Em um vídeo que viralizou nas redes sociais, o senador Eduardo Braga (MDB-AM) aparece discutindo com o presidente da CPI da Covid, Omar Aziz (PSD-AM), em um dos intervalos da sessão da quinta-feira 20 da comissão que investiga as ações do governo federal no combate à pandemia de covid-19. Na conversa, o parlamentar — que integra a ala oposicionista ao presidente Jair Bolsonaro no colegiado — reconhece que não faltaram recursos federais para o Estado.
Tanto Braga quanto Aziz esperam colher dividendos políticos da exposição quase diária, em rede nacional, graças à CPI. Ambos, que já foram governadores do Amazonas, são apontados como pré-candidatos nas eleições de 2022. O atual governador do Estado é Wilson Lima (PSC).
Leia também: “PGR denuncia governador do AM e vice por desvios durante a pandemia”
No trecho divulgado do vídeo que viralizou nas redes, Braga afirma, dirigindo-se a Aziz: “Não faltou dinheiro, não!”, em alusão aos investimentos destinados ao Amazonas na crise sanitária. O presidente da CPI, então, rebate: “E de quem é?”. Braga responde: “Do governador do Estado, do prefeito de Manaus, da saúde pública”. Aziz, na sequência, diz ao colega: “Fala do prefeito, fala…”. Braga afirma, então: “Eu falei, eu falei!”.
Leia mais: “Aras envia à CPI da Covid investigações contra governadores”
O atual prefeito de Manaus é David Almeida (Avante), que assumiu o cargo em janeiro deste ano. Até dezembro do ano passado, o tucano Arthur Virgílio comandava a prefeitura da capital amazonense.
A discussão entre Braga e Aziz foi acompanhada de perto pelos senadores Randolfe Rodrigues (Rede-AP), vice-presidente da CPI; Humberto Costa (PT-PE), Otto Alencar (PSD-BA); e pelo relator da comissão, Renan Calheiros (MDB-AL). Todos eles tentam colocar panos quentes ao final do bate-boca.
Leia também: “CPI da Covid: senador quer convocar Doria e outros 3 governadores”
Em sua conta oficial no Twitter, Eduardo Braga reiterou, na sexta-feira 21, sua avaliação sobre a má utilização dos recursos federais pelo governo amazonense. “Não faltou dinheiro federal para o Amazonas enfrentar a pandemia. O que faltou foi planejamento e gestão”, escreveu o parlamentar.
Não faltou dinheiro federal para o Amazonas enfrentar a pandemia. O que faltou foi planejamento e gestão.
— Eduardo Braga (@EduardoBraga_AM) May 21, 2021
Os dois são possíveis candidatos ao governo do Amazonas, mas o possível candidato que eles mais temem se chama Eduardo Pazuello.
Se não faltou $ onde foi aplicado, senadores de araque? Uma CPI com presidência de Omar Aziz, relator, Renan Calheiros e Vice Randolfe, é curva de rio, só lixo.
Quadrilha reunida para permanecer unida!
Esse vídeo não vale nada pois não foi autorizado pela Justiça e nem pelo STF. Portanto, não prova nada…. O Renan nem vai colocar no seu relatório que não ouve testemunhas de defesa do governo.
Se fosse Haqueada valeria…kkkkkk
mostra claramente que o interesse nunca foi a saúde do povo e sim o que poderiam lucrar politicamente.
Não faltou dinheiro nem pra última instância; claro que deixar governadores e prefeitos no comando do dinheiro foi um investimento em rendas futuras.