Deputados federais do Partido Liberal (PL) que se aliaram ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva planejam sair da legenda. Eles alegam, entre outros pontos, perseguição da cúpula da legenda do ex-presidente Jair Bolsonaro Dentro do núcleo que comanda a sigla, eles são chamados de “transdeputados”, pois integram um partido de direita, mas dão votos como se fossem governistas.
+ Leia as últimas notícias de Política no site da Revista Oeste
O grupo no PL que “fez o L” conta com uma dezena de deputados e, em conversas internas, traça planos para deixar a sigla em bloco após a aprovação do Orçamento de 2024. Como a relatoria do Orçamento está nas mãos de um deputado do PL, Luiz Carlos Motta (SP), não seria inteligente um movimento de retirada antes disso. O relator tem o poder de barrar as demandas dos deputados para beneficiar suas bases eleitorais.
Leia mais:
A divergência entre os dois grupos no PL cresceu depois da aprovação da reforma tributária. Um de cada cinco deputados da sigla votou para que a proposta do governo Lula pudesse avançar para o Senado. Isso ocorreu mesmo diante da ameaça de punição, por parte do líder do PL na Câmara, Altineu Côrtes (RJ), a quem ajudasse o Executivo.
Caso Yury do Paredão
O deputado Yury do Paredão (PL-CE) foi o primeiro dos “transdeputados” governistas do PL a ser expulso do partido. Além de apoiar o governo petista, ele tirou foto com o presidente Lula e “fez o L” ao posar ao lado de ministros. Alguns parlamentares mais radicais celebraram o que poderia ser o início de um expurgo na legenda. Para um parlamentar da sigla, repetir o gesto que marcou o retorno do petista à cena eleitoral merece o paredón — uma alusão ao método de saída da casa do Big Brother Brasil, programa que projetou Yury.
Para o líder da oposição na Câmara dos Deputados, Carlos Jordy (PL-RJ), integrantes desse grupo pró-Lula devem ser tratados no partido como “mortos-vivos”. “A melhor alternativa seria deixá-lo no sal: sem comissões, sem fundo e sem diretórios”, disse ele. “Um morto-vivo no PL. E, se ele tentar sair do partido, perderá o mandato.” Os “petistas do PL”, porém, contam com a expulsão para evitar o risco de perder o mandato.
“Eles são transdeputados”, ironizou José Medeiros (PL-MT), que vê o interesse dessa ala de governistas do PL em cargos e emendas. “São do PL, de direita, mas se identificam com o governo de esquerda.”
No dia seguinte à votação da reforma tributária, o presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, tentou conciliar os grupos no WhatsApp dizendo que é correto apoiar o governo Lula na economia. A direita sempre defendeu a reforma tributária e, nesse caso, votar contra o governo seria abandonar uma bandeira que nunca foi da esquerda.
Leia também: “Valdemar Costa Neto diz que TSE persegue Bolsonaro e a direita”
“Muitos parlamentares foram eleitos com apoio de prefeitos e vereadores e precisam levar benefícios para suas regiões e seu povo”, afirmou Costa Neto na ocasião. “E se, para isso, precisarem votar com o governo em pautas específicas, que façam. Para que não fique dúvida, somos um partido de oposição. E ficaremos unidos nas pautas conservadoras que a direita sempre defende.”
Mesmo com punições a oito deputados que votaram na Medida Provisória (MP) dos Ministérios, contrariando orientação de bancada, os mesmo oito votaram com o governo na reforma tributária.
PL e “transdeputados” no Nordeste
Um dos problemas para o PL está na Região Nordeste, predominantemente lulista, em que os parlamentares enfrentam constrangimento em votar contra o governo. E alegam que não foram eleitos com os votos da direita.
Leia também: “Justiça Eleitoral cassa mandatos de 4 deputados do PL”
Os quatro deputados do PL da bancada do Maranhão, por exemplo, costumam votar com o governo em quase todas as principais pautas. Lula venceu a disputa no Estado com 71,1% dos votos, o que deixa em situação fragilizada a oposição ao seu governo.
Por que eles seguem no PL? Caso saiam do partido, perdem o mandato por infidelidade partidária, à exceção de casos que tenham ou a anuência do partido ou que apresentem justa causa. A “grave discriminação política pessoal” é uma das justificativas para uma justa causa na política.
O especialista em Direito Eleitoral Alberto Rollo afirmou que a jurisprudência costuma abarcar outros fatores também. “O Tribunal Superior Eleitoral analisa o contexto de atuação do partido e seus dirigentes em relação ao parlamentar”, disse. Um exemplo seria, segundo Rollo, a exclusão de reuniões de bancada, o que pode ser o caminho alegado para a troca de partido.
