Durante uma operação de “desintrusão” da Força Nacional, realizada no domingo 15, agricultores que moram na Vila Renascer, em São Felix do Xingu (PA), gravaram um vídeo no qual denunciaram a atuação “abusiva” dos agentes. O efetivo é vinculado ao Ministério da Justiça (MJ).
Conforme os moradores, o contingente impediu a entrada de alimentos ao local, composto majoritariamente de produtores rurais.
Operação da Força Nacional
Desde o início de outubro, o governo federal tem expulsado “não indígenas” da região que faz parte da Extensão Apyterewa, uma reserva. O Executivo alega estar cumprindo ordens judiciais.
O caso chegou a ser tema da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das ONGs desta terça-feira, 17. O presidente da CPI, Plínio Valério (PSDB-AM), repudiou as cenas.
Representando o governo Lula na CPI, o senador Beto Faro (PT-PA), disse que fará reuniões para encontrar meios de solucionar o conflito na região. “Estamos todos preocupados com essa situação, porque há decisão judicial”, disse. “E veremos como ela se cumprirá neste momento.”
Procurado, o MJ informou que cabe à Secretaria-Geral da Presidência dar uma resposta sobre o caso, “visto que coordena operações em terras indígenas”. Oeste entrou em contato com a pasta, mas ainda não obteve resposta. O espaço segue aberto.
Leia também: “Condenados à morte”, reportagem publicada na Edição 181 da Revista Oeste
Tenho uma leve impressão que essa tal força nacional terá muito trabalho para controlar uma área tão grande que é o sul do Pará. Vamos ver até quando eles se aguentam com essas estratégias de desafiar a população local, o resultado é que ficarão isolados até quando, eu não sei.