Movimentos sociais, entidades de classe e organizações de direitos humanos se reúnem na sexta-feira 25, no Largo de São Francisco, em São Paulo, para promover um ato em defesa da soberania nacional diante de pressões externas recentes. Entre os participantes confirmados está a seção paulista da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Receba nossas atualizações
A União Nacional dos Estudantes, o Instituto Vladimir Herzog e o grupo Prerrogativas estão na lista de entidades promotoras do evento. A Associação Brasileira de Imprensa, a Comissão Arns, a Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo, o Fórum das Centrais Sindicais, o Instituto Brasileiro de Ciências Criminais e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência completam o time de organizadores do protesto.
Reação da OAB às pressões dos Estados Unidos
O evento, que tem apoio da OAB, responde às ameaças de aumento de tarifas feitas pelo presidente norte-americano, Donald Trump, e ao anúncio sobre revogação de vistos para ministros do Supremo Tribunal Federal entrarem nos Estados Unidos. O objetivo é demonstrar apoio ao Judiciário e ao Ministério Público, ambos atingidos por ações do governo norte-americano, além de criticar supostas ingerências em assuntos internos do Brasil.
A manifestação busca inspiração em um ato ocorrido no mesmo local em agosto de 2022, durante o período eleitoral. Na ocasião, organizações se mobilizaram pela “democracia” em meio a “temores de ruptura institucional” com a possível reeleição de Jair Bolsonaro.
Desta vez, os organizadores não esperam reunir o mesmo público que ocupou o pátio e arredores da faculdade em 2022. O encontro ocorrerá no salão nobre da instituição.
Lamentavelmente, ao se juntar a uma penca de puxadinhos do PT, a outrora respeitável OAB se iguala a eles.
Na Brasil Paralelo assistam um especial falando do fim do império e do início da OAB. Temos muito pano pra manga…
OAB desnecessária e omissa tanto quanto o Senado ladrão e a Câmara comprada!
Sempre os mesmos grupelhos ligados aos cofres da naçao e aos esquerdistas
OAB, espertona, ou espertalhona: viu a edição / corte, feito não sei por quem, liberado pelo STF do depoimento do G DIAS? Diz aí OAB: editar documetno público é crime?
Lembrem se desta a sigla OAB, a inutilidade a serviço da ditadura
Poxa, eu até estava gostando da nova gestão da OAB-SP, mas depois dessa, perdeu meu respeito. Todas as demais entidades listadas já perderam o respeito faz tempo.
Vilela é o que, qual o curriculo desse cara? Lacrador e apoiador da tropa PeTista.