Revista Oeste, com informações da Agência Estado
Leia também: “Tribunal de Contas da União arquiva pedido de suspensão do salário de Bolsonaro no Partido Liberal”
Vira Casacas. Não sabem onde estão se metendo.
A corja é como uma serpente, ela te hipnotiza e você cai direitinho.
Chupa a Laranja e cospe o bagaço.
A globolixo apoderou-se de palavras da literatura séria (1984 – George Orwell – apropriou-se do nome “Big Brother”) e da História para montar a banalidade idiotizante do BBB. Antes de que “el paredón” existisse no famigerado BBB, “paredón” que é a palavra em espanhol para nomear o muro em frente ao qual ficam os condenados ao fuzilamento, já existia no mundo da crueldade. As balas que transpassam o corpo do condenado são retidas pelo “paredón”. Isso só é piada na produção da globolixo. O “paredón” ficou famoso em Cuba, graças ao Fidel que o usou bastante para calar opositores.
Outro dia decidi fazer um teste de bravura ou covardice, moralidade ou indecência com pessoas escolhidas aleatoriamente. Fui abastecer o carro e verifiquei que o posto havia instalado uma máquina de lavar carros super rápida com um resultado excelente e o preço camarada.
Havia uma fila de cinco carros à espera, então eu disse ao segurança o qual já é conhecido que iria fazer um teste de virtude das pessoas que estavam na fila, mas se a situação ficasse fora de controle, ele deveria interferir e me salvar.
Ele, como estudante de psicologia respondeu que isso seria um exercício em futilidade e que não seria capaz de provocar uma reação em pessoas que são letárgicas por natureza e aptas a serem dominadas e escravizadas.
Mesmo assim decidi ir em frente com o teste. Então embiquei o carro na frente do primeiro da fila com a intenção de furar à fila. Logo o motorista sai do carro, gesticulando e gritando com ferocidade. Da mesma forma, eu saí do carro e para agravar os animos disse: “Perdeu Mané”! “Não Amola”!. Vou ficar com o seu lugar e não há nada que voce possa fazer para me tirar daqui. Ele respondeu com uma cara de prepúcio, e com o bravado de um durão, valentão que furar fila é inaceitável e iria sair na trocação caso eu não removesse meu carrão.
Eu repliquei: Se for somente nós dois, e para deixar as coisas mais niveladas, mais justas, eu vou amarrar meu braço esquerdo atrás das costas, mas se voce quiser recrutar os outros 4 motoristas atrás de você para que todos se juntem a mesma causa, uma vez que também estão sendo afetados, então os 5 unidos terão mais chance contra 1 sozinho. O que voce acha? E ele concordou, foi chamar os outros motoristas para juntos enfrentarem o desafio.
Logo, todos vieram resolutos, inflexíveis demonstrando muita irritação, e insatisfeitos fazendo ameáças nocivas e hostís demandando que eu saisse da fila. Foi então que perguntei: Voces estão todos insatisfeitos e abalados com meu comportamento imoral, pois acabei de violar uma das normas da sociedade, aquela que diz respeito as linhas básicas de decência humana, normas com as quais a sociedade geralmente concorda e às quais aderimos e às vezes nos deparamos com alguém corroendo essas linhas, alguém que ultrapassa a fronteira do absurdo. Correto?
Disseram que sim, e dessa forma já fiz com que concordassem comigo, então perguntei, se caso houvesse mais 100 carros na fila, se seriam capazes de convencer todos os motoristas a concordarem entre si, convencendo-os que meu ato de furar à fila estava errado e que estariam dispostos a brigar para que mantessem seus lugares pela ordem de chegada. Responderam que sim, com todos a favor, isso seria fácil.
Então, perguntei se um simples ato de furar à fila estava causando uma grande revolta entre eles, o que então estariam dispostos a fazer sobre os parasitas oportunistas que roubaram as eleições e agora vivem as nossas custas? Os mestres do poder que praticam o saqueamento ou roubo legalizado o qual possui duas raizes: Uma delas é a ambição humana; a outra é a falsa filantropia. Esses meliantes fazem uso do poder de polícia do governo e se dão bem as custas de quem trabalha e produz, eles praticam a confiscação abusiva e opressiva de 50% dos frutos do nosso trabalho. “Sequere pecuniam”- “Siga seu dinheiro” e descubra como os políticos te usam como um animal de sacrifício.
