é: Que altura o senhor quer que eu pule? Qualquer informação que possem, verídica ou inventada que possa ajudar o regime a desqualificar o Bolsonaro em uma próxima eleição, é essêncial para os futuros planos dos Comunistas.

  11. A gente não se dá conta, mas, com certeza, um dos nossos maiores inimigos está na nossa frente, debaixo do nosso nariz: A BOCA. Certa vez o Rei Juan Carlos da Espanha, ante a metralhadora verbal do presidente da Venezuela, Hugo Chaves, que falava sem cessar, desenfreadamente, esbravejou: POR QUE NÃO TE CALAS? Digo o mesmo ao nobre senador falastrão.

  12. Até agora às envolvidas estão bem quietinha, e quer saber, vão entregar de bandeja o sigilo da fonte. É isso que vai acontecer, tudo em nome da democracia.

  13. Gostei : Quebra de sigilo da fonte: Globolixo, CNN e Veja quase enfartaram.
    Mas, a desculpa esfarrapada do Nosferatu que houve erro de digitação em relação aos valores da multa foi bem pior.
    Está começando a cizânia. Vai começar o MMA.

  14. A multa foi por conta do modelo que sempre é encaminhado para qualquer decisão de Alexandre de Moraes quando se trata de aliados do antigo governo. Lembram?
    Prazo de 24h e multa diária era uma regra!

  15. Quando vejo isto lembro do Diogo Forjaz, “Agora vai, não, agora não vai!”. Aqueles que se sentiam inalcançáveis já enxergam pelo retrovisor quem vai ultrapassar, ou melhor, passar por cima. “A pedra que bate em Chico, também bate em Francisco”.

  16. Vou acabar com a alegria de todos, apenas informando que o careca já voltou atrás e retirou essa quebra de sigilo das parceiras do STF.

    1. Isso mesmo. Deveríamos ter somente dois pedidos de forma uníssona e repetida por milhões de pessoas :
      1 – Entrega do código fonte da apuração das eleições 2022 (quem sabe resolve já o que precisamos)
      2 – Passar a ter voto impresso junto com a urna eletrônica e com apuração aberta (isso resolve para daqui há 4 anos)

      Tudo o demais…qualquer outra pauta… não tem valor algum quando comparado com estas duas.

    2. Não é necessário o código fonte para comprovar a fraude. Os arquivos gerados pelas urnas já provam a fraude. Eu fui mais um a baixa-los, analisá-los e comprovar as acusações de fraude do Fernando Cerimedo. As urnas antigas roubam 11% doa votos do Bolsonaro e dão para o Lula.
      O eleito é o Bolsonaro, e não vai haver paz enquanto os criminosos não o forem presos e Bolsonaro empossado.

      1. Não entendo de lei, MAS como Xandao vai investigar algo se ele FOI CITADO, primeiro que sabia e não fez nada, acho que é mais um absurdo como ele vai ser imparcial, bom ele nunca é…

  17. “Erro material de minuta da decisão”, significa que o assessor preparou a decisão para a assinatura do ministro? A decisão judicial contém ou não erro material, mas talvez não seja possível dizer que o todo poderoso ministre errou … então se diz “erro material de minuta de decisão” .

  18. Existe mais um risco, bem real, do xandex usar a constituição dele, e nela cabe qualquer ideia dele, e tornar qualquer outra CF nula, e de mais tarde nenhuma lei mais valer. Tudo sob a bênção dos “guardiões da constituição” e do tal “braço forte, mão amiga” que se diz defensor dos inimigos externos e internos. Talvez até saibamos onde vamos terminar.

  19. VCS ALIMENTARAM O MONSTRO E DEIXARAM ELE LIVRE. NO MOMENTO DE ARRANCAR-LHE A CABEÇA E JOGÁ-LO NUMA COVA VCS FORAM CONTRA. É ISSO, ELE VEIO BUSCAR VCS. E AGORA???

  20. Por falta de maiores conhecimentos da verdadeira Política, com P maiúsculo, creio que o Moraes está caindo na milenar Lei de Ouroboros: cobras, quando não são mortas em seu passeio pseudotriunfal, acabam por comer o próprio rabo.

    1. Bom esta cadê vez melhor sendo que o minstro Moraes que vai investigar o caso foi citado algumas vezes pelo Marcos de Val.. e será que pode isso? Mas aqui é terra sem lei…sem constituição…o país do pode tudo…

  21. Aos amigos os favores da Lei, aos inimigos os rigores da Lei. Todo mundo está careca de saber… Mas eles estão melhorando… estão cada vez menos escrupulosos. Estão cada vez mais na “cara dura”.

  22. Já esqueceram do herói anónomo que preferiu por fogo no corpo a viver sob o chicote da Súcia de Trambiqueiros e Farsantes, uma lição para as Frouxas Armadas ou deixar s pátria livre ou morrer pelo Brasil.

  23. A cominação de multa de 100 mil reais’ por dia a CNN, Globonews foi um erro material. Assim o STF lida com suas decisões. Qual erro material? Os digitadores do Supremo são todos incompetentes? A Constituição está estraçalhada por aqueles que deviam protegê-la. Até quando?

  24. Agora grande imprensa apoiava integralmente as ações de quebra de sigilo, etc…. contra jornalistas chamados de blogueiros, agora o ditador se volta contra ela, vamos ver agora como a grande imprensa esquerdinha se comporta.

  25. O Comissário da KGB tupiniquim está começando a se enrolar. Aliás é o que acontece com todos os esbirros das ditaduras, vide Yagoda, Yezhov, Beria. Vai ser derrubado e levar a culpa pelos abusos. É sempre assim.

  26. Marcos do Val disse; tenho papéis que provam que o ministro Flávio Dino sabia o que estava acontecendo no 08/01.Que ia entrar com processo contra o ministro. Fez este barulho todo, e quanto às tais provas de omissão por parte do ministro; está calado. Dando de doido.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.