A cantora Marisa Monte e a atriz Glória Pires estiveram no Congresso Nacional para tratar do Projeto de Lei (PL) da Censura, que visa a cercear as liberdades nas redes sociais. As artistas compareceram às sedes do Legislativo na terça-feira 25, quando a Câmara dos Deputados aprovou a urgência do texto.
Mas a preocupação dos artistas não é a possível restrição das liberdades individuais na internet. Marisa, por exemplo, disse que sua presença no Congresso teve o objetivo de “restabelecer os direitos dos músicos”, que se perderam na migração das plataformas analógicas para as digitais. Ela afirmou também que a expectativa é “oferecer aos atores os direitos sobre a reprodução de suas imagens, de suas novelas”. Glória endossou as declarações da cantora e rechaçou a discussão sobre a censura nas redes sociais. “Está se falando de direito autoral”, salientou.
O que querem os artistas?
Marisa e Glória querem que um trecho da matéria, elaborada pelo deputado federal Orlando Silva (PCdoB-SP), mantenha a determinação segundo a qual os artistas devem ser remunerados pela exibição de obras em plataformas de streaming.
“As obras literárias, artísticas ou científicas, protegidas por direitos de autor ou direitos conexos utilizadas pelas plataformas digitais de conteúdos de terceiros e provedores de aplicações ofertantes de conteúdo sob demanda ensejarão remuneração a seus titulares, na forma de regulamentação pelo órgão competente”, diz um trecho da matéria.
Na terça-feira 25, a Câmara dos Deputados aprovou a urgência do Projeto da Censura. O leitor pode acessar reportagens sobre o assunto ao clicar neste link.
Marisa Monte (de m…) E Glória (anta) Pires…. Kkkkk, quanto lixo heim!?!?
Essa Marisa Monte tem cara de mulher suja, de gente que nunca se lava! Deve ter um fedor horrendo!
Pensam somente neles…a população que se lixe…nós que pagamos até o papel higiênico deles pra limparem a b…..
As vezes acho que nós merecemos isso…prestigiamos demais
Não pensam nada Nem sabem onde estão. Só querem parasitar
E a CEN-SU-RA ?!!! QUE FICA PELAS MÃOS DO COMUNISTA ORLANDO SILVA ?!
Não passam de um bando de mercenários.
Para o conteúdo autoritário, as idiotas latinoamericanas nem dão bola. Pudera, lendo Caras !
Muitos artistas não estão preocupados com a censura porque sabem que não se aplica aos esquerdistas e, portanto, à quase totalidade deles. Confiam e esperam que a esquerda se perpetuará no poder.
E aí, artistas? Vocês que passaram 23 anos combatendo a censura, faz o L agora!
REACIONÁRIAS E ALIENADAS! FILHAS DA CLASSE MÉDIA DA ZONA SUL DO RIO DE JANEIRO. NÃO ESTÃO NEM AÍ PARA NINGUÉM! SÓ VIVEM EM FAZENDAS E EM PORTUGAL!!!!! QUEREM SABER DE ‘DIREITOS AUTORAIS’ E OS OUTROS QUE SE EX-PLO-DAM!!!!!
Tá uma zona. Todo mundo se mete: celebridade, advogado, ministro…
Adeus institucionalidade. desprezo pela democracia.
Escutam todo mundo. Mas será que ouvirão o povo???
Essas celebridades apoiam esse troço todo que, lá na frente, vai acabar destruindo a arte.
Se pensarem artisticamente…. é, deixa pra lá.
GENTE REACIONÁRIA!
Elas não se dão conta que o streaming é um impulsionador do sucesso delas, que jamais teriam se não fosse tão vistas. Pagar direitos autorais é um pavio curto.
Em breve, sem streaming, caem no ostracismo.
Você tem razão. O que vai acontecer, se as plataformas tiverem que pagar, vai repassar para o consumidor. Enfim, o consumidor a grande maioria não tem como pagar, aí, caíram num ostracismo.
Só olham para seus umbigos e mais nada.Artistas canalhas.
Vejam bem! a senhora Marisa Monte está preocupada apenas com dinheiro, pouco importa o teor da tal lei que irá amordaçar o povo.
Essa gente acha que ainda estamos em 2003.