Em crise, o Partido Novo vive um processo de desidratação desde que foi fundado, em 2011: mais da metade dos brasileiros que se filiaram à legenda já deixou a sigla. Os registros dão conta de 35,5 mil desfiliações, número que já supera o de filiados atuais, 33,8 mil, informou nesta sexta-feira, 3, o jornal O Estado de S. Paulo. Somente em julho, foram mais de mil desembarques.
A direção do Novo debitou na conta da polarização o derretimento da legenda, além da expectativa não concretizada de abrir diretórios em diversas cidades. Para o partido, a luz no fim do túnel está na eleição do ano que vem. João Amoêdo, um dos fundadores da legenda, tem feito oposição ao governo do presidente Jair Bolsonaro, visto pelo eleitorado como ajuda indireta a Lula.
Leia também: “Deputado acusa Amoêdo de pedir ‘oposição sem proposição'”
A ideia do Novo me surpreendeu no início. Mas falta conteúdo ao partido. Falam o tempo todo em incentivar a iniciativa privada e diminuir a burocracia mas não conceguiram convenser os autônomos e pequenos e médios empresários. Parece um discurso motivacional da HINODE.
que afunde!
Um abobado. Um cara legal, competente, chefe de família etc mas politicamente um lixo globalista. Capacho de Soros e do ex empregador
Penso que dissidentes do NOVO tipo o Ricardo Salles e outros que ainda lá estão como o governador ZEMA de MG, deveriam compor com o presidente Bolsonaro para a formação de CHAPA vitoriosa em 2022. Creio que até ALCKIMIN agora dissidente dos tucanos poderia dar apoio a essa chapa tipo Bolsonaro/Alckimin como candidato a vice presidente com posterior inversão em 2026, Alckimin/Bolsonaro. Creio que como ex tucano desde MONTORO e COVAS essa união poderia ser vitoriosa e evitaria a catástrofe do retorno de Lula ora apoiado até pelo esclerosado FHC.
Você, Antonio, ainda tem coragem de falar em PSDB? O que o PSDB fez desde sua fundação é exatamente o que o Novo está fazendo agora. Primeiro, vêm com uma conversa fiada de inovação, de integridade e outras belezas. Passa o tempo, se não é governo, adere à oposição, mesmo que para isso tenha que se juntar a partidos como o PT. Vide esse velho estúpido FHC. Entendeu? São todos farinha do mesmo saco. Só o poder interessa e o povo que se dane. Mas o que assusta é saber que não tem um só que seja capaz de atuar com integridade, com espírito público, com moral, com honestidade. A falha de caráter em todos esses aí é gritante e revela que são burros demais, estúpidos a não mais poder, uns asnos que pensam que todos somos idiotas retardados. Ainda vão pagar muito caro.
Me entusiasmei com o partido no início, porém o NOVO passou a defender pautas e a se posicionar como PSDB ou MDB. Lamentável…. O Amoendo age como um ditador e dono absoluto do partido.
Minha filha tem 37 anos. Acreditou nesse picareta milionário do Amoeba. Se arrependeu. Pensou que esse partido não fosse de esquerda. Descobriu que é a nova esquerda da Faria Lima.
Tem que mudar o nome para Partido Velho, este Amoeba é um mentiroso e traidor.
“Novo PSDB”… a mesma BOSTA que estamos cansados de combater, só que com nova roupagem. Mas a roupinha caiu…
De novo não tem nada. É só observar as atitudes desse Amoêdo. Não propõe nada em favor do povo brasileiro e do governo. Se acha a carta na manga. Virou um ninguém. Fica vomitando imbecilidades.
Ameba é apenas mais um melancia (verde por fora, vermelho por dentro) que deixou o poder subir à cabeça até que ele mesmo afundasse seu partido – ainda não entendo como gente sensata como Van Hattem e Zema continuam filiados a esse puxadinho do PSDB e PSOL.
Partido parecia muito promissor mas o dono dele se perdeu, se vendeu e espero que acabe.
Se querem salvar a ideia desse partido, cortem a cabeça desse amoedo
Mais um enganador no caminho da galeria do ostracismo.
Isso é o que dá gente se meter em política sem ter leitura de política. Achando que só porque manja de bolsa de valores, sabe o que precisa para fazer política. Consequência? Falta leitura do momento político. Assim como o PSDB, acreditam que tem um eleitorado. Ora, quem deixará de votar no PT para votar no PSDB, seja o original, seja o limpinho (Novo)? Sempre souberam que o grosso dos filiados era de conservadores que não tinham nenhum canal antes. E sempre deixaram esses de escanteio. Agora…
O Novo poderia perfeitamente ser agora a 3º via que tantos desejam, mas preferiu ser apenas um PSDB mais limpinho e menos corajoso!
Amoedo faz oposição ao governo em tudo.. não apóia uma pauta se quer.. se opõe só pra ser do contra e não a fazer do crescimento do Brasil..
