Senadores do PT acreditam que o governo não deveria ter se intrometido na aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 8/2021, que limita decisões monocráticas, ou seja, individuais de tribunais superiores, como Supremo Tribunal Federal (STF) e o Superior Tribunal de Justiça.
À coluna, interlocutores de senadores do PT, partido que orientou voto contrário a PEC, comentaram sobre o voto favorável do líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), ao texto. Os parlamentares da base acreditam que deveria ter um “entendimento” entre o STF e o Legislativo antes de apreciar o texto.
Como mostrou Oeste, indiretamente, a ação do petista levou mais dois votos consigo: Angelo Coronel (PSD-BA) e Otto Alencar (PSD-BA). Ao todo, a PEC teve 52 votos a favor, sendo necessário, no mínimo, 49. Desse modo, o voto de Jaques Wagner pode ter sido decisivo para aprovação da PEC. Nos bastidores, os ministros do STF consideraram “traição” a ação do petista baiano e deram um ultimato ao Planalto: “ou Jaques sai, ou não vai ter mais papo entre o governo e o STF”.
A base governista considera que a leitura da aprovação da PEC traz é que houve um “confronto” entre os Poderes e que o Senado teria “derrotado” o STF. O senador baiano já havia sinalizado aos colegas de partido que participava de discussões com o relator da PEC, senador Esperidião Amin (PP-SC), e que surgiram algumas emendas de interesse.
No entanto, conforme interlocutores, antes de a base votar “qualquer coisa” sobre o tema deveria acontecer um entendimento entre o STF, até mesmo, entre os presidentes dos Três Poderes.
Além disso, a base petista considera que a PEC “fragiliza a democracia” e que, por isso, o governo “não poderia se intrometer na discussão”. Em paralelo, os parlamentares da base aliada de Lula acreditam que o voto contrário do líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), teria equilibrado em contraponto ao voto de Jaques Wagner.
A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].
Este cara, nada confiável, não me engana.
Ele é tão sem credibilidade, que sempre deixa algo ruim por trás daquilo faz.
Tô na expectativa….
Que rasteira o PT levou nessa…
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Jacxkes Rolex se superou…
Se estão com raivinha do Amigo, coloca para andar os processos de desvio de verbas do Ex-Governador da Bahia!!
É alguma jogada de Jaques Wagner que tem interesses escusos!
O Supremo TALIBÃ Federal é uma ditadura corrupta, desonesta e agora até assassina (Clézão).
Eu acho tudo isso um Grandessíssimo TEATRO das tesouras versão stf tse stj nazistas…
Podem colocarem suas barbas de molho…. É teatral!!!
O stf deve ser punido, pois foram e são golpistas…fraudadores de eleições …estupraram a ISONOMIA, perseguição política foi a máxima dessa eleições e outras que virão….taí uma boa aposta para todo esse teatro….o stf VAI intervir nas eleições municipais.
Tenho certeza!
Só espero que ninguém esteja achando que Jaques Wagner, vulgo Jaques Rolex tenha tido um surto de honestidade.
Piada do dia:
…..”a base petista considera que a PEC “fragiliza a democracia”….
Qual democracia ? Só se for a democracia relativa, defendida pelo lulopetismo.
PT falando em democracia. É hilário, pois em lugar nenhum comunismo/socialismo foi, é ou será democracia.