MPF arquiva inquérito sobre pedaladas fiscais do governo Dilma Rousseff

Autor do impeachment da ex-presidente declarou voto em Lula
-Publicidade-
A petista usou as redes sociais para comemorar a decisão
A petista usou as redes sociais para comemorar a decisão | Foto: Antonio Augusto/Secom/TSE

O Ministério Público Federal (MPF) arquivou nesta quarta-feira, 21, um inquérito contra o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega, que investigava irregularidades nas operações de crédito do governo de Dilma Rousseff (PT). A investigação das “pedaladas fiscais” foi a base para o pedido de impeachment da ex-presidente.

Em 2015, Dilma foi acusada de cometer as pedaladas, o que configura atraso de repasses obrigatórios em bancos públicos de recursos usados no pagamento de benefícios sociais. Na época, além da ex-presidente, o então secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin, e Mantega foram investigados.

A petista usou as redes sociais para comemorar a decisão. “Seis anos depois do meu impeachment por infundado crime de responsabilidade, o MPF arquiva inquérito sobre ‘pedaladas fiscais”, escreveu no Twitter.

-Publicidade-

O MPF homologou o arquivamento informando que tanto o Tribunal de Contas da União quanto à Corregedoria do Ministério da Economia “afastaram a possibilidade de responsabilização dos agentes públicos que concorreram para as pedaladas fiscais do ano de 2015, seja em virtude da constatação da boa-fé dos implicados, seja por apenas procederem conforme as práticas do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão”.

Autor do impeachment vai apoiar Lula

Hoje, Miguel Reale Júnior, ex-ministro da Justiça e um dos autores do pedido de impeachment de Dilma Rousseff, declarou apoio a Lula (PT), candidato à Presidência, neste ano. Anteriormente, Reale queria apoiar algum candidato da “terceira via”. Contudo, segundo ele, compreendeu que é prioridade que Lula vença no primeiro turno.

“Sem perspectiva de vitória da terceira via, é importante que Lula vença no primeiro turno, para se impedir ação desesperada de Bolsonaro”, disse ao jornal O Estado de S. Paulo. “Decidir por Lula é consequência de saber que assim se evitarão ataques à democracia, à dignidade da pessoa humana e ao meio ambiente, que, com certeza, sucederão com maior intensidade em novo mandato de Bolsonaro.”

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

33 comentários Ver comentários

  1. Perguntamos aos candidatos ao governo de São Paulo como acabar com a Cracolândia, reduto de viciados no centro da capital paulista. Veja o que eles responderam:

    *Fernando Haddad (PT):* Essa população de viciados não pode ficar na rua, vamos alugar apartamentos para eles morarem no centro de São Paulo e lhes dar algum dinheiro para comprarem comida.

    *Tarcísio de Freitas (Republicanos):* É necessario promover o acolhimento para reinserção social, com desintoxicação, capacitação, geração de trabalho e renda. Melhorar as condições das comunidades terapêuticas, com proximidade à natureza. Criar “portas de saída” como programas de inserção de pessoas em situação de rua, ex-dependentes e egressos do sistema prisional no mercado de trabalho formal, principalmente em empresas parceiras e em obras contratadas e/ou concedidas pelo Estado.

    https://revistaoeste.com/politica/eleicoes-2022/cracolandia-o-que-dizem-os-programas-dos-candidatos-ao-governo-de-sp/

  2. A retomada do Teatro das Tesouras está sendo arquitetada com o retorno do PT. Foi planejado pelo grupo sapatênis um retorno alcunhado de “terceira via”, mas se mostrou inviável devido à incompetência de se estabelecer algum personagem que angariasse votos. Dória, Alckmin, Tebet, Maia, Temer, Eduardo Leite, Huck… nenhum se mostrou capaz de derrubar Bolsonaro. A saída é recomeçar de onde tropeçaram, pelo PT, pelo Ladrão. A trapalhada do PT na eleição da PresidAnta foi/será relevada em nome do projeto maior, a agenda 2030. As desavenças internas do elenco teatral será jogada pra baixo do tapete, pois só assim se sobrepõem à voz que os poderia calar mais uma vez, a do POVO. O povo que colocou na presidência alguém antes impensável, um cara tosco e totalmente fora dos padrões, o Jair.
    Agora o sistema de arte política está usando a todo vapor sua máquina, a qual foi montada e instalada no organismo nacional aos poucos, ao longo de muitos anos, desde a década de 50. Engana-se quem pensa que o regime militar impediu o progresso e o crescimento do câncer socialcomunista, só retardou e demandou alguns ajustes. Foram feitos os ajustes e hoje se mostram eficazes, a não ser que o povo faça valer sua voz e sua vontade.
    Temos os braços do sistema espalhados por aí, MSM, sistema/poder judiciário, sistema/poder jurídico, sistema/poder executivo, sistema educacional, sistema de poder paralelo (facções e orcrims), ONGs… As cabeças da hidra são muitas.
    Como eu costumo dizer, não se dedetiza um local somente se afugentando os ratos e baratas, deve-se eliminá-los. Eis o erro do regime militar (erro ou teatro???), Hoje os ratos se multiplicaram e as baratas estão infiltradas em todo canto, até nas igrejas, quartéis e nos grupos de direita (falo da direita de verdade, não desses disfarçados que se espalham aos montes).
    Hoje só nos resta o sacrifício de uma luta, que poderá ser sangrenta e longa se não saímos logo do sono de uma inércia indolente e hedônica que nos amarra e escraviza.
    Que o GIGANTE se levante e esmague os inimigos do povo.

