publicidade
Política

Mucio faz alerta sobre orçamento do Ministério da Defesa

Em audiência no Senado, o ministro afirma que é preciso criar uma solução que ‘não dependa do humor da política’

ministro de Estado da Defesa, José Mucio
O ministro de Estado da Defesa, José Mucio, em audiência do Senado Federal | Foto: Andressa Anholete/Agência Senado

O ministro da Defesa, José Mucio, fez um discurso incisivo na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado nesta terça-feira, 9. Ele expôs as dificuldades estruturais das Forças Armadas. Além disso, cobrou apoio parlamentar para garantir maior previsibilidade orçamentária. 

+ Mucio vai ao Senado para prestar esclarecimentos

Receba nossas atualizações

Segundo Mucio, a Defesa brasileira convive com restrições tão severas que ameaçam a soberania nacional. “Não somos nada em relação ao tamanho do país”, lamentou. 

Em seguida, o ministro fez um alerta grave aos senadores. De acordo com ele, o Brasil não tem o mínimo de infraestrutura bélica para manter um conflito com nenhum país que seja. “Falta combustível, falta peça, falta munição”, disse. “Temos 30 dias de munição, mas, se o inimigo voltar outra vez, nós não temos nada o que fazer.”

Mucio na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional
Audiência da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado desta terça-feira, 30 | Foto: Andressa Anholete/Agência Senado

Mucio pede “ajuda” ao Parlamento

O ministro ressaltou que a Defesa nunca foi prioridade dos governos e que o setor vive de medidas episódicas, sem planejamento de longo prazo. “Na minha visão, o Brasil precisa de união.”

+ 8 de janeiro: ministro de Lula, Mucio diz que cabe ao Congresso decidir sobre anistia

“Eu vim aqui atrás de ajuda, mas vim fazer um gravíssimo alerta”, afirmou Mucio. “Precisamos criar alguma coisa que não dependa do humor da política. Isso é perigosíssimo para a democracia.”

Para o ministro, é urgente estabelecer uma fonte de financiamento estável, nos moldes do que ocorre no Chile com o cobre, para que as Forças Armadas do Brasil possam se modernizar. Ele declarou que Defesa e diplomacia são “irmãs inseparáveis”.

Mucio também destacou que o Brasil investe apenas 1,04% do Produto Interno Bruto em defesa, índice inferior ao de todos os vizinhos sul-americanos. “Temos bastante equipamento, mas não temos dinheiro para combustível nem para peças”, informou. “O resultado é que adiamos contratos e pagamos juros que equivalem a submarinos e aviões inteiros.”

Oposição reforça críticas e apoios

Jorge Seif
O senador Jorge Seif (PL-SC) durante audiência com Mucio | Foto: Andressa Anholete/Agência Senado

O senador Jorge Seif (PL-SC) elogiou a postura do ministro e afirmou que Mucio é uma “voz dissidente” no governo Lula. “O senhor foi o único que disse que em 8 de janeiro não foi golpe de Estado, que foi vandalismo, efeito manada”, disse o parlamentar catarinense. “Agradeço pela sinceridade.” 

+ Ministro da Defesa chama prisão de Braga Netto de ‘constrangimento’

Seif também pediu mais investimentos para a Marinha, alertando para a pesca predatória em águas brasileiras. “Quem pode nos proteger e defender a nossa soberania seria a Marinha do Brasil, se tivesse equipamentos em maior quantidade.”

General Girão 8 de janeiro
Deputado federal General Girão (PL-RN) também participou da audiência | Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

Já o deputado General Girão (PL-RN) concentrou suas críticas na fragilidade da fronteira norte e na situação da Operação Acolhida, em Roraima. “Não adianta mandar 5 mil homens para lá e depois eles saírem”, disse. “O que garante a soberania é a permanência das forças.”

O parlamentar do Rio Grande do Norte também questionou a posição do governo diante das condenações de militares no Supremo Tribunal Federal. “É inaceitável ver uma condenação em cima de generais, como se fossem criminosos piores do que Fernandinho Beira-Mar”.

Defesa como política de Estado

José Mucio
Mucio quer que um porcentual do PIB seja garantido para o fomento da defesa brasileira | Foto: Andressa Anholete/Agência Senado

Mucio reforçou que as Forças Armadas não podem ser politizadas e que seu papel é constitucional, independentemente de governos. “O militar não pode agradar partidos, lideranças políticas atrás de apoio.”

“O objetivo das Forças Armadas é zelar pelo patrimônio da sociedade brasileira, seja lá quem estiver governando”, declarou o ministro. Para ele, o Congresso precisa assegurar um porcentual mínimo de investimentos em defesa, blindado das disputas partidárias.

O ministro encerrou sua fala com um apelo direto. “Precisamos tomar precauções para que, no futuro, nós não sejamos cobrados por esse descaso”, disse. “Não é ajudar governo ou oposição, é ajudar o país. Quando defendemos o Brasil, defendemos o Brasil do governo e da oposição.”

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Leia mais sobre:

6 comentários
  1. ELIAS
    ELIAS

    O ministro pontuou que a Defesa nunca foi prioridade. Verdade, mas faltou dizer que a Educação, a Saúde, a Segurança Pública e a Infraestrutura também nunca foram. E se quisesse ser honesto completaria mostrando que a prioridade é cravar mais impostos no coração da sociedade para locupletar sem limites os políticos e o Judiciário.

  2. IVAN SEVERO DA SILVA
    IVAN SEVERO DA SILVA

    Zerar o orçamento da defesa ,pra prender idosos ,enganar idosos já basta Gleice,Paulo Bernardes.
    Costa rica é exemplo

  3. Adilson Cleomenes Rocha
    Adilson Cleomenes Rocha

    Fala para ele falar tudo isso para o atual Comandante Chefe das FFAA.

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.