O gabinete do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), utilizou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ilegalmente para investigar jornalistas e apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro no Inquérito das Fake News, criado em 2019.
De acordo com o jornal Folha de S.Paulo, mensagens trocadas pelo próprio magistrado, por assessores e por integrantes do TSE mostram que o setor de combate à desinformação da Corte Eleitoral, então presidida por Moraes, serviu como braço investigativo do STF.
As mensagens, trocadas entre agosto de 2022 e maio de 2023, revelam que o TSE foi usado para investigar e abastecer o STF com relatórios — muitas vezes sem registro oficial.
As trocas de mensagens entre assessores e Alexandre de Moraes
Em alguns momentos, assessores de Moraes mencionaram a irritação do magistrado com a demora no atendimento às suas ordens.
“Vocês querem que eu faça o laudo?”, teria perguntado o ministro, em uma das mensagens. “Ele cismou. Quando cisma, é uma tragédia”, comentou um dos assessores, referindo-se ao magistrado. “Ele está bravo agora”, disse outro.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
O juiz instrutor Airton Vieira, próximo de Moraes no STF, foi um dos principais responsáveis por solicitar relatórios ao TSE. Eduardo Tagliaferro, chefe da assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação (AEED) no TSE, também esteve envolvido.
Tagliaferro deixou o cargo em maio de 2023, depois de ser preso sob suspeita de violência doméstica contra a mulher, em Caieiras (SP).
As mensagens mostram que Vieira pedia relatórios específicos via WhatsApp sobre jornalistas e aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro, então enviados ao STF.
O juiz JOSÉ AÍRTON VIEIRA (desembargador do TJSP), foi o responsável pela instrução penal de Daniel Silveira, desde a audiência de custódia, até a instrução processual.https://t.co/PoJDYSutu1
— DR. PAULO FARIA (@drpaulofaria22) August 13, 2024
(documento da custódia)
Vieira é o XODÓ do Xandão, e estava em TODAS, inclusive, nas… pic.twitter.com/kDVX8EcNwn
As consequências da investigação extraoficial de Alexandre de Moraes
Segundo a Folha, nem Moraes nem Vieira responderam aos pedidos de comentário feitos pela assessoria do STF. Tagliaferro afirmou que “cumpria todas as ordens que me eram dadas e não me recordo de ter cometido qualquer ilegalidade”.
Esses relatórios não tinham registro oficial de solicitação por parte de Alexandre de Moraes ou do STF. As mensagens abrangem o período de agosto de 2022, já durante a campanha eleitoral, e maio de 2023.
O uso do TSE para fins políticos
Um exemplo ocorreu em 28 de dezembro de 2022, quando, já depois das eleições, Vieira pediu a Tagliaferro para produzir relatórios sobre postagens dos jornalistas Rodrigo Constantino, também colunista de Oeste, e Paulo Figueiredo.
Eles estavam na mira de Alexandre Moraes por questionarem a lisura das eleições de 2022. Vieira mandou capturas de tela de postagens de Constantino e pediu a inclusão de mais publicações no relatório.
“Quem mandou isso aí, exatamente agora, foi o ministro, e ele mandou: querem que eu faça o laudo?”, disse Airton Vieira, em áudio enviado a Tagliaferro às 23h59 de 28 de dezembro. “Ele está assim, cismou com isso aí. Como ele está esses dias sem sessão, ele está com tempo para procurar mais.”
O assessor do TSE responde, já na madrugada de 29 de dezembro. Ele afirma que o conteúdo do relatório enviado anteriormente já seria suficiente, mas que iria alterar o documento e incluir as postagens indicadas por Moraes por meio do juiz instrutor.
Decisões sigilosas
Em 1º de janeiro de 2023, Vieira enviou a Tagliaferro cópias de duas decisões sigilosas de Moraes tomadas dentro do Inquérito das Fake News, produzidas com base no relatório enviado de maneira supostamente espontânea.
“Trata-se de um ofício encaminhado pela Assessoria Especial de Desinformação Núcleo de Inteligência do TSE”, declarava o documento, sem mencionar que o material havia sido encomendado em seu nome pelo auxiliar em uma conversa via WhatsApp.
Postagens de Constantino que entraram na mira incluíam críticas a Gilmar Mendes e ao sistema judicial. Alexandre de Moraes ordenou a quebra de sigilo bancário, o cancelamento de passaportes e o bloqueio de redes sociais de Constantino e Figueiredo.
Ações do ministro preocupam assessores
Em 22 de novembro de 2022, em outras mensagens, Alexandre de Moraes pediu a análise de postagens de Constantino para ver se poderiam justificar bloqueio e multa.
“Peça para o Eduardo analisar as mensagens desse Constantino para vermos se dá para bloquear e prever multa”, afirmou o magistrado. Tagliaferro respondeu que já havia recebido e que “está para derrubada”.
Naquele dia, às 22h49, Airton Vieira manda a captura de tela de uma conversa com Moraes em um grupo do WhatsApp, chamado “Inquéritos”.
Depois de pedir para Tagliaferro produzir um relatório “como de praxe”, Airton Vieira e o assessor do TSE discutem sobre se as decisões seriam pelo STF ou pelo TSE.
Em um primeiro momento, Airton Vieira afirma que o bloqueio seria dado pelo TSE e a multa pelo STF. Em poucos minutos, no entanto, ele informa que tudo será pelo STF e pede para Tagliaferro “caprichar”.
