O senador Sérgio Moro (União Brasil/PR) chamou o atual ministro da Justiça e da Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, de “campeão em soltar presos”. A crítica ocorreu nesta quinta-feira, 20, por meio de uma postagem no perfil do próprio parlamentar na rede social Twitter/X.
A mensagem de Moro referia-se principalmente a uma notícia que a Oeste publicou na noite de ontem e aparece fixada na página do senador. No conteúdo, a revista informa que nesta quarta-feira, 19, o ministro do governo Lula da Silva culpou a polícia pela soltura de presos.
Delegados repudiam discurso de Lewandowski
O discurso de Lewandowski tinha como objetivo defender a PEC da Segurança Pública, que está em discussão no Congresso. Pela proposta, o governo federal teria mais poderes para, dessa forma, interferir na autonomia dos Estados quanto à gestão da segurança pública nas federações e nos municípios.
Lewandowski disse: “É um jargão que a população adotou, que a polícia prende e o Judiciário solta. Eu vou dizer o seguinte: a polícia prende mal e o Judiciário é obrigado a soltar”. A declaração repercutiu de forma negativa junto a muitos setores de segurança. Entre eles, a Associação Nacional de Delegados Federais, que assim emitiu uma nota de indignação referente à fala de Lewandowski.
Para Moro, falta firmeza ao governo
Os comentários do ministro se deram horas depois de uma entrevista na TV Globo. Nela, a porta-voz da Polícia Militar do Estado de São Paulo fez um desabafo. Perguntada pela apresentadora Patrícia Poeta sobre a onda de violência na capital paulista, a militar reclamou do Judiciário em razão exatamente da soltura de presos.
Para reforçar a crítica, a capitã levou a ficha criminal de um bandido que as autoridades já prenderam por 16 vezes. O criminoso, contudo, se encontra novamente em liberdade. Para Moro, desse modo, “falta, sim, mais firmeza por parte do Judiciário (não de todos os juízes). Além de firmeza do Governo Lula que defende desencarceramento em massa”.
+ Leia mais notícias de Política na Oeste
Bom pelo menos alguém desse congresso omisso, se posicionou contra as palavras idiotas do Trankeirowiski.
Esse ai nunca mais terá meu voto
Falou o ex juiz que deixou a lava jato pra se demitir de um cargo em que, segundo ele, não iria fazer o que o Presidente quisesse pra beneficiar as investigações contra os filhos 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣
E com isso vc apoia o Moro!
Primeiro comentário acertado da sua parte!!
Sempre resta uma esperança…