  3. Este Miguel Reale, na verdade não ajudou no impeachment da Dilma, ele quis foi atrapalhar o trabalho da Janaina Pascoal e do Helio Bicudo, foi um infiltrado para tentar cancelar o impeachment, é só perguntar para a Janaina.
    MPF Tucano/petista.

  4. Apoiar um Ladrão, Corrupto em detrimento da Nação só porque precisa, necessita voltar ao poder. Este ser abjeto é o PSDB do mensalão Tucano, sempre com falas macias e carteiras cheias do dinheiro do povo.
    Deveria ficar calado e passar por sábio, mas não consegue emprega chavões sem o menor comprometimento com a verdade.

  5. Olha a falta de caráter desse petralha enrustido. Se o pai dele tiver um pingo de decência deve estar se revirando no túmulo. Ainda se diz jurista.

  6. Vamos desenhar… o teatro das tesouras entre PSDB e PT foi rompido quando Dilma ‘venceu’ Aécio. O PSDB sentiu-se traído, e arquitetou o impeachment, secretamente apoiado por Lula, que também foi traído por Dilma. Agora querem retomar onde foram interrompidos.

  7. Deu uma de Migué. Não sabemos se estava brincado naquela época ou agora. Deve ter pego uma boa grana. Parabéns, faça bom proveito. Não me preocupo. O povo vai colocar tudo no eixo. Não precisamos mais desses “iluminados”.

  8. O PSDB deveria ser banido da vida política do país por estelionato eleitoral contra os idiotas dos seu eleitores, eu inclusive, nunca fui tão enganado na vida !!!!!

  9. Homens como Alckmin e Miguel Reale Júnior provam o quão baixo e vil uma pessoa pode chegar disfarçando de interesse público o que nunca passou de mesquinhos interesses próprios.
    Uma vergonha.

  10. Esse dr Miguel Reale Júnior acabou se jogar toda a sua biografia no lixo da história.
    Um gênio da honestidade e sensibilidade acadêmica como o Prof. Miguel Reale não deixou herdeiros à altura da sua retidão de homem público patriota em prol de um Brasil melhor

  11. Os palhaços nem sabem o que é ataques à democracia, um bando de saqueadores que viu a teta secar, e apoiar um ladrao, bandido …esse sim roubou o país.

  12. O psdb sempre foi de esquerda; votava em candidatos do mesmo por ser anti-pt, desde a criação do mesmo. Infelizmente não tínhamos opção, MAS agora temos.

  13. Miguel Reale, mais um tucano que confessa que o PSDB sempre foi um PT de gravata, além de estar gaga como seu ídolo FHC, quanta tranqueira existe neste país, os caras torcem pelo crime, ou melhor querem manter os cofres abertos para seu deleite, ou melhor, tudo bandido.

  14. O DR. MIGUEL COM CERTEZA NÃO LEU O PROGRAMA DE GOVERNO DO CANDIDATO LULA, QUANDO LER GOSTARIA DOS SEUS COMENTÁRIOS SOBRE ESSE PROGRAMA.
    O DR. FOI CONSTITUINTE ?

  15. Corregedoria do Ministério da Economia “afastaram a possibilidade de responsabilização dos agentes públicos que concorreram para as pedaladas…
    Afastar a possibilidade de responsabilizar quer dizer que não houve pedaladas? ou as “otoridades” em suas belas interpretações das leis julgaram “pedaladas do bem”?
    Ninguém entende mais nada nessa justiça, depois da descondenação via CEP do desladrão….
    Progresso até estamos tendo mas ordem!!!

  16. Como pude ser tão idiota em ficar tucano desde a fundação do PSDB até 2019 ano que se revelaram os maus caráter FHC e DÓRIA. Agora o Alckimin e esses advogadozinhos e ecomistazinhos recalcados e que dizem apoiar Lula. Como entender essa cambada que admirei no passado. Entendo que o pai desse Miguel Reale Jr. que afinal participou do governo de Castelo Branco estaria decepcionado com essa mudança de caráter do filho.

  17. O Brasil está perdido com a maioria da justiça brasileira, única chance quer queiram ou não seria limpar todo o judiciário esquerdistas conhecidos por meio de uma intervenção militar caso não aconteça seremos uma nova Venezuela

    1. Inacreditável, a declaração do dr Miguel.
      Era melhor ficar em silêncio.
      Parece que vivemos o personagem do Jô Soares do paciente em coma que acorda e lê esta notícia.
      Pior é a justificativa dele. Até parece que o Luladrao vai fazer um governo democrático.!
      A primeira coisa vai ser um decreto de induto para toda a petralha e, se possível, trazer o Césare Batisti de volta.

  18. Bando de bandidos! Veja que temos um ministério público Federal em Brasília que querem enterrar toda a podridão destes políticos corruptos! Veja como se unem, para proteger o bandido maior, tudo em nome da” democracia” deles claro! Querem esquerda para atingir a famosa agenda 2030. Mas o povo brasileiro não vai permitir este bandido como presidente .

  19. Foi crime ou não? Que coisa confusa é nossa justiça. Um dia a coisa é crime e noutro “houve um problema de caneta”. Tem de ser caneta tinteiro. Esferográfica nem é caneta….

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.