Além disso, após voce receber seu ganho ou o valor que lhe permitem colocar no bolso e levar pra casa, você ainda paga de 30% a 50% de impostos embutidos no preço das coisas que decide comprar, e se isso já não fosse suficientemente devastador ao ponto de destruir nossa sanidade, estamos vivendo os dias de uma revolução radical na história do povo brasileiro. Todos os aspectos da vida do povo e cultura estão sob assalto, incluindo o processo pelo qual somos governados e a forma como vivemos. Um verdadeiro e incontestável retrocesso civilizatório. Nossa Liberdade esta se perdendo e muitos já aceitam à coleira em seus pescoços. Nossas eleições, nosso voto era a forma como podiamos demitir os corruptos e propensos ditadores, mas agora os esquerdopatas conseguiram uma forma de violar os resultados das eleições e subornaram os militares de uma forma que estarão se perpetuando no poder e nós os eleitores somos simplesmente idiótas úteis indo as urnas para que possam mostrar ao mundo que o Brasil é figurativamente ou dissimuladamente um Estado Democrático de Direito.
A esse ponto 3 deles começaram demonstrar seu estoicismo e já diziam: Deixa ele furar à fila so demora dez minutos podemos esperar. Por outro lado, os outros dois ainda transtornados e irritados continuaram a pressionar para que saisse da fila. Então voltei a bater na mesma tecla e perguntei como se sentiam em saber que há muitos parasitas se dando bem e vivendo as suas custas, no luxo e conforto de mansões palaciais e comendo picanha no jantar enquanto voces estão sendo usados como animais de sacrifício para os prazeres de seus antagonistas, e sendo condenados a viver na miséria servindo de forragem aos espertalhões que roubaram nossas eleições e se tornaram milionários da noite para o dia, aplicando o golpe do século no povo brasileiro. E como se isso já não bastasse, agora com o novo arcabouço fiscal estão instituindo o imposto da morte onde 50% de tudo que você conquistou e construiu na vida, passa a pertencer ao regime petralha, isso acontece no momento mais vulnerável da sua vida, isto é, quando passar a residir em uma sepultura, seus herdeiros terão que entregar a parte, ou os 50% do governo.
Os estelionatários petralhas inescrupulosamente escolheram roubar aquilo que voce construiu, no lugar de construirem por si próprios. Nós temos um governo de ladrões que estão destruindo nosso país, e tomando decisões por nós que afetam nossas vidas, nosso bolso, nosso futuro, tornando nossas vidas insuportáveis e logo estaremos vivendo na miséria igual aos povos que vivem sob a vergonhosa doutrina Comunista.
Não devemos ficar surpresos que as pessoas racionáis, em face de tanta opressão, acabam surtando e passam por períodos de insanidade e cometem atos abomináveis contra aqueles que insultam nossa inteligência.
Esse imposto da morte vai diminuir em 50% o valor de qquer imóvel, afinal de contas quem pagaria o valor integral sabendo que o governo já é dono de 50%? Além disso que incentivo você teria para continuar sendo produtivo? Por que você empreenderia se metade de tudo que você construir através de seus esforços, pertencerá aos parasitas cujo único esforço esta direcionado a roubar as eleições e manter o poder de polícia e das armas de fogo sobre todos nós?
Aqueles que se consideram pessoas racionais. Nós que assumimos ou nos inclinamos a analisar outros com a mesma racionalidade. Não podemos aceitar essa enorme usurpação dos nossos Direitos inalienáveis de Vida, Liberdade e da nossa Propriedade cujo fruto do nosso trabalho faz parte. Mas, o Luladrão e seus comparsas do STF, os ladrões das eleições não são pessoas racionais, basta voce prestar atenção em suas decisões prepósteras, absurdas e suas maracutaias vendendo influências e favorecendo a corrupção. Esses elitistas do regime são intelectualmente vagos e insípidos, são protagonistas do mal, grosseiros, arrogantes e mal-educados que tomam decisões por todos nós. ( Estão liberando o consumo da maconha droga entorpecente que leva os viciados a progredirem para outras drogas ) Decisões que diretamente afetam nossas vidas, nosso bolso, nosso futuro e o futuro de nossos filhos. Isso, chega a ser ultrajante para pessoas honestas, decentes e educadas que no final pagam à conta desses atos absurdos e despóticos.
O luladrão e sua gesticulação de ditador exibindo à falacia humana quando relincha suas asneiras em seus discursos ideológicos não passa de um doutor analfabeto sem domínio de seu idioma, um parasita duplo que vive nas feridