O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, disse que o cantor brasileiro Chico Buarque ganharia o prêmio Nobel de Literatura antes do norte-americano Bob Dylan. O magistrado afirmou, no entanto, que a língua portuguesa foi uma barreira para a eventual conquista.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
A declaração de Barroso foi feita na última segunda-feira, 29. Ela ocorreu durante a conferência de abertura da Corte Interamericana de Direitos Humanos, realizada na sede do tribunal, em San José, capital da Costa Rica.
“Bob Dylan é um artista de alta qualidade e, merecidamente, ganhou um prêmio Nobel”, disse o presidente do STF. “Mas sem nenhuma pretensão nacionalista, se a língua não fosse uma barreira, Chico Buarque teria recebido o prêmio muito antes, pelo fato de que também tem uma obra artística e poética notável, só que mais sofisticada e abrangente.”
Barroso falou sobre a regulação da inteligência artificial e sua relação com a cultura
Na ocasião, Barroso falava sobre a regulação da inteligência artificial e em como ela deve permitir uma integração cultural maior no mundo. No caso, o magistrado defendeu a necessidade de “regular” as plataformas digitais — no Brasil e no mundo.
Bob Dylan foi agraciado com o Nobel de Literatura em 2016. À época, a instituição afirmou que o cantor e compositor foi eleito “por criar novas expressões poéticas dentro da grande tradição da canção norte-americana”. Ele foi o primeiro músico a receber o prêmio.
Leia mais: “Lula nomeia mulher de Chico Buarque em Comissão de Ética Pública”
Chico Buarque, por sua vez, foi agraciado com o Prêmio Camões em 2019. Trata-se do principal troféu literário da língua portuguesa, criado em 1988, pelos governos brasileiro e português.
Leia também: “Bebel Gilberto, sobrinha de Chico Buarque, pisoteia bandeira do Brasil em show”
Um sujeito como Barroso não tem qualificação para dizer quem tem qualidade ou não. Esse advogadozinho de porta de cadeia, que foi seguidor de “João de Deus” e defensor do terrorista e assassino confesso, Cesare Batisti, inimigo pessoal de Bolsonaro e do povo que apoia o presidente eleito (de fato)é um desqualificado para compor qualquer tribunal do mundo, muito menos pra opinar sobre qualquer coisa. O Brasil passa por um dos piores períodos históricos.
Boca de veludo pára de passear, vem passear pelas ruas do BRASIL, Filho de janja!
José Saramago, ganhou o Nobel de literatura em 1998,em javanês.]
Pasmem, esse cara é o Presidente do STF.
Como dizia Fídias,ao sapateiro: “não vá além da Constituição”.
BARROSO devia abrir um escoliunha do Barroso , personagens é o que não falta , piada pronta toda hora !!
Definitivamente o Nobel da desimportancia e falta de simancol deveria ir para o boca de veludo. Que ser asqueroso esse amiguinho do Lula e advogado de mafioso assassino.
Vem para a rua barroso sentir o amor e respeito que o povo brasileiro tem por voce.
Nobel de literatura não , mas Nobel de idiotice, é um candidato em potencial .
Perfeito !
Não ganhou e nunca ganhará! Assim é o mundo q o veludoso não vai mudar. Nem falando esmeradinho com aquela boca de chupar manga.
Dos 120 laureados com o Nobel de Literatura até 2023, apenas 33 vieram de países de língua inglesa, 1 de lingua portuguesa (José Saramago, Portugal – já citado no primeiro comentário) e 86 de países com outras línguas (francês, alemão, espanhol, sueco, italiano, russo, polonês, norueguês, dinamarquês, chinês, grego, japonês, árabe, bengali, finlandês, hebraico, húngaro, ídiche, islandês, provençal, servo-croata, suaíli, theco e turco).
FEDEU! O Barroso se mete em tudo com a graça de uma travesti vedete. É o cara! Se acha! E querer colocar o Francisco no lugar de Bob Dylan dá dó dos fãs do Bob Dylan, incomparavelmente tudo perto do nada de Francisco.
Ponderem até onde chegamos sem reagirmos como CIDADÃOS DE BEM: um suspeito pedófilo, ligado de forma indelével ao criminoso João de Deus, atual presidiário, com narizinho delicado e empinado de um típico psicopata arrogante, com a alcunha de “beiço de veludo” obtido em Cuba (sem provas), supostamente em noites de orgias com jovens rapazes (sem provas), viajante na maionese, se projeta como candidato à PR, o autor do insulto “perdeu mané”. (com provas) e do “vencemos o bolsonarismo” (com provas sobradas), um pseudo-intelectual mas comprovadamente ignorante, da voz efeminada, desonesto e na presidência do stf.
Espero q esse seja o fundo do poço.
Que desgraça estamos vivendo nesse país.
O que está atrapalhando é o livro “Meu Irmão, Alemão”.
Deixem a língua em paz!
Inteligência sem sabedoria nada mais é do que estupidez que parece inteligente.
Jogar muita pedra na Geni
Perfeito
Imagine o Chico recebendo o premio nobel de literatura com os versos: Joga pedra na geni, ela é feita pra apanhar, ela é boa de cuspir, ela dá pra qualquer um. Maldita geni.
Somente na imaginação insana do presidente do STF o boca de veludo.
Vê -se que a lingua não é barreira pra falar bobagens.
Boa
Lembrar o babaca que a mesma Língua Portuguesa não impediu o Nobel de Literatura para José Saramago.