O jornalista português Sérgio Tavares teve dificuldades para deixar o Brasil na noite desta segunda-feira, 26. No Aeroporto de Guarulhos (SP) para viajar rumo a Lisboa, ele chegou a ter seu passaporte apreendido por agentes da Polícia (PF).
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Por meio de seu perfil no Twitter/X, Tavares avisou que o caso ocorreu por volta das 22h. O jornalista, no entanto, avisou que o documento ficou fora de sua posse por questões de poucos minutos. Assim, ele destacou que seguirá viagem aérea para retornar a Portugal.
Leia mais:
“Aeroporto de Guarulhos, 22h16: o meu passaporte foi novamente levado para a Polícia Federal”, afirmou o jornalista português. “Estiveram largos minutos à conversa a olhar para mim do lado de dentro da sala, pareciam desorientados. Entretanto, regressaram, devolveram-no e carimbaram. Vou para Portugal.”
❗️Aeroporto de Guarulhos,22.16: o meu passaporte foi novamente levado para a polícia federal, estiveram largos minutos à conversa a olhar para mim do lado de dentro da sala, pareciam desorientados.
— Canal Sergio Tavares (@NoticiasTavares) February 27, 2024
Entretanto, regressaram, devolveram-no e carimbaram. Vou para Portugal ????
Com poucos minutos no ar, a postagem de Tavares viralizou. Publicada às 22h20, a mensagem contabilizava 43 mil visualizações às 22h45. Além disso, a publicação somava mais de 5 curtidas, mil retuitadas e 800 comentários.
Sérgio Tavares: problemas com a PF na chegada e na saída do Brasil
Com a apreensão de seu passaporte, mesmo que por alguns minutos, o jornalista português Sérgio Tavares teve problemas com a PF na hora de chegar e de sair do Brasil. Ele teve de lidar com situação similar ao desembarcar no Aeroporto de Guarulhos na manhã deste domingo, 25.
Leia também: “Jornalista Chico Pinheiro ironiza detenção de colega português no Brasil”
Por meio das redes sociais, Tavares avisou que chegou a ser impedido de deixar o aeroporto ao desembarcar. Agentes da PF apreenderam — por horas — o passaporte dele. Além disso, o jornalista chegou a ter de prestar depoimento em uma delegacia de São Paulo. Na companhia de seu advogado, ele permaneceu em silêncio. Com a devolução do passaporte, foi liberado.
Em nota, a PF se pronunciou sobre o caso envolvendo Tavares. No comunicado, a corporação chama o jornalista de “indivíduo” e afirma que ele passou por procedimento padrão.
Da delegacia, o português partiu para a Avenida Paulista, onde cobriu o ato pela democracia. Ou seja, fez parte das 750 mil pessoas que estiveram no local para acompanhar o evento que contou com discurso do ex-presidente Jair Bolsonaro e de outros políticos.
Leia também: “Por que a detenção do jornalista Sérgio Tavares é ilegal”
Equívocos desnecessários como esse, estão fazendo essa corporação, outrora admirada, ficar desacreditada perante a população a cada dia que passa.
É uma situação delicada que, precisa ser reavaliada com urgência pelas autoridades.
Nada como democracia relativa
A culpa é do frouxo do Pacheco, que permitiu que a tirania crescesse.
Graças à Deus, ele voltou para casa. Mas a vergonha do comportamento da PF, neste caso, é gigante! Triste, sempre tive alta estima!
Essa PF é uma vergonha para nós brasileiros
Os policiais federais não se cansam de passar vergonha.
Oi PF, eu queria tanto não perder a confiança nessa instituição !
Que vergonha sinto deste país e suas estruturas .
E ainda chamam o período do governo militar de ditadura.
É o Brasil passando vergonha Mundial, mais uma vez, pela perseguição aos que os que divulgam verdades e lutam por Democracia e pelo Verdadeiro Estado Democrático de Direito.
GREVE GERAL!!!!
E o Brasil continua em queda livre. Escancarou a ausência de democracia.
