publicidade
Política

Mucio vai ao Senado para prestar esclarecimentos

O ministro de Lula deve detalhar situação da Defesa Nacional e andamento de projetos estratégicos

O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, vai estar junto de Lula e de outras autoridades no ato sobre o 8 de janeiro | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O ministro da Defesa, José Mucio, presta explicações aos senadores nesta semana | Foto: | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ministro da Defesa, José Mucio, vai participar nesta terça-feira, 30, de audiência pública na Comissão de Relações Exteriores (CRE) do Senado. A sessão tem como objetivo prestar contas sobre as atividades do ministério e atualizar o andamento dos projetos estratégicos das Forças Armadas.

O pedido partiu do senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS), que protocolou requerimento que solicita a presença de Mucio e dos comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica. 

Receba nossas atualizações

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Mourão reafirma que prestou depoimento com base na verdade e sem pressões externas | Foto: Andressa Anholete/Agência Senado
O requerimento foi apresentado pelo senador Mourão | Foto: Andressa Anholete/Agência Senado

No documento, Mourão justificou que a audiência “se reveste de elevada relevância institucional, especialmente diante do contexto internacional atual, caracterizado pela intensificação de tensões geopolíticas, conflitos armados em regiões estratégicas e crescente instabilidade nos fóruns multilaterais de segurança”.

Segundo o senador, o Brasil, por sua dimensão continental, recursos naturais e posição no Atlântico Sul, “não pode prescindir de um debate claro e republicano sobre suas vulnerabilidades e necessidades em matéria de Defesa Nacional”. 

Mourão também destacou que a sessão permitirá ao Senado exercer seu papel de fiscalização e diálogo com as instituições de Estado: “O diálogo transparente entre o Poder Legislativo e as Forças Armadas é essencial para fortalecer o debate democrático sobre Defesa e garantir o alinhamento entre as prioridades do setor e os interesses estratégicos do Brasil”.

Mucio deve debater PEC que prevê aumentar recursos para a Defesa

A discussão ganha ainda mais relevância diante da tramitação da PEC 55/2023, de autoria do senador Carlos Portinho (PL-RJ), que prevê destinar ao menos 2% do PIB ao Ministério da Defesa, além de vincular 35% das despesas discricionárias em projetos estratégicos da indústria nacional, como armamentos, veículos e tecnologias. 

O próprio requerimento de Mourão ressalta que as informações colhidas na audiência servirão para subsidiar a análise dessa proposta que tramita no Senado Federal. 

No começo do mês, representantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica estiveram na comissão para discutir a PEC. A audiência evidenciou a involução nos investimentos e os impactos diretos da falta de repasses na capacidade operativa das Forças Armadas e da base industrial de defesa.

O autor da proposta, senador Carlos Portinho (PL-RJ), afirmou que o objetivo é assegurar estabilidade de recursos: “Mais até do que o valor do orçamento, o que essa proposta quer trazer é previsibilidade”. 

O líder do PL no Senado ressaltou ainda que um país com poder de dissuasão inibe ameaças externas e garante soberania. “Não é possível desenvolver tecnologia, submarinos, aviões ou embarcações sem uma mínima certeza de orçamento”, afirmou.

A discussão reuniu apoio de diferentes parlamentares, como Jorge Seif (PL-SC) e Sergio Moro (União-PR). Para Mourão, general da reserva, “a dissuasão só existe se tivermos uma Força Armada devidamente equipada e adestrada”. 

Leia mais sobre:

1 comentário
  1. Augusto de Resende Filho
    Augusto de Resende Filho

    Amilton Mourão ressurge das cinzas, mais um caso inoperante, um erro de indicação, temos melhores perfis na sociedade. Como o Astronauta erros sucessivos, a sociedade merece parlamentares mais competentes.

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade