O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), planeja colocar o PL das fake news em votação em 20 a 30 dias. Objetivo é dar tempo para os deputados apreciarem e debaterem o texto
O Projeto de Lei 2.630/20, o chamado PL das fake news, pode ser votado em agosto. É o que sinaliza o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). A interlocutores e aliados, ele comentou que planeja colocar a matéria em votação nos próximos 20 a 30 dias.
A ideia, explica o demista, é dar tempo para a Câmara apreciar e debater o texto. Maia quer evitar passar a imagem de que a Casa deseja “tratorar”. Pudera. Ele mesmo não sabe se o texto tem condições de ser aprovado, caso os deputados votem a matéria aprovada no Senado sem alterações.
O objetivo é dar tempo para o próprio relator construir com calma o texto. Conforme divulgado por Oeste, o mais cotado para apresentar o parecer é o deputado federal Felipe Rigoni (PSB-ES). Maia quer que a relatoria seja feita após consulta a especialistas e parlamentares, a fim de construir o melhor texto e mitigar as críticas, sobretudo do governo.