A PF conseguiu destruir sua imagem, agora a PF é guarda nacional Lula5tf
Bem isso! Virou uma corja de paus mandados
Já passou da hora de escutarmos delegados e agentes da PF virem a público declarar: “Só obedeço a ordem da justiça de for constitucional, porque tenho caráter e o meu compromisso é com o povo e não com ministro A ou B”.
E o pior de tudo é que esses trapalhões incompetentes ganham um bom salário pago pelos contribuintes para ficarem fazendo papel de atores da arte da comédia, justamente na porta de entrada desse triste país bananeiro. Uma triste comédia e sem graça se assim podemos dizer.
Em paises onde o Comunismo é total e a vida sob o comunismo se tornou impossível, as pessoas tentam fugir. Quando de direcionam a fronteira, os obstáculos se tornam evidentes. A comparação que podemos fazer é que é mais fácil fugir de um penitenciária, do que passar pela fronteira, você tem que tentar à noite onde as chances de ser visto são menores, mas a chace de pisar em uma mina no campo minado próximo à cerca aumenta e um passo em falso a bomba explode, mas caso você cheque a cerca de arame farpado, você escuta as rajadas de metralhadora por cima. Eu conheço um Coreano que escapou da República Democrática da Coreia do Norte e foi assim que ele descreveu a situação. Lembre-se é uma República democrática em nome somente, tudo por lá esta sujeito aos desejos e caprichos do ditador.
Esse é o caminho que estamos seguindo aqui no Brasil, quem viver verá e sentirá os efeitos.
É preciso um bandido comum para cometer injustiça, mas é preciso um bandido excepcional para chamar isso que temos hoje de “Estado Democrático de Direitos”.
A Polícia Federal segue ordens, mesmo assim, está fazendo um papel ridículo. Ocupem-se da droga que entra e sae do Brasil que é bastante para se manter ocupados.
Estado policialesco!
A que lixo transformaram a nossa polícia federal em tão pouco tempo. Erram sem pudor nenhum. Parecem crianças experimentando um poder que não tem, atravéz de ordens erradas de autoritários mal intencionados. A desmoralização fica clara. Que pena para nosso país e pelos bons e honestos policiais que lá ainda tem que trabalhar
Eu , creio que represento aqui os brasileios de bem , peço desculpas ao Jornalista Português, Sr.Sergio Tavares , estamos enfrentando uma Ditadura aos moldes do Comunismo.
Já estamos iguais aos países da antiga união soviética. Há vários filmes por aí q mostram exatamente essa cena no controle de passaportes. Qual será a próxima da junta Luladrão-ésseteéfe? Criar campos de reeducação no meio da Amazônia e mandar a direita para lá?
PF com Doutorado de Incompetência e Pós Doutorado em Arrogância Estupida.
Alguém aí pode me ajudar a entender.
Esses protótipos de polícias, estão fazendo isto por conta própria, ou é ordem de algum desmiolado destes que hoje infestam o país!?….
O Brasil tomado por medíocres, alienados e criminosos.
Nunca, em momento algum de nossa história, vimos um cenário tão nocivo para o País como o atual.
Parece que todas as figuras desqualificadas dos MP, PF e FA conseguiram chegar a postos de comando.
Até quando?
#Não a ditadura, seja ela do judiciário, executivo ou legislativo.
É um pessoal que não tem preparo para exercer função de Estado, estão tentando virar kgb do xandão, um cangaço oficial. Nem para ganhar os salários absurdos que arrancaram do governo federal nos últimos anos.
A esquerda ficou com tanta saudade do DOPS , que resolveu ressuscita-lo?
É isso produção ?
Vão querer dizer o que pode e o que não pode ser dito em discussões sobre políticas públicas sendo um órgão de justiça ?
Se querem legislar, devem se candidatar!
DOPSTF ?
“MENAS”
Como diria a alma mais honesta do universo !
vergonha mundial ! ditadura indisfarçavel !
Se ninguém parar Moraes e sua GESTAPO daqui a pouco estaremos em campo de concentração.
Que vergonha PF!????????????????