Uma pane no avião presidencial irritou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, informou o jornal O Estado de S. Paulo, nesta quarta-feira, 2. O modelo da aeronave, comprada há 18 anos, é considerado antiquado por Lula, que comentou a suposta necessidade de substituição por razões de segurança.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Depois de uma falha técnica em uma turbina, o avião precisou voar por 5 horas para queimar combustível. A primeira-dama, Janja da Silva, sugeriu passar mais uma noite na Cidade do México, mas Lula decidiu embarcar todos na aeronave reserva, ainda naquela noite.
Durante o voo, houve tensão e discussões sobre a compra de um novo avião presidencial ou sobre eventual reforma das aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB). O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, interrompeu suas férias para discutir o assunto com Lula e com o comandante da Aeronáutica.
Leia também: “Casal Lula & Janja já deu seis voltas ao mundo”, reportagem de Anderson Scardoelli publicada na Edição 198 da Revista Oeste
Lula manifestou interesse em substituir o atual avião por um jato A-330, que oferece mais espaço e conforto. No entanto, a conversão do Airbus para uso executivo é complicada, por causa da necessidade da FAB.
“AeroLula”
Segundo o Estadão, desde o começo de seu governo, Lula manifestou a intenção de substituir o A319-ACJ, conhecido como “AeroLula”, adquirido em seu primeiro mandato, em 2005. A Aeronáutica já possui duas dessas aeronaves, compradas durante o governo de Jair Bolsonaro, em 2022, ao custo de US$ 80 milhões cada.
O plano de Lula era garantir mais espaço, conforto e uma área ampliada para convidados e a equipe de apoio. Entre as exigências estavam uma suíte com cama de casal, banheiro com chuveiro, gabinete de trabalho privativo, sala de reuniões e aproximadamente cem poltronas semileito.
No entanto, o projeto enfrentou dois obstáculos. A Força Aérea Brasileira necessita dessas aeronaves para missões de reabastecimento em voo de seus caças, transporte rápido de tropas e operações de resgate médico. Além disso, o custo de adaptação do Airbus para um arranjo executivo personalizado é elevado.
Este casal de Borr botas ainda vai nos fazer pagar por um avião novo…Caspite.
Então o faraó quer mais luxos a custa do nosso dinheiro, por que não viaja em vôos de carreira? Há, lá tem pessoas comuns…..
muito suspeita esse “problema técnico”… Isso ocorreu para o Luladrão mentiroso dizer que precisa comprar uma aeronave nova e caríssima. E claro, a Canja louquinha para comprar um avião novo para ela fazer o que mais quer: “Suruba is in the air”….
Esse FDP que fique em terra ou viaje com avião de linha, não é o pai dos pobres?
O vigarista tá quebrando o país e os lambe saco da imprensa/artistas Rouanet/burros ficam de quatro pro FDP meter até o talo.
Viagem em cima de viagem numa gastando desenfreada, não deixa tempo nem para as manutenções do avião.
Viagem em cima de viagem numa gastando desenfreada, não deixa tempo nem para as manutenções do avião.
Isso tudo foi orquestrado pela liderança da quadrilha petista. Para querer justificar a compra de outro avião com nosso dinheiro, como de praxe deste energumeno.
O Ladrão quer gastar o erário, e a população que se lasque!
Está parecendo a história dos móveis que sumiram! Será uma pane fake?
Comprar com o dinheiro dos outros é fácil, manda arrumar como todos os cidadÃOS fazem. É só parar uns dias com essas viagens , vão ser duas economias de dinheiro do povo brasileiro.