A ministra do Planejamento, Simone Tebet, afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva autorizou a liberação de quantos créditos extraordinários forem necessários para combater os incêndios no Pantanal. Segundo ela, se for preciso, a equipe econômica fará a liberação dos recursos.
“O presidente Lula disse inclusive para mim: ‘Crie quantos créditos extraordinários forem necessários. Não pode [sic] faltar recursos'”, contou Tebet, em participação no programa Bom Dia, Ministra, da EBC, nesta quinta-feira, 18. “Se precisar de mais recursos, nós estaremos liberando também.”
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Na declaração, a ministra elogiou o trabalho do governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB). Segundo ela, apesar de o gestor estadual ser de partido diferente do governo, ele tem trabalhado junto do Executivo federal na preservação do Pantanal.
Pantanal com recordes de focos de calor
A promessa de destinação de recursos para prevenção de incêndios no Pantanal ocorre em meio ao recorde de focos de calor (nome técnico que significa incêndios florestais e queimadas) para um primeiro semestre. De janeiro a junho deste ano, o bioma registrou 3,5 mil ocorrências desse tipo, conforme o Aqua, satélite de referência do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Trata-se do maior volume da série histórica para o período, com dados completos desde 1999.
Informações a respeito da situação do Pantanal estão, a saber, na reportagem “O Brasil está pegando fogo”. Com produção do jornalista Anderson Scardoelli, o conteúdo foi publicado na Edição 224 da Revista Oeste.
Leia mais:
Revista Oeste, com informações da Agência Estado
Que essa mocinha me desculpe, mas a realidade é que, pela expressão do rosto, pelo palavreado sempre e completamente oco, a ausência de qualquer sentimento de preocupação mínima com aspectos relevantes da vida (exceto de sua própria vida) nela se colhe, remetendo a imagem melancólica de um minúsculo pão de queijo embolorado esquecido em algum recanto de cozinha mineira.
A Natureza vai cobrar dessa senhora e de todos os que fizeram a escolha infeliz por esse governo incompetente e perdulário.
Todo dia uma promessa. Realidade nenhuma. Só tragedias e despesas inuteis.