Problema teria ocorrido em condado do Estado de Michigan
O presidente Donald Trump não é o único integrante do Partido Republicano a falar em fraude no processo eleitoral dos Estados Unidos. Em coletiva de imprensa no fim da tarde desta sexta-feira, 6, a presidente da agremiação no Estado de Michigan, Laura Cox, afirmou que um problema em software acabou por contabilizar de forma irregular cerca de 6 mil votos para o democrata Joe Biden.
Mais sobre as eleições nos EUA
→ Estado-chave dos EUA, Geórgia vai recontar votos
→ Funcionário dos ‘Correios dos EUA’ é preso por irregularidades
→ Na Pensilvânia, 21 mil mortos constam na lista de eleitores
De acordo com Laura, o problema ocorreu no Condado de Antrim, no noroeste de Michigan. “As cédulas foram contadas para os democratas [mesmo estando] destinadas aos republicanos, causando uma oscilação de 6 mil votos”, denunciou a presidente local do Partido Republicano. “[Tiveram] que contar manualmente todas as suas cédulas”, prosseguiu a dirigente política, conforme destacou o próprio site da legenda.
A situação destacada por Laura foi, em certo grau, confirmada pelo comando do condado. No Facebook, os responsáveis pelo Condado de Antrim admitiram que os “resultados não oficiais publicados estavam incorretos”. Até o momento, o resultado oficial da votação presidencial norte-americana não foi divulgado pelas autoridades locais. Segundo o painel exibido pelo site do jornal The New York Times, Trump teve 9,8 mil votos, enquanto Biden somou 7,3 mil.
This is big. The software used to tabulate the votes in one county sent at least 6,000 Trump votes to Biden. 47 counties used the software. Other states may have, too. Was it a glitch or a "feature"? pic.twitter.com/eeV4VebbPd
— Ian Miles Cheong (@stillgray) November 6, 2020
Além de Antrim
A presidente estadual do Partido Republicano garantiu, entretanto, que Antrim não foi o único problema da votação em Michigan. Laura Cox disse ter descoberto que outros 47 condados do Estado utilizaram o mesmo tipo de software. O número representa a maioria dos condados do Estado do Meio-Oeste norte-americano, que conta com 83 no total.
“O povo de Michigan merece um processo transparente e aberto. Os eleitores merecem saber que todos os votos legais estão sendo contados. E o Partido Republicano de Michigan continuará lutando para garantir que isso esteja ocorrendo em nosso Estado”, finalizou Laura. Pelos dados, o democrata Joe Biden aparece como vencedor na briga pelos 16 delegados estaduais.
Eu vou abrir uma fornalha pra jogar esses michês do pcch dentro.
”A árvore da liberdade de tempos em tempos tem que ser regada com o sangue de patriotas e tiranos.” Thomas Jefferson.