‘Pacheco está atropelando a Lei do Impeachment’, afirma Lasier Martins

Parlamentar criticou o presidente do Senado, que determinou o arquivamento do pedido de impeachment de Alexandre de Moraes
-Publicidade-
Lasier Martins participou de <i>Os Pingos nos Is</i>
Lasier Martins participou de Os Pingos nos Is | Foto: Reprodução/YouTube

O senador Lasier Martins (Podemos-RS) concedeu entrevista ao programa Os Pingos nos Is, da rádio Jovem Pan, exibido nesta quarta-feira, 25.

Durante a conversa, o parlamentar criticou o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, que rejeitou o pedido de impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), protocolado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro. “Isto é irregular; Pacheco está atropelando a Lei do Impeachment”, asseverou Lasier.

Em discurso proferido nesta quarta-feira, Pacheco determinou a rejeição da denúncia “por falta de justa causa e falta de tipicidade [adequação à norma]”. Conforme noticiou Oeste, a decisão foi tomada com base no parecer da Advocacia-Geral do Senado, que considerou o pedido improcedente.

-Publicidade-

Com isso, Pacheco disse que espera “construir um marco de restabelecimento das relações entre os Poderes, da pacificação e da união nacional”.

Máquina de arquivar pedidos de impeachment

Lasier afirma que pedidos de impeachment de ministros do STF deveriam ser avaliados por todo o colegiado do Senado, e não apenas por Pacheco. “Não é coerente, lógico, que apenas uma pessoa decida, sozinha, analisar os requerimentos”, criticou. “Seria interessante o presidente compartilhar a responsabilidade com os outros integrantes da Casa.”

O parlamentar chama atenção para a quantidade de pedidos de impeachment negados pelo Senado Federal. “Desde a época de José Sarney, Renan Calheiros, Eunício Oliveira e, principalmente, Davi Alcolumbre, que arquivou 38 requerimentos, há irregularidades na condução desses procedimentos”, observou. “Agora, mais um pedido será sepultado.”

Leia também: “Pacheco vai se encontrar com governadores na semana que vem”

Telegram
-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

23 comentários

  1. O Lasier é um batalhador em termos de alterações na legislação em torno do STF. Mas, como a maioria do povo brasileiro, não veremos neste século o que era almejado: alterações no sistema de indicações e nomeações para o STF, observância de nomeação de juízes concursados de carreira, limitação do tempo de permanência no cargo e acabar com decisões monocráticas e que atropelam a CF.

  2. “É urgente ter paciência.” A democracia no Brasil é irreversível. Todos esses traidores da pátria, como Pacheco, serão varridos da vida pública em breve, e quando os bons políticos forem maioria não apenas o Xandão, mas os demais ministros do TSE, todos cúmplices desses inquéritos ilegais, serão defenestrados. E tudo dentro da lei.
    Não há como deter um rio como esse. O povo exige liberdade e justiça, e o povo sempre vence um dia.

    1. Fui cerdeada em responder para dois comentários … de Luiz Antonio Alves e Fernando Cavalcanti Campos ….quero acrescentar que concordo com os comentários , pelos quais fui proibida pela censura da rede social …. é a vergonha dos dias atuais . Falta de Liberdade de Expressão . Pronto falei !

  3. “É urgente ter paciência.” A democracia no Brasil é irreversível. Todos esses traidores da pátria, como Pacheco, serão varridos da vida pública em breve, e, quando os bons políticos forem maioria, não apenas o Xandão, mas os demais ministros do STF, todos cúmplices desses inquéritos ilegais, serão defenestrados. E tudo dentro da lei.
    Não há como deter um rio como esse. O povo exige liberdade e justiça, e o povo sempre vence um dia.

  4. A desgraça da Justiça brasileira se chama escritório de advocacia. Sempre tem um escritório enrrustido por trás dos interesses, seja do político, seja do juiz, seja do empresário. A dona Vivi, Toffoli, Gilmar Mendes, Pacheco etc etc etc que o digam…

  5. Pois é…ele e outros muitos estão com cardápio ditadorial em suas agendas diárias. O que fazer? Alguém tem a resposta do que fazer dentro das 04 linhas da constituição? Bom agir enquanto a tempo

  6. Ele está com o rabo muito preso pois representa a Vale no caso de Brumadinho e está nas mãos do STF tentar reduzir a indenização bilionária que a empresa tem de pagar.

  7. COVARDE? Não, mais um atuando em prol de si mesmo.
    A desculpa é pacificar, o ato prático é enterrar o pedido sem análise ou risco.
    E o faz tentando ganhar pontos particulares, esse cargo propicia a barganharia.
    O encontro com a verdade será em 07/09! O povo dará o rumo!

  8. Precisamos exercer extrema pressão nesse vagabundo do Pacheco. CPI do circo abriu imediatamente, impeachment pedido por mais de 2 milhões de brasileiros e o presidente ele si quer coloca pra ser votado.

    1. Esse está se desenhando como a maior ameaça ao Brasil. Um monstro. A pauta dia 7 está clara e correta, mas que esse lobo, que a mídia coloca em pele de cordeiro, merece uma grande manifestação de repúdio deixando claro q nem todos os brasileiros são idiotas para não odia-lo, merece. Esse é o político larápio criado pelo sistema, como Aécio, fhc, serra, para ser o bonzinho. E tem muito brasileiro que vai nessa.

  9. Bom dia!!!
    26/08/2021
    Cariacica-ES
    Enquanto o congresso estiver com o rabo preso nas mãos dos irmãos metralhas do STF,e os irmãos metralhas do STF com o rabo preso nas mãos do congresso,nada vai para frente neste país, temos que renovar o congresso e caçar os direitos e poderes dos atuais irmãos metralhas do STF,o órgão é uma instituição seria,o que não são sérios são os irmãos metralhas fantasiados de ministros.

  10. Pacheco e sua banco de adevogados da Advogacia Geral do Senado erraram em várias ocasiões. 1º – Não reconheceram como inconstitucional várias decisões ilegais do sinistro Alexandre de Moraes de forma monocrática; 2º – Não aceitaram como Justa Causa o pedido da AGU e, 3º – Pacheco do alto de seu pedestal e de sua arrogância reconheceu como perfeita a decisão de seus subordinados dando a entender que o pedido do impeachment do xerife do STF, elaborado pela AGU em nome do Presidente da República foi MAL FUNDAMENTADO (?).
    Como disse Augusto Nunes….”atos de covardia requerem muita coragem”.

  11. Pacheco não está preocupado com o equilíbrio e harmonia dos Poderes . Suas preocupações são puramente pessoais . Interesses em decisões do STF , que o beneficie .

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Meios de pagamento
Site seguro