Já na madrugada de 23 de novembro, à 1h06, Tagliaferro envia o relatório e o atribui a informações recebidas de parceiros do setor de combate à desinformação.
Em 4 de dezembro de 2022, assessores manifestaram receio sobre o modelo de envio de relatórios. “Temos de tomar cuidado com essas coisas saindo pelo TSE”, disse Tagliaferro. Em seguida, ele sugeriu a criação de um e-mail voltado para denúncias.
Inquérito das Fake News
O Inquérito das Fake News, aberto em março de 2019 por ordem do ministro do STF Dias Toffoli, visava a apurar notícias e ameaças contra o STF. O inquérito foi considerado constitucional pelo STF em 2020.
e imaginar demais que esse ARQUIVISTA CANHOTO iria fazer algo diferente
Vamos ver o que o senado da república vai fazer. O abuso ficou patente. Era regra de conduta.
Fica demonstrado que o ministro AM pode ser um excelente vice-presidente de Nicolas Maduro. Tem know how para dar ares de legalidade a perseguição e prisão de opositores.
É interessante q essa denúncia mostrando o áudio vem exatamente um dia depois da entrevista do ex-ésseteéfe Nelson Jobim dada para a CNN Brasil. A impressão é q o sistema está se preparando para expurgar um dos seus na base do perder os anéis para se ficar com os dedos. Outro ponto importante é q o careca não foi escolhido pelo PT quadrilha e Luladrão. Logo eles não morrem de amores por ele. O careca serviu enquanto conseguia fustigar o outro lado. Como parece q esse poder está se desfazendo, essa gente já pensa em voltar ao plano original q é ter no todo poderoso tribunal ministros q atendam plenamente seus interesses. Hoje eles tem cinco puppets certos, sendo eles o da anulação dos casos de corrupção e acordos de leniência (o ex-advogado do PT), o dos costumes (o juíz amigo da Dilma), o militante escondido (o juíz do CEP errado), o das filigranas jurídicas e dos 200 mil embargos (o ex-advogado do Luladrão) e o alinhado ideologicamente (o comunista de carteirinha). O careca é só um troglodita tipo rolo compressor q no fundo mais atrapalha pelo excesso de barulho q faz e sem contar o risco dele um dia querer virar a metralhadora na direção da esquerda. Ele saindo abre uma vaga para Luladrão indicar um outro capa preta e com isso a esquerda consolidar um tribunal com seis cavalos puro-sangue, o q daria maioria absoluta num tribunal de 11. Ficaria muito mais fácil o ésseteéfe avançar lá em 2026 sobre um teésseé comandado pelos ministros indicados por Bolsonaro. O jogo é esse.
A não brinca! Verdade? Juíz perseguir oponentes do seu cupincha, que venceram bolsonarismo, que perdeu mané não acredito.
ACORDEM SR. PACHECO E SRS. SENADORES. OU VOCÊS SÃO CÚMPLICES DESSA BANDIDAGEM ?
Soltaram a mão do Mussolini de hospício.
O escárnio chegou ao fundo do poço e escancarou a podridão !
Cadê o senado do senhor Pacheco para entrar em ação ?
Alguém surpreso com isso?
Se fôssemos um país realmente democrata, poucos membros dessa tal justiça, se sustentaria no cargo, isto é um fato……
ESQUECE essas eleições….tem de resolver essa bandidagem primeiro, pois as eleições já está sendo Fraudada novamente.
Judiciário BOSTILEIRO É um LIXÃO…..
TEM de EXPURGAR GERAL….BANDIDOS!!!
CPMI LAVA TOGA JÁ!!
Temos de invadir as Ruas até esses canalhadas serem presos e pagar vultosa indenização para suas vítimas. Presos políticos
É de CAIR o COOL da BUNDA!!
ABSURDO!!!
CANALHADAS…
Tem de PRENDER TODOS!!
TEM de PARAR ESTE BRASIL ATÉ esses bandidos serem PRESOS…..
TEMOS de IR para AS RUAS….JÁ!!!
DANE-SE as ELEIÇÕES….
TEM de PRENDER GERAL do stf, STJ AGU PGR e PF….
URGENTE!
Não pode ficar sem punição…..
MOBILIZAÇÃO GERAL!
Cadê MAFAIAS ?!
Bolsonaros!?
Cadê GIRÃO?? Marinho?! VAN HATTEN, Kim/MBL. Nicolas?!?
Cadê o senador Astronauta?!?
Cadê as FORÇAS ARMADAS que teve seus oficiais punidos injustamente!?!
REBELIÃO JÁ!
Apparatchiks vem e vão. Flavio Dino em modo stand by.
Que está acontecendo é a lei do galinheiro, qdo aquela galinha mandona que chega no alimento e que oprime as demais com bicadas, encontra um transtorno e perde uma pena, a galinhada toda vai querer tirar uma peninha e a opressora torna-se a galinha do pescoço e bunda pelada.
ehhhh a casa caiu agora n tem jeito vai a lona e sera uma sequência…..tomara
E daí Pacheco, vai enquadrar o cabeça de ovo de avestruz? Dessa vez, com essa reportagem, não tem desculpas e medinhos.
exatamente vamos ver a covardia total agora
Alexandre de Moraes é um criminoso. Quero ver agora o grau de fascismo dos ministros do STF em defender o criminoso careca.
Com a palavra, o Senado Federal. Mais um motivo para o Impeachment do Rei.
COM A PALAVRA AS RUAS…..IMEDIATAMENTE!!
Mobilização JÁ!
Pedir a prisão de todos.