Integrantes do Partido dos Trabalhadores (PT) revelam que o governo Lula cometeu sucessivos erros na condução da polêmica sobre o Pix.
Nesta quarta-feira, 15, a Receita Federal tomou outra decisão controversa. O órgão revogou a fiscalização de transações financeiras, interpretada como uma resposta às notícias que circulavam sobre uma suposta taxação desse meio de pagamento.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
De acordo com o jornal O Estado de S. Paulo, parlamentares do PT, em conversas reservadas, afirmaram que a mudança de postura reforça o discurso do deputado Nikolas Ferreira (PL-MG). Ele acusou o governo de planejar a cobrança de taxas sobre o Pix.
Lideranças petistas acreditam que Nikolas se projetou como um “herói” perante a população. Para eles, a revogação do monitoramento permitiu que o deputado aliado de Jair Bolsonaro (PL) fosse visto como alguém que conseguiu pressionar o governo a recuar em uma medida impopular. Um vídeo publicado por Nikolas sobre o tema ultrapassou 200 milhões de visualizações no Instagram, o que ampliou sua relevância pública.
Nos bastidores, aliados do governo criticaram o Ministério da Fazenda. Eles consideram que o órgão deveria ter previsto as repercussões negativas da medida antes de implementá-la. Há uma expectativa de que Sidônio Palmeira, novo ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom), reorganize a estratégia de comunicação do governo. O objetivo é evitar que novas decisões criem brechas para ataques da oposição.
Por outro lado, uma parte do PT defende a ideia de que o governo não tinha outra opção. “Essa discussão estava contaminada por desinformação em um nível quase criminoso”, disse o deputado Rubens Pereira Jr. (PT-MA) ao Estado de S. Paulo. “Muita gente surfando na onda do trauma que as pessoas tem da CPMF. Em que pese que a oposição possa celebrar, dando a ideia de que é uma vitória deles, na verdade é uma guinada do governo para interromper a narrativa mentirosa espalhada pelos extremistas.”
Durante uma coletiva de imprensa no Palácio do Planalto, o secretário da Receita, Robinson Barreirinhas, explicou que a fiscalização foi cancelada para conter as supostas informações falsas. Ele anunciou que a Receita Federal, em parceria com a Advocacia-Geral da União (AGU) e a Polícia Federal (PF), investigará os responsáveis pela disseminação das possíveis fake news sobre a taxação do Pix.
Barreirinhas também destacou que o uso indevido do nome e do símbolo do órgão para golpes será alvo de responsabilização.
Nikolas Ferreira comenta a repercussão do vídeo
Em entrevista à edição desta quarta-feira do Faroeste à Brasileira, Nikolas Ferreira comentou a repercussão do vídeo. Durante o programa, o político mineiro disse que a reverberação da publicação se deve ao impacto das ações do governo no bolso do brasileiro.
“O vídeo conseguiu alcançar um cara que votou em Lula, mas agora se arrependeu”, disse Nikolas. “A pauta agora é o bolso das pessoas. Se a economia está indo mal, as pessoas vão abrir os olhos para isso.”
Receita Federal monitorava o Pix desde o dia 1º de janeiro
Desde 1º de janeiro, a Receita Federal passou a receber informações sobre transações financeiras que ultrapassem R$ 5 mil mensais para pessoas físicas. Depois de anunciar a medida, a equipe de comunicação do presidente Lula alegou que não haveria cobrança de imposto nessas transações via Pix.
Se os ministros do STF ficarem sabendo que a Receita Federal estava monitorando o PIX do Alexandre de Moraes, vai sobrar inqérito pra abrí, multa pra aplicá e gente pra prendê.
Por isso, eles querem regularizar a internet , pois assim a população fica desinformadas. Agora ninguem segura a população. A verdade esta nas nossas mão .Agradeço a Revista Oeste e poucos jornalista que ainda lutam pela nossa informação e aos Deputados ,Senadores de honra Nikollas e Claro ao melhor presidente que o Brasil já teve Jair Bolsonaro, por abrir os olhos da nação Brasileira. Unidos somos mais forte.
Revista oeste deveria ter mais cuidado para nao espalhar fake News da esquerda
O dep. Nicolas nao afirmou que o pix iria ser taxado pelo governo. Apenas monitorando.
Corrijam o terceiro paragrafo
A verdade é que o governo chegou ao fim do poço na economia. Agora com pix ou sem pix vai continuar tentando enfiar a mão no bolso do brasileiro.
Governo que coloca a mão no bolso dos brasileiros e ainda dá um beliscão.
Que gente PATÉTICA.
O outro lado do plano: a RF também está envolvida em problemas estruturais, de competência e ideologização. Faz tempo que a gente nota que estão desorganizdos.