O senador Marcos do Val (Podemos-ES) afirmou, neste sábado, 10, que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes é “o brasileiro mais perverso e com o maior número de crimes contra a humanidade em toda a nossa história”.
O senador postou em seu perfil no Instagram uma fotomontagem que vincula Moraes à imagem de um carcereiro dentro de um pátio de uma penitenciária.
Do Val escreveu: “A maldade, a perversidade e a crueldade que esse indivíduo, chamado Alexandre de Moraes, atingiram um nível que eu nunca presenciei em toda a minha vida”.
O senador cita decisões de Moraes sobre o ex-diretor da Polícia Rodoviária Federal (PRF) Silvinei Vasques. “São mencionados (nas decisões) termos como ‘redução de pena’ e ‘cumprimento de pena’, sendo que Silvinei sequer foi julgado, muito menos condenado.”
Ex-diretor da PRF sai da prisão depois de um ano
Na última quarta-feira, 7, Moraes mandou soltar o ex-diretor da PRF. Vasques cumpriu prisão preventiva desde 9 de de agosto de 2023. O ministro do STF mandou prender Vasques em Florianópolis, durante a Operação Constituição Cidadã.
+ Leia o artigo “Coquetel transbordante“, de Alexandre Garcia
Conforme investigações da Justiça, agentes da PRF teriam realizado blitze em rodovias do Nordeste brasileiro, pois o objetivo seria dificultar o trânsito de eleitores no segundo turno das eleições presidenciais. Assim, segundo a denúncia contra Vasques, menos pessoas votariam no então candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Segundo o senador, os despachos do ministro são “um dos exemplos mais flagrantes das ilegalidades”, pois “levantam questionamentos sobre os limites do poder”.
Comissão de Direitos Humanos vai condenar Alexandre de Moraes, prevê Do Val
Do Val acusa Moraes de cometer graves violações. Nesse sentido, acrescenta que a Comissão Interamericana de Direitos Humanos dificilmente inocentará o ministro do STF.
Neste domingo, 11, Marcos do Val voltou a criticar o magistrado, conforme nova mensagem no Instagram. O parlamentar reproduziu um áudio que seria o discurso de Moraes à época de sua posse no STF, em 2017, sob indicação do então presidente Michel Temer.
+ Leia mais de Política na Oeste
O conteúdo refere-se a um discurso de Moraes, em fevereiro de 2017, durante sabatina no Senado. No evento, o então candidato a ministro do STF disse: “Reafirmo minha independência, meu compromisso com a Constituição e minha devoção às liberdades individuais”.
Do Val explica que o áudio é um trecho original. “Como gostaria de estar como senador nesta época”, disse o parlamentar. “Quanta hipocrisia.”
Na mesma postagem, Do Val usa como ilustração uma fotomontagem em que compara Moraes à imagem de um demônio.
Alexandre de Moraes determinou o bloqueio das redes sociais do senador em junho de 2023. Na mesma oportunidade, o ministrou mandou a Polícia Federal realizar buscas e apreensões no escritório e no gabinete de Do Val no Senado.
Já está na hora deste membros do Congresso Nacional, começarem a agir, e deixarem um pouco de viver dando entrevistas.
Blá blá blá blá…