O deputado Paulinho da Força (Solidariedade-SP), antigo aliado do PT e de partidos de esquerda, apresentou na quinta-feira 27 um projeto de lei para impedir a entrada de estrangeiros que atentem contra instituições e autoridades brasileiras.
A justificativa do parlamentar para a proposta é a decisão do Comitê Judiciário da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, que aprovou um projeto que barra a entrada do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes naquele país.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
O deputado não explica o que seria um “atentado” contra instituições e autoridades brasileiras. Conforme a minuta do projeto, caberia ao ministro de Estado da Justiça e Segurança Pública decidir quais atos se enquadrariam na norma. O texto também exige que o objetivo do atentado seja constranger e punir autoridades brasileiras “em decorrência de atos praticados no exercício legítimo do poder constituído”;
Para o deputado, a medida do Congresso norte-americano representa uma “ameaça direta à soberania brasileira e à liberdade de expressão no país”. “Torna-se, assim, indispensável estabelecer mecanismos baseados no princípio da reciprocidade de modo que se responda proporcionalmente a atos legislativos de outros países que, em essência, possam constituir afronta à independência e à autoridade das nossas instituições”, escreveu Paulinho da Força, na justificativa.

Projeto de Paulinho da Força quer evitar ‘constrangimento’ a autoridades brasileiras
O texto de Paulinho da Força também afirma que “a proposta visa a salvaguardar a integridade institucional dos Três Poderes brasileiros e proteger a soberania do Estado diante de ações estrangeiras que venham a limitar, de modo unilateral e punitivo, a livre circulação de magistrados, parlamentares e outros em virtude de decisões que proferem no exercício de suas funções”.
“Busca-se, com o projeto, coibir práticas que possam resultar em constrangimentos, sanções ou bloqueios pessoais fundados no exercício regular da função”, diz a justificativa do projeto, que altera a Lei de Migração, de 2017.
Para passar a vigorar, o texto precisa ser aprovado pela Câmara dos Deputados, pelo Senado Federal e então, sancionado pelo presidente Lula.
O projeto aprovado na Câmara dos EUA contra Moraes
O projeto que impede a entrada de Moraes nos Estados Unidos foi apresentado em setembro do ano passado, depois que o ministro mandou bloquear o Twitter/X no Brasil.
Na última quarta-feira, 26, o Comitê da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, que possui atuação semelhante à da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara brasileira, aprovou o projeto, que será agora votado no plenário e depois no Senado.
O dispositivo “No Censors on our Shores Act” (Sem Censura em Nosso Território), prevê que autoridades estrangeiras que atuarem contra a liberdade de expressão de cidadãos norte-americanos sejam impedidas de entrar nos Estados Unidos ou possam ser deportadas.
Redação Oeste, com informações da Agência Estado
Puxa saco petista, ridículo como sempre, quem ele pensa que é? O PT e seus aliados, junto com o STF, tem projeto de acabar com a verdadeira democracia no Brasil, esperamos que sejam interrompidos pelo EUA, pois o Senado federal brasileiro em sua maioria, são covardes, em não colocar a votação do impeachment do ditador Alexandre Ridículo de Moraes! Deus salve o Brasil desses verdadeiros demônios da Pátria!
Pareceu piada esse é outro que nunca trabalhou na vida e tbm nunca passou do ginásio estudando , quer retaliar o EUA? Qual será a importância que os americanos dão a esse boboca?
Assaltante bandido da política rasa brasileira. Este elemento encastelado na sua capitania hereditária sindical, vale tanto quanto um rolo de papel higiênico em banheiro público. Exala nos registros -todos!- fotográficos conhecidos de sua fuça, um zé mané locupletando-se com as migalhas caídas ao chão da ladroagem nacional, que é promovida sobre a mesa imunda das negociatas deste governo imposto a nós todos pela fraude escancarada.
Brincalhão. Lech Walesa vomitaria se escutasse. Voltaire já dizia:
*A politica é o meio através do qual os homens sem principio dirigem os homens sem memoria*
Uma pulga no leão
Não se deve dar nenhuma menção a um canalha destes.
Este sacripanta sempre foi um vampiro a serviço da esquerda e um hipocrita do sindicalismo aparelhado
Eu torço pra que eles prendem as autoridades brasileiras ,ou faça igual ao Mossad , se existe algo que destrói o Brasil é os sindicatos,ONGs , judiciário,forças armadas, políticos .
🚨🌈💩 Aparelho excretor não reproduz, Levi Fidelis.
Força sindical e CUT são os braços da extrema esquerda, duas putas velhas que receberam uma plástica do governo federal , com o imposto sindical obrigatório.
Projeto de Lei inócua, serve apenas para dá visibilidade ao seu autor na mídia.