A Procuradoria-Geral da República (PGR) encerrou a tentativa de investigação sobre o relógio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Lula ganhou o acessório de luxo da marca Piaget durante o seu primeiro mandato, mas não declarou o item ao Tribunal de Contas da União (TCU). O relógio é avaliado em R$ 80 mil.
Confira: “Lula ficou com relógios de luxo e colar de ouro branco depois de encerrar 1° mandato”
Em agosto, o deputado federal Rodrigo Valadares (União-SE) protocolou um ofício junto ao STF. Ele pedia a inclusão do presidente Lula no inquérito que apura suposta ilegalidade em presentes recebidos pelo ex-presidente Jair Bolsonaro.
No entanto, a PGR enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF) uma manifestação que pede a rejeição da abertura de inquérito.
Assinado na última quinta-feira, 19, pelo subprocurador-geral da República, Carlos Frederico dos Santos, o parecer afirma que a ação contra Lula é “descabida” e possui “viés político”.
‘Faltam elementos informativos’
A PGR avaliou que na ação de Rodrigo Valadares “inexistem elementos informativos capazes de justificar uma persecução penal” (perseguição por meio do Estado).
“Afigura-se necessário estabelecer filtragens a petições com claro viés político, que pretendem causar confusão jurídica e incriminar opositores por meio de conjecturas e abstrações desprovidas de elementos mínimos, de modo que deve ser negado seguimento a pleitos manifestamente descabidos”, analisou Carlos Frederico Santos.
Segundo ele, “a representação apenas narra o teor de matérias jornalísticas, sem inovar ou trazer consigo elementos que possam contribuir para o esclarecimento dos fatos”.
No entendimento do subprocurador-geral, é preciso haver, portanto, “distanciamento do aparato judiciário das divergências políticas e ideológicas entre candidatos e partidos em período eleitoral e pós-eleitoral”.
É só o Molusco devolver o relógio para o acervo presidencial…
Mas isto, nem pensar…
Como se denigre uuma imagem por um relógio ?
Ele prefere ser chamado de ladrão.
É, no mínimo, um contrassenso: o relógio de Bolsonaro é crime; o de Lula é “souvenir”.
Engracado, Pau que da em chico nao da em francisco?
A lei so e valida se for contra a direita?
Os containers de presente que o nove dedos garfou nao podem ser examinados por essa PGR aparelhada pela esquerda.
Brasil mostrando a sua cara.