Amoedo morreu quando achou que surfar na onda da mídia esquerdista ia lhe trazer prestígio. Caiu da prancha e ficou no meio do mar. De lá começou a insultar quem poderia salvá-lo. Acabou se afogando, não na água, mas nas suas próprias palavras e ações. O mar é um bom cemitério para quem deve ser esquecido.
O Novo faz juz ao velho ditado popular:
“por fora bela viola, por dentro, pão bolorento.”
Perdeu uma excelente oportunidade ao decidir fazer oposição irracional. Van Hatten é um exemplo do perfil a ser seguido pelo partido.
Amoêdo criou o partido com um projeto MAS com o início do Governo Bolsonaro e sua pífia votação em 2018, esqueceu o Estatuto o seu discurso e se aliou a esquerdalha, ignorando deputados do partido como o coeso Marcel Van Hatten. Quem tem que deixar o partido, para o bem da sigla, é o João Amoêdo, um zero a esquerda na política.
Estou de acordo, Eraldo. Acredito que por enquanto outro que merece nosso apoio é o governador Romeu Zema.
Tchau querido
Demitam o Amoedo que ai volta muita gente. Lá tem deputados e um governador valisíssimos… vão vão também recebendo críticos. É uma pena o novo se tornou velho muito rapidamente. Nem o co-fundador está mais na sigla.
NOVO no nome, porque, na maneira de agir, é tão velho quanto os demais. Só legisla em causa própria.
Fui um dos primeiros filiados e coloco a conta 100% no Amoêdo. Fundou e afundou o partido.
Partido novo, de novo só tem o nome!
Costumes e militância contra Bolsonaro é o mesmo que esteve no poder, com raríssima excessão de um ou outro deputado/senador que apóia a democracia
Concordamos 100% Jorge.
Isso aí, enquanto apoia Bolsonaro, cresce; abandona, diminui. Dória, Pepa e o ator pornô não têm mais eleitores.
Não merecia outro destino !
Idêntico ao MBL, Agripinos, Joices, Frotas e por aí vai.
A população aprendeu a enxergar os oportunistas sugadores e escroques.
Zema devia sair logo desse partido patético, junto com o Van Hatten.
O Amoedo Low Energy é patético, ridículo e só sabe jogar para a plateia daqueles igualmente frouxos e sem conteúdo.
Meus caros comentaristas: vejam o que é o governo JB: dia D, renovação da habilitação no Detran e exame na clínica; dia D+1, carteirinha nova no celular. Estresse zero.
Inovação e progresso.. top
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, que ainda é filiado ao Novo, parece fazer a diferença, com uma administração seria, coloca as finanças do estado em dia, ante o desastre que foi a administração anterior, do PT.
Esse é esperto. Está pavimentando o caminho dele para 27, qdo poderá suceder JB.
Só mais uma coisa: os desastres fiscal e administrativo dos governos do PT não é fruto de incapacidade, é METODO e objetivo político. Pensem bem nisto.
Tem muitos canais de youtube que tem mais seguidores do que esses ridículos 35.500 filiados. Um partido que já nasceu velho, apenas uma dissidência dos tucanos, se é que podemos dizer assim. Amoeda…. pois sim.
Perfeito!
Ricardo Salles um excelente ministro que, infelizmente , não aguento a pressão do lobby do Meio Ambiente e pediu pra sair , foi do Novo e saiu desse partido que de “novo” só o nome mesmo! Amoedo é um Tucano disfarçado.
Aguentou*
Mas o que eles esperavam? De pessoas como a Marina Silva o povo já não aguenta mais!!!
Um partido insignificante em termos de projetos para com o Brasil, cujos objetivos são garantir uma boa fatia do fundão eleitoral, os interesses pessoais de alguns personagens, como o Amoedo, e prejudicar o governo atual. Um lixo de partido.
Vc está enganado, o projeto do partido era excelente para o país. Não usam o fundo eleitoral. Amoêdo escolheu o caminho errado.
Você disse o projeto ERA, se mostrou inócuo! Não usar o fundo eleitoral, não é mérito nenhum se apoiar quem descaradamente saqueou o país.
Novo é mais do mesmo q se ve na política a 40 anos. Hoje virou um puxadinho da esquerda por conta da idiotice de seu fundador q em pouco tempo mostrou q partido n passava de mais uma farsa com sua linda roupagem de liberal. Ainda tem personagens com integridade que com certeza tbem irão desembarcar dessa furada.
O Novo veio com a ideia de ser diferente, um bom líder e boas propostas. Mas caiu no limbo, uma vala onde desagrada a todos.
Erro fundamental em política, criminalizar os políticos. Nunca deu certo, desde Jânio, passando pela UDN.
O novo ficou velho e vai ser insignificante.
Um novo que não tem nada de novo
É um novo PSDB, cara de PSDB e comportamento de PSDB. Esse Amoêdo é um político tipo o calça apertada. Amoêdo acabou com o partido.
A certeza que tenho é que se fosse criado um partido com linhas de atuação liberais e conservadoras, capaz de garantir a autonomia de seus representantes, seria provavelmente a maior legenda do Brasil em rápidos 15 anos.
Um imbecil