O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, criticou supostos problemas de logística envolvendo o voto auditável. “Qual a razão pela qual o TSE tem se empenhado contrariamente ao voto impresso? É que vamos ter que transportar 150 milhões de votos no país do roubo de carga, da milícia, do Comando Vermelho, do PCC, dos Amigos do Norte”, disse o juiz, em audiência pública no Senado, na segunda-feira 5.
Barroso ressaltou que o atual sistema é seguro e “totalmente transparente”, citando que as urnas eletrônicas, quando estão em funcionamento, não entram em rede. “As pessoas dizem que atacam a Nasa, o FBI, o Pentágono, por que não atacam o TSE?”, indagou, sem mencionar o roubo de dados de funcionários da corte, em invasão hacker em novembro de 2020. “Mesmo que ataquem, derrubem o sistema do TSE, as urnas não entram em rede.”
Especialista levanta dúvidas sobre o software das urnas
Amílcar Brunazo, engenheiro especialista em segurança de dados e voto eletrônico, afirmou que a confiabilidade das urnas eleitorais é duvidosa. De acordo com ele, o equipamento pode ser objeto de fraude. “O software é desenvolvido no TSE seis meses antes das eleições, compilado com 15 dias de antecedência, transmitido por internet pelos tribunais regionais e por cartórios, e gravado num flashcard”, explicou Brunazo, no mês passado, durante audiência pública em comissão especial da Câmara dos Deputados.
“A equipe do professor Diego Aranha, dentro do TSE, mostrou ser possível pegar esse cartão, inserir nele um código espúrio, que não foi feito pelo TSE, e colocar na urna eletrônica”, salientou o especialista, ao mencionar que os brasileiros acabam tendo de confiar no servidor que vai pôr o dispositivo na máquina. “Muitas vezes é um profissional terceirizado. Realmente, o processo eleitoral brasileiro depende da confiança de todos os funcionários envolvidos. Isso é um equívoco”, lamentou Brunazo.
Leia também: “O que você precisa saber sobre o voto impresso”, reportagem publicada na Edição 54 da Revista Oeste
Maldito seja! que tenha justa retribuição por tanta maldade e cinismo!
Se o ministro Barroso, ao invés de ficar fazendo lobby contra o voto auditável, que é ativismo politico, deveria estar trabalhando para termos uma maior segurança. Se nós temos problemas com roubo de cargas, PCC, CV, Amigos do Norte, é porque vivemos em um pais que prevalece a impunidade, aliás, por conta do próprio STF que libera os maiores líderes da bandidagem no Brasil, entre eles o Lula.
Quanta b….osta!!! Recado ao crime organizado se passar o projeto do voto impresso??? Quem foi mesmo advogado do PCC???
Esse sujeito esta extrapolando os limites da decência e seriedade necessária aos notáveis ministros dessa CORTE SUPREMA. Não encontrando motivos para declarar a INCONSTITUCIONALIDADE como fizeram com a Lei aprovada do Voto impresso em 2015 por “violar o sigilo e a liberdade do voto”, inova com essa ignorância julgando-nos idiotas, atribuindo ao VOTO IMPRESSO: é muito caro, é um retrocesso, o impresso pode engasgar na impressora, pode ser fraudado e agora, que o transporte de 150 milhões de votos seria de alto risco em pais com elevado roubo de cargas, das milícias, e outras baboseiras próprias de uma CORTE que no passado o notável Gilmar Mendes definiu suas decisões próprias de um MANICÔMIO JUDICIÁRIO.
Esse infeliz e seus colegas não imaginam sequer os graves conflitos sociais que poderão ocorrer sem a TRANSPARÊNCIA das urnas eletrônicas, e com a evidente fraude de Lula ser eleito.
Bolsonaro já disse, se Lula for eleito com o VOTO IMPRESSO, paciência, vai indicar mais 2 ministros dessa nobre CORTE.
