O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), encaminhou um pedido à Procuradoria-Geral da República (PGR) para que o órgão se manifeste sobre a possível viagem do ex-presidente Jair Bolsonaro aos Estados Unidos. Bolsonaro pretende participar da posse do presidente reeleito, Donald Trump, marcada para o próximo dia 20, em Washington.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
O ex-presidente está com o passaporte retido desde fevereiro do ano passado, depois de investigações da Polícia Federal sobre o possível envolvimento em um suposto plano de tentativa de golpe de Estado. A solicitação de Moraes à PGR ocorreu após um pedido dos advogados de Bolsonaro, na semana passada.
Moraes vê problemas em documentação do pedido de Bolsonaro para posse de Trump
Segundo Moraes, o pedido inicial da defesa do ex-presidente não continha toda a documentação necessária. Isso porque a mensagem que os advogados enviaram ao ministro partiu de um “endereço não identificado” e não especificava “qualquer horário ou programação do evento”.
Leia também: “Eles não querem a paz”, reportagem de Silvio Navarro publicada na Edição 244 da Revista Oeste
Em resposta, a defesa de Bolsonaro afirmou que o convite para a posse de Trump chegou por meio de um e-mail do endereço [email protected]. Os advogados alegam que esse domínio é utilizado pelo Trump Vance Inaugural Committee, Inc. e aparece no site oficial do comitê em pelo menos quatro ocasiões.
Convite como prova de viagem
Os advogados consideram que o e-mail, datado de 8 de janeiro de 2025, enviado ao deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), é prova suficiente do convite. Em uma postagem no Twitter/X, Jair Bolsonaro declarou estar “muito honrado” com o convite e destacou a cerimônia como um “importante evento histórico”.
Veja imagens do convite que Bolsonaro recebeu do governo Trump:
O ex-presidente relatou ter solicitado ao STF a devolução de seu passaporte, mas a Corte já negou repetidamente esses pedidos. A decisão sobre a possibilidade de viagem de Bolsonaro agora depende da manifestação da Procuradoria-Geral da República.
Leia mais: “Posse de Trump: Bolsonaro tem plano de enviar Michelle”
Hitler perseguiu milhares e teve consequências. Que sirva de exemplo para os mais cultos!
Um dia o povo se levantará e não haverá força de segurança que segure a força do povo!
Hummm, agora a PGR é necessária! Já parte de uma apreensão do passaporte meio esquisita, sem justificativas legais plausíveis. Depois tem esse teatro todo!
Sabe o que mais me incomoda? Nunes e Mendonça não fazerem nada!!!
Boa noite, Brasil! 🇧🇷
Quando aquele desgraçado resolver liberar o passaporte a posse do Presidente Trump já terá acontecido. Então ele vai confiscar o passaporte de novo, alegando que não faz mais sentido a liberação, porque a posse já aconteceu.
Esse sujeito perverso, está na mira da banda honesta do FBI, e quiçá, do MOSSAD (não perdoam). Os comparsas da PF Stasi, já devem ter seus nomes, codinomes, esconderijos identificados e no radar da banda honesta do FBI, e especialmente, da CIA.
Os “colectivos bolivarianos” da PF não poderão se esconder. ALÔ Beiçola e “amigo do amigo”, não adianta enviar o butim de Lisboa para Suiça. A Banca de lá não aceita anti-semitas.
Ao Lord VoldMort, seu destino será a cadeia, e se resistir e resolver cair atirando, será ELIMINADO.
Escrevam.
Este coiso vai enrolar o máximo que puder, para tomar uma decisão.
Covarde como é, vai alegar que não houve tempo para as análises necessárias…….
Moraes nunca solicita. Ele manda. Quando é noticiado que ele solicita é pare fazer jogo de cena para que um ato como impedir Bolsonaro de viajar aos Estados Unidos parta da PGR e não dele. Pilatos fazia isso. Lavava as mãos na inocência. O LL faz o mesmo. T
Moraes passando a bola adiante para não ter que negar. Vai deixar o papelão para a PGR.
Arrogância sem limites do (i)Moral.
Trate de fugir logo para Caracas ou Havana.
Solicitou e recomendou para usar a criatividade no parecer. Não tem adjetivos para qualificar este mau caráter do supremo. Querendo tirar o dele da reta, não adianta mais cabeça de ovo de avestruz, seu destino é a papuda.
Solicitou e recomendou para usar a criatividade no parecer. Não tem adjetivos para qualificar este mau caráter do supremo. Querendo tirar o dele da reta, não adianta mais cabeça de ovo de avestruz, seu destino é a papuda.