publicidade
Política

PF investiga esquema de propinas em hospitais do Espírito Santo

O material obtido pode comprovar crimes contra a administração pública

pf
Sede da PF, em Brasília | Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

A Controladoria-Geral da União (CGU) e a Polícia Federal (PF) deflagraram nesta quinta-feira, 3, a Operação Salvares. A investigação apura um esquema de propinas no Estado do Espírito Santo. A ação busca reunir novas provas contra um grupo suspeito de pagar vantagens indevidas em contratos públicos.

Os investigados podem responder por corrupção ativa e passiva, além de lavagem de dinheiro. Outras infrações seguem sob apuração.

Receba nossas atualizações

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

As autoridades iniciaram a investigação a partir de documentos apreendidos na Operação Anomia, realizada em fevereiro deste ano. A análise revelou irregularidades em um hospital público de Vitória e em uma unidade de saúde de São Mateus.

Segundo as apurações, empresários repassavam 6% do valor dos contratos a uma servidora do hospital de São Mateus em troca de privilégios na instituição.

O material obtido pode comprovar crimes contra a administração pública e ajudará a detalhar a relação da empresa investigada com o hospital.

Além de responsabilizar os envolvidos e estancar o prejuízo aos cofres públicos, a operação busca identificar fraudes que impactam o atendimento à população. Também pretende sugerir medidas para aprimorar a gestão da saúde no Estado.

As equipes cumprem seis mandados de busca e apreensão em endereços de investigados em Vila Velha, São Mateus e no Rio de Janeiro. A operação conta com auditores da CGU e agentes da PF.

Denúncias sobre essa ou outras irregularidades podem ser enviadas de forma anônima pelo sistema Fala.BR, mantido pela Ouvidoria-Geral da União.

PF investiga empresa prestes a fechar contrato com o governo Lula

A Polícia Federal e a CGU também investigam fraudes em licitações na Esplanada Serviços Terceirizados Ltda. — empresa que está prestes a fechar um contrato de R$ 328 milhões com o governo Lula.

Mesmo com os indícios, o Ministério da Gestão e da Inovação aceitou a proposta da empresa no dia 21 de fevereiro.

+ Leia também: “Governo Lula avança em contrato de mais de R$ 300 milhões com empresa investigada por fraude”

Cinco dias depois, a pasta rejeitou os recursos das concorrentes e manteve a Esplanada no processo. O contrato prevê a contratação de 1,2 mil terceirizados para 12 ministérios e poderá durar até dez anos.

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.