O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), começou a semana como convidado de uma live. Ao participar de evento on-line organizado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o magistrado resolveu bancar o analista político. Entre outras coisas, disse que o Brasil enfrenta período de “recessão democrática”.
Leia mais: “Líder de advogados conservadores garante que a OAB tenta ‘intimidar’”
“Além da tragédia pandêmica que assola todo o país, são verificados todo dia atentados à imprensa, apologia da ditadura, tortura”, afirmou Fachin ao discursar no evento virtual. “[Há] a depreciação do valor do voto e o incentivo às armas e à violência. E, ainda, o incentivo à animosidade entre as Forças Armadas e a sociedade civil”, prosseguiu o membro do STF.
Fachin, contudo, não mencionou um nome sequer de quem, na visão dele, foi responsável por interromper a democracia no Brasil.
Fachin e o processo eleitoral
Diferentemente do presidente Jair Bolsonaro — que já afirmou repetidas vezes duvidar da segurança do processo eleitoral no Brasil, colocando-se como defensor do projeto de implementação do voto impresso —, Edson Fachin sinalizou ter pensamento oposto nesse quesito. Durante a live da OAB, o ministro do STF — que é o atual vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral — elogiou o sistema.
“A Justiça Eleitoral brasileira tem atuado com absoluta transparência”
“É ciente dessa premissa que a Justiça Eleitoral brasileira tem atuado com absoluta transparência, com o labor de entidades independentes e apartidárias”, afirmou Fachin. Por fim, deu a entender ser contrário a quem levanta a possibilidade de fraude no processo eleitoral do país. “É ilegítimo um governo que passa a atuar contra a normalidade constitucional.”
Uma urna “inauditável” representa um processo transparente, incelença?
É o legítimo esquerdista, faz a sujeira e diz que são os outros. Nunca assumem a verdadeira face.
Democracia so vale quando essa esquerda maldita ganha.
Muito engraçado petista falando em ataque a democracia.
A auto-crítica de Fachin sobre a DEMOCRACIA é verdadeira.
O problema é que este sujeito só vê problemas ligados aos conservadores e liberais.
E tal posição no defensor do MST não nos causa qualquer estranheza…..
Requião disse certa vez que o Movimento Sem terra é uma bênção de Deus…..
Esse pessoal deve favores aos mesmos grupos com quem caminharam a vida toda!
Vamos falar a mesma lingua desses decrépitos:
ESSE É MAIS UM DIRCURSO DE ÓDIO, ANTIDEMOCRATICO.
Respeitem o meu voto por favor!
Não votei simplesmente contra todo esse establisment.
Votei conscientemente em tudo o que é mais próximo da única instituição em que confiamos neste PAÍS
AS FFAA DO MEU BRASIL.
Felipe Santa Cruz virou o czar, encarregado de manter o comunismo no Brasil. Assim se comporta!
Para esse devoto fervoroso da estocadora de vento, democracia é o que praticam ele e seus inocentes coleguinhas Cabeça de Ovo, Boca de Sapo, a vampiro Bento Carneiro, Levandó Whisky. Censura, prisão de deputado que fala a verdade, soltura de bandidos, rasgação diária da Constituição, isso é que é democracia para estes lacaios.
Democracia para o militante esquerdista é o MST.
Recessão democrática? Esse cara tá louco? Nunca vi tanto ódio contra um governo avassaladoramente eleito após a descoberta da maior bandalha da nossa história! Esse inconformismo é doentio! As máscaras foram dispensadas há dois anos! Acorda Brasil, senão será tarde demais!