Esse canalha deveria saber, melhor do que ninguém, que não é ele, muito menos o TSE, que determina como será a eleição. É prerrogativa do congresso nacional.
Está se empenhando tando em não permitir mudanças… tem alguma coisa sinistra aí. bando safado, boca mole.
Eliel, se depender do congresso, a casa mais imunda e corruPTa, do Planeta, o voto auditável não será aprovado. Sabem que se aprovar, 99,9% deles não serão eleitos. Por isso o medo e a não aprovação. Não tenho o menor pejo em dizer, com toas as letras: político H-O-N-E-S-T-O por essas plagas ainda não nasceu. Fernandinho Beira-Mar disse muito bem: depois do tráfico de drogas, o que dá mais dinheiro é a política.
QUE TRANSPORTE QUE NADA, esse narco togado BAMBI, não sabe que o cupom fica guardado na urna? Se não roubarem nem gasta conferência.
OLHA A DESCULPA DESSE MALUCO, SERÁ Q TÁ DESESPERADO???
O pais hj vive um ataque orquestrado, e não venham me dizer que é teoria da conspiração. O q vemos hj no Brasil é o típico ato de TRAIÇÃO À PÁTRIA, travestido de jogo político e pseuda democracia. É ridículo ver o Partido Comunista Chines injetando milhões de reais em sindicatos no Brasil ou fazendo parceria com grandes emissoras de TVs (Band e Globo), lembrando que o Ministro Barroso era advogado da Globo e estava envolvido no caso Banestado, a China ainda vem apoiando candidatos a presidência (Ciro Gomes), bancando senadores para aprovar a Lei q permite estrangeiros comprar até 25% das terras brasileiras (kátia abreu), por isso a entrevero com Ernesto Araújo. As articulações que são feitas pelo Judiciário e muitos parlamentares ex. a CPI do lula tipificam exatamente as previsões da LEI nº 1.802/53, ela define os crimes contra o estado e a ordem politica e social. Quem não está vendo que querem quebrar o Brasil a todo custo para retomarem o poder e voltar a saquear os cofres públicos e de quebra entregar o grande supermercado do mundo aos estrangeiros.
Esse sujeito não tem a mínima condição de continuar na Suprema Corte. Esse desclassificado junto com os outros são a SUPREMA VERGONHA. Isso não é da boca pra fora é um sentimento genuíno de quem pela primeira vez vê o País no rumo certo, com alguma esperança para nossos filhos e netos.
supremosDemonios – sempre lutando contra o desejo da população Brasileira…nós exigimos transparência com Urgência…ou esses cidadãos que se acham o suprassumo da inteligência mundial, nunca leu que os Hacker invadiram até o Pentágono…Nasa … etc – e, que não há sistema de informática 100% seguro. Pasme, parem de agir para que o caos seja estabelecido.
Ministro do STF fazendo política? Quem é este fantasista e militante, advogado do terrorista Batisti que matou 4 pessoas e deixou outra paraplégico, para achar que tem autoridade moral para propor alguma coisa? E o impeachment deste militante esquerdista, não tem senadores neste país com mínimo de dignidade e patriotismo?
Tá ficando feio, todo dia uma desculpa nova, mas numa coisa ele tem razão, vivemos no país da violência, dos homicídios, do narcotráfico, fãs facções, ops! Falando. Facção, em narcotráfico…. Não foi um iminente, notável (não por deter conhecimento, mas estar todo dia na mídia fzd lobby contra o gov Fed) ministro que com as pressas de quem atende uma vítima a beira da morte, soltou um dos maiores chefes de facção da América latina????? Ahhhhh vá TNC velho asqueroso, respeite a nossa capacidade de raciocínio.
Ah, até as crianças sabem que o Aécio ganhou no voto as eleições contra a Dilmanta, ou ninguém se lembra que deram uma parada na apuração para ajeitar o resultado? Como se sabe, o ministro boca de veludo sofre chantagem da esquerda ladra, que está fazendo de tudo para emplacar o Luladrão de qualquer jeito. Mas escrevam, de um jeito ou de outro, a cretina da vai se dar mal.
