O mais recente levantamento do Paraná Pesquisas para a Prefeitura de Santos (SP) trouxe informações negativas para o Partido dos Trabalhadores (PT). Conforme o material divulgado nesta segunda-feira, 22, a vereadora petista Telma de Souza vai além de estar distante dos primeiros colocados em intenção de voto. Ela lidera no quesito rejeição.
De acordo com a pesquisa, 37,2% dos entrevistados afirmaram que jamais votariam na pré-candidata do PT. Porcentual que a deixa na primeira colocação nesse sentido de forma isolada.
A petista tem 14,4 pontos porcentuais de vantagem sobre o segundo colocado no item rejeição. A saber, quem ocupa essa posição é o atual prefeito santista, Rogério Santos (Republicanos). Ele tem a negativa de 22,8% dos eleitores.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Líder em intenção de voto, com 40,6%, a deputada federal Rosana Valle (PL-SP) é a terceira em rejeição. De acordo com o Paraná Pesquisas, 22,3% dos entrevistados afirmaram que jamais votariam nela.
No quesito rejeição, Rogério Santos e Rosana estão em condição de empate técnico com o deputado federal Paulo Alexandre Barbosa (PSDB-SP), que aparece com 20,4%. Conforme o instituto, a margem de erro do levantamento é de 3,8 pontos porcentuais para mais ou para menos.
A vereadora Débora Camilo (Psol) e o empresário Nando Pinheiro (Avante) completam a lista de rejeição entre pré-candidatos à Prefeitura de Santos. Ela registra 19,6%, enquanto ele contabiliza 12,7%.
Leia mais:
Além disso, 6,3% dos eleitores afirmaram que poderiam votar em qualquer um dos seis pré-candidatos. Por fim, 9,2% não souberam responder ou não quiseram participar da pesquisa.
O Paraná Pesquisas informa que, nessa parte do levantamento, cada entrevistado poderia rejeitar mais um pré-candidato. Dessa forma, o total passa dos 100%.
Quem é a petista líder em rejeição em Santos
Aos 79 anos, a petista Telma de Souza é formada em pedagogia e Direito. Além disso, conta com mestrado em saúde coletiva.
Leia também: “Jair Bolsonaro vai ao Rio Grande do Sul e deve oficializar vice-prefeito de Porto Alegre”
Nas eleições deste ano, Telma tentará voltar ao comando do Poder Executivo de Santos, principal município da Baixada Santista, com 418 mil habitantes, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Ela foi prefeita de 1989 a 1992.
Atualmente vereadora, ela já havia desempenhado a mesma função em outras duas oportunidades: de 1983 a 1987 e de 2009 a 2010. Telma também já cumpriu mandatos tanto como deputada estadual quanto deputada federal. Ela integra o PT desde 1980.
Dados da pesquisa
O levantamento do Paraná Pesquisas que mapeou o nível de rejeição dos pré-candidatos à Prefeitura de Santos contou com registro no Tribunal Superior Eleitoral. O número de acompanhamento é SP-00440/2024.
Para a pesquisa, a equipe do instituto entrevistou 710 eleitores em potencial. As consultas se deram de 18 a 20 de julho.
Além da já mencionada margem de erro de 3,8 pontos porcentuais, o nível de confiança do levantamento é de 95%.
Leia também: “Governo à deriva”, reportagem de Silvio Navarro publicada na Edição 214 da Revista Oeste
Esta senhora sem duvida alguma foi a pior prefeita da cidade !! Notivo da tal rejeição .
Fora petralhas