O ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), se manifestou, nesta segunda-feira, 29, sobre a viagem que os juízes do STF fizeram à Europa, onde participarão de eventos jurídicos no intervalo de duas semanas. Não há, contudo, informações sobre as viagens, o custeio e o período que ficarão fora do país.
Em nota enviada a Oeste, a assessoria do STF informou que o ministro irá a Madri a convite do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, responsável por custear as passagens e a hospedagem. A palestra não é remunerada. O evento ocorrerá entre 6 e 8 de maio.
Leia mais: “Julgamento do 8 de janeiro: Nunes Marques e Mendonça citam ‘incompetência’ do STF”
Nunes Marques destacou que não esteve no evento frequentado pelos colegas de Corte em Londres, no Reino Unido, na quinta-feira 25. Trata-se do 1º Fórum Jurídico — Brasil de Ideias, que reuniu dez autoridades do Judiciário brasileiro. Entre eles, os ministros Gilmar Mendes, Alexandre de Moraes e Dias Toffoli. A imprensa não participou.
Além de Nunes Marques, quem vai a Madri?
Nunes Marques, Gilmar Mendes, Toffoli e o procurador-geral da República, Paulo Gonet, estarão em um evento organizado pelo CFOAB e pela Escuela de Practica Juridica da Faculdade de Direito da Universidad Complutense de Madri.
Leia também: “Moraes manda prender marceneiro do 8/1 apesar de pedido de vista de Mendonça”
Na próxima sexta-feira, 3, Gilmar Mendes, Toffoli e Paulo Gonet também vão participar do Fórum Transformações — Revolução Digital e Democracia. O evento é promovido pelo Fórum de Integração Brasil e Europa, em parceria com o Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP). O IDP é de propriedade de Gilmar Mendes, que também será realizado em Madri.
Com exceção de Nunes Marques, nenhum dos ministros com participação nesses eventos, tanto em Londres quanto em Madri, prestou contas sobre as viagens. Nem o procurador-geral Paulo Gonet.
Em Londres, Alexandre de Moraes se recusa a conversar com jornalistas: “Nem a pau”
Durante o Fórum Jurídico Brasil de Ideias a que Nunes Marques se referiu, Alexandre de Moraes se recusou a falar com a imprensa. O evento ocorreu na quinta-feira 25.
+ Leia mais notícias da Política em Oeste
De acordo com o jornal Folha de S.Paulo, depois de os repórteres perguntarem a Alexandre de Moraes se ele atenderia à imprensa ao fim da cerimônia, o ministro respondeu: “Nem a pau”. Os jornalistas não puderam entrar no evento, que também teve a participação de outras autoridades, como os ministros Gilmar Mendes e Dias Toffoli.
Leia também: “‘A lei violou a lei’”, artigo de Ana Paula Henkel publicado na Edição 213 da Revista Oeste
Estranho! Porque esses juízes não fazem esses eventos en hotéis no Brasil? Tem tantos hotéis aqui.
Diziam os antigos: Diz-me com quem andas, e te direi que és. Ficou chato, né, douto ministro? Posso lhe assegurar que muitas pessoas de bem pensam assim.
O Prerrogativas está enchendo o bolso de tal forma que pode pagar isso ?
Parece ?
SUPREMO TRIBUNAL DE FALCATRUAS : VERGONHA !
tá sobrando ? diminuam a anuidade dos advogados, cujo interesse nessa palestra da Espanha é ZERO.
O gasto na defesa das prorrogativas seria mais produtivo.