Pelé inventou a “paradinha” na cobrança do penalty e o TSE inventou a “paradinha da apuração” Vai acontecer de novo. Por volta das 19:30 a contagem é suspensa se o candidato da quadrilha estiver em desvantagem e volta alguns minutos depois com os números devidamente ajeitados.
Vicente, Aécio perdeu em 2014, para Dilmanta, devido às fraudes descaradas da urna Barroso.
Essa é a nova desculpa esfarrapada que o “DANIEL” mandou ele falar? Sai do armário e se assuma logo ,Lulu Boca de veludo iluminada
Art. 142 no STF e Congresso. A corda já partiu faz tempo. O que passar disso é blá, blá, blá…
O código fonte das urnas deveriam serem disponibilizados para consulta pública.
Esse apedeuta nada entende de informática. É um zero à esquerda. O voto auditável não será aprovado, porque temos um parlamento covarde, inútil, borra-botas e capacho dos onze urubus do $TÊEFE. Cabe à população não reeleger esses crápulas nas próximas eleições.
Perfeito Mantovani! Também acho que ninguém lutará por nós, e que as urnas auditáveis se aprovadas só para 2026. Nossa única arma é o VOTO, temos que relacionar e divulgar o nome de todos os deputados e senadores que são contra, para não serem reeleitos em 2022. Agora dizer que os votos auditáveis podem se tornar carga roubada, não sei se é para rir ou para chorar.
Silvestre, dou mais atenção ao latido de um cachorro que às palavras de Barrosinho. O objetivo dele é um só: eleger, a qualquer custo, o maior ladrão já defecado por essas plagas tupiniquins.
Mas é justamente ai que mora a fraude, pode notar que esses vagabundos da esquerda como Érica Kokay, Maria do Rosário, Zeca Dirceu, Renan Calheiros etc sempre são eleitos, essa turminha não tem base eleitoral para que sejam eleitos e mesmo assim sempre ganham uma vaguinha no senado e na Câmara dos deputados.
Uma solução eficaz para implantar o voto auditável, nas eleições de 2022, consiste em criar um documento eletrônico para cada voto, com a assinatura digital da Infraestrutura de Chaves Públicas. Milhões de notas fiscais eletrônicas são emitidas, com a validade legal garantida pela ICP-Brasil. Um instrumento confiável para viabilizar a auditoria dos resultados é tão importante para a democracia quanto o conteúdo do voto de cada eleitor.
Mostra-se imperativo dividir as funções centralizadas no TSE, para eliminar o poder existente de manipular resultados da eleição, sem deixar qualquer rastro. Quem realiza eleições não pode, também, desenvolver software, certificar equipamentos e programas, auditar os resultados das eleições e julgar eventuais desvios nas atividades.
É inaceitável a democracia brasileira depender de uma pequena equipe de técnicos do TSE, que tem o controle absoluto sobre o sistema eletrônico de votação, de todos os códigos e chaves de criptografia. A segregação de funções, recomendada pela norma ISO 27001 e pelo Tribunal de Contas da União, deve ser adotada.
Quando o Ministro Barroso afirma, convicto, que o atual sistema é seguro e totalmente transparente, fica claro que fala sobre um tema técnico que desconhece completamente. O debate não pode ser reduzido à polarização política entre o voto impresso e o voto digital. Exigimos transparência nas eleições, com a correção do grave problema de falta de governança na gestão na Administração Eleitoral, que não tem processos independentes para a certificação prévia do sistema e a sua auditoria, após a eleição. A votação paralela, realizada pela Justiça Eleitoral, não tem qualquer valor técnico, porque um programa invasor saberá quando contorná-la.
Bandido
Não é possível que ele falou em roubo de cargas , não tem mais onde apelar!! Revolução já!!