As contas da produtora cultural Giselle Oliveira Bezerra, mulher do ex-ministro Ciro Gomes (PDT), foram bloqueadas pela juíza Ligia Dal Colletto Bueno, da 1ª Vara do Juizado Especial Cível de São Paulo. A magistrada determinou a penhora de mais de R$ 100 mil para o pagamento de indenização que o ex-ministro deve ao vereador paulistano Fernando Holiday (Republicanos).
Em 2018, Holiday moveu uma ação por danos morais contra Ciro. Na ocasião, o ex-ministro chamou o vereador de “capitãozinho do mato”. Ele proferiu as declarações em 16 de junho daquele ano, durante entrevista ao Jornal da Manhã, da Jovem Pan. Na denúncia, a defesa de Holiday qualifica as falas de Ciro como “humilhantes, pejorativas e em notório caráter de preconceito racial”.
As declarações de Ciro Gomes
A Justiça confirmou a condenação em 2020, e Holiday ingressou com uma ação judicial para que Ciro execute o pagamento da indenização por dano moral.
A 1ª Vara do Juizado Especial Cível de São Paulo já havia determinado a penhora de uma casa do ex-ministro em Sobral, no Ceará, cidade natal e reduto político da família Gomes. Contudo, como a propriedade do imóvel não foi comprovada, a penhora não ocorreu.
Como não foi possível obter o valor em bens de Ciro, Holiday requereu que o montante fosse cobrado da mulher do ex-ministro, com base no Código de Processo Civil.
Estranho o cangaceiro da retroescavadeira não ter bens em seu nome !! Por que será ??
O estranho ele não ter nada em nome dele…. Oriundo de família rica e tradicional do Ceará, duas vezes governador e não tem dinheiro??? Ok.
“Hoje Fernando Holiday comparou o movimento Black Lives Matter à Ku Klux Klan! Sim, isso mesmo que vocês leram!”
É bem parecido mesmo, inclusive há indícios de que seja financiado por grandes empresários.
Pau no ass do Cangaciro
Mais do que merecido.
Alguns tem boca grande e não conseguem reter e conter a língua.
Falam mais do que devem…
Merecido, outro pilantra
Isso é troco pra essa gente. Dinheiro pra eles entra fácil às custas do sofrimento do povo brasileiro.
Parabens pela vitoria. Uma total demonstraçao de racismo. Nao consigo entender o tal racismo? Sempre tive amigos negros, a minha Igreja tem mais de 70% de negros, o Pastor é negro e quem me criou depois que fui abandonado pela minha mae foi a Dna Alice, uma negra, que sempre chamamos de mae Lola. Talvez o racismo seja alguma coisa que esta podre na alma do individuo e nao tem soluçao. O racismo é para todos os lados, e com certeza a nossa sociedade que parece tao evoluida, esta terrivelmente doente.