O PT sonha em implantar o socialismo no Brasil, admite Dilma

Segundo a ex-presidente da República, o modelo chinês é um exemplo a ser observado

A Oeste depende dos assinantes. Assine!

-Publicidade-
Dilma Rousseff admitiu que o objetivo da esquerda é implantar o socialismo
Dilma Rousseff admitiu que o objetivo da esquerda é implantar o socialismo | Foto: José Carlos Daves/Futura Press/Estadão Conteúdo

A ex-presidente Dilma Rousseff admitiu, em entrevista concedida ao jornalista Breno Altman, do portal Opera Mundi, que o objetivo do Partido dos Trabalhadores (PT) é implantar o socialismo no Brasil. A declaração foi proferida na quarta-feira 8.

“Sempre sonhamos com isso”, afirmou a petista, ao ser perguntada se a esquerda não deveria ter como perspectiva a superação do capitalismo. “Talvez, essa seja a nossa utopia. Uma outra sociedade. Sem a menor dúvida, não queremos as sociedades socialistas históricas, que surgiram depois de 1917 [ano em que houve a Revolução Russa].”

-Publicidade-

Para Dilma, o exemplo de país a ser observado é a China. “Precisamos ver se, de fato, os chineses conseguirão um processo de transformação que acompanhe os aspectos sociais, econômicos, culturais e democráticos”, observou. “Acompanho muito a experiência chinesa. Eles têm feito algumas inovações, principalmente na promoção do socialismo de mercado.”

A petista ressaltou, no entanto, que ainda não houve nenhuma experiência bem-sucedida de países socialistas. “Esse é um grande desafio”, considerou. “Não houve uma experiência histórica que permita isso. Mas é um sonho da humanidade — há muito tempo.”

Dilma disse também que o socialismo deveria ser construído por meio do desenvolvimento sustentável. “A sociedade tem de contemplar a questão da natureza” afirmou. “E também a capacidade de termos uma relação com a natureza que não seja igual à atual, que eleva a temperatura, emite gases de efeito estufa e cria pandemias e doenças.”

E continuou. “Talvez, estejamos em um momento histórico especial, em que se amadureceram mais ainda as condições para que pensemos a respeito de uma outra sociedade — socialista, democrática e que respeite o meio ambiente.”

Modelo chinês

O massacre contra os uigures, povo muçulmano estabelecido na região autônoma de Xinjiang, localizada no noroeste da China, é um dos elementos que compõem o socialismo chinês. Há dez anos, a minoria islâmica é alvo sistemático do terror praticado pelo Partido Comunista. Liderada pelo presidente Xi Jinping, a ditadura chinesa enviou milhões de uigures para campos de concentração. A justificativa: suposto combate ao terrorismo.

Em entrevista à CNN, um ex-detetive chinês disse ter testemunhado diversas vezes o uso de métodos de tortura nesses locais, como eletrocussões e afogamentos. O ex-oficial, identificado apenas como “Jiang”, por temer retaliações de Pequim, revelou que os responsáveis pelas prisões têm de cumprir cotas de números de uigures a serem detidos. “Se quiséssemos que as pessoas confessassem algum crime, usávamos um bastão elétrico com duas pontas afiadas no topo”, explicou. “Amarrávamos dois fios elétricos nas pontas e os fixávamos nos órgãos genitais dos detentos.”

A brutalidade nos campos de concentração provocou desespero na população de Xinjiang, que não consegue procurar abrigo em outros países porque a ditadura chinesa usa recursos tecnológicos para vigiá-la. Em parceria com a Huawei, uma das maiores empresas da Ásia, o Partido Comunista elaborou um sistema de monitoramento que envolve a gravação de voz, o rastreamento, a reeducação ideológica e o reconhecimento facial de seus alvos. Nos últimos dez anos, aqueles que violaram a legislação e tentaram cruzar a fronteira para o Vietnã, o Cazaquistão, o Tajiquistão e o Camboja foram deportados para a China. O paradeiro desses cidadãos é desconhecido.

De acordo com a For The Martyrs, organização sem fins lucrativos que atua em defesa das liberdades religiosas, aproximadamente 2 milhões de uigures estão presos em campos de concentração. Isso representa 10% da população de minoria muçulmana.

Leia mais: “O jogo do gigante”, reportagem de Cristyan Costa publicada na Edição 58 da Revista Oeste

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

37 comentários Ver comentários

  1. Nao faz sentido. Essa materia de tortura e perseguicao esta sem pe nem cabeca. Se sao minoria, e o poder chines nao “gosta” deles ja teriam sido exterminados. Ou alguem em sã consciencia acredita mesmo q construiriam grandes prisoes, utilizando grandes recursos para manter uma “minoria” presa e sendo torturada? Sinceramente me parece com “os milhoes de mortos nas ruas do Brasil” , durante a fraudemia. Se a reportagem falasse em aniquilacao, ok. Mas isso eh conversa. Só podia ter sido emendada na conversa dessa sra desatirculada q infelizes um dia elegeram como “presidenta”. Acordo Brasil. Vamos estudar e trabalhar e assim podemos levar a vida a sério.

  2. Por que esse desgraçada não faz um favor para a humanidade e se mata? Se esse lixo imprestável em forma humana admira a ditadura chinesa, por que não se muda para lá e nos livra de sua presença nefasta? Morra criatura abjeta.

  3. É o que eu digo: não imteressa aos pagadpres dos impostos (incrivelmemte elevados e com justificativa questionáveol) a implantação do socialismo no Brasil. Qualquer tentativa nesse sentido representará uma ameaça `qa integridade do país e a evasão dos mesmos pagadores de impostos. A ameaça dessa senhora é um convite às FFAA para interferir já agora, antes das eleições. O “canto da sereia” de Lula atrai quem acha ou acredita que isso fará a vida melhor, não atentou para o rochedo na próxima curva que irá arrebentar o barquinho frágil que as promessas feitas representa. O povo não entende o que a NOM que Lulaquer enquadrar o Brasil é e vocês precisam esclarecê-lo

  4. E por causa de um povo acovardado, bocós que acham que lutar pelo país é passear na paulista em um domingo ensolarado, permitindo que foras da lei, inimigos da pátria, uma assassina como Dilma, se sintam a vontade de colocar todas suas mangas de fora quando e onde quiserem, eles irão conseguir.

  5. Não sei se realmente é um asno ou se faz de burra propositalmente. Acho estranho que não aprenda. E o pior tem gente que acompanha essas imundícies que saem das cloacas.

    1. O fascismo italiano propriamente dito, de onde vem essa palavra, era lightissimo em comparação ao regime chinês de partido único comunista, aliais o fascismo italiano propriamente dito só matou a cerca de 30 italianos antes entre 1923 e 1939 (e incluindo judeus e ciganos nisso) e dado que alguns esquerdóides usam essa palavra só como xingamento contra as melhores pessoas, me parece que não é o caso de dizer isso da China de partido único comunista.

  6. Vive no céu, mas quer o inferno. Porquê esses doentes não vão sozinhos? Têm que levar todo mundo junto? Coréia do Norte, China Rússia, Cuba, Venezuela os aguardam.

  7. A Dilma é fraca de neurônios, não tem nenhuma condição mental ou psicologica para
    comentar o exposto acima, igual ao molusco presidiário, alguém compila escreve o
    que esses ventrílocos vão falar, agora o povo Brasileiro esta ciente do que eles pretendem instalar esse “socialismo ligth” caso ganhem ,quem não aceitar irá fazer companhia aos iogures na china, essa e a ideia real dessa corja, o resto pura mentira.

  8. – China, um Pais com 1.4 bilhão de habitantes, 500 milhões são anafabetos, só supera a Índia que tem 700 milhões de analfabetos.
    – Seus trabalhadores tem os mesmos direitos que os de Cuba, ou seja nada ao quadrado. Fala em implantar o Socialismo e chamam o Presidente de Nazista, esse dementes tem que ser estirpados da vida pública o mais rápido possível ou vamos comer nossos 🐩🐺🐈🐕‍🦺

  9. Na boa!! A Oeste poderia entrevistar os LOUCOS dos manicômios que seria muito mais educativo do que esses esquerdalhas que repetem sempre a mesma coisa sem o menor fundamento! Ela não conhece a China de verdade, mentirosa contumaz.

  10. É inacreditável e inconcebível que uma revista como a Oeste ainda dê voz a um Cadáver Insepulto.
    Uma reportagem como essa me faz refletir se é vantajoso renovar minha assinatura.

    1. Ainda bem que a Dilma não estava como presidente na pandemia, já pensou?Ela iria obrigar a tomar banho de máscara quem tinha ducha corona.

  11. A China (exemplo a ser seguido pelo PT) não é aquele lugar onde as pessoas estão morrendo de fome dentro de casa em virtude de um Lockdown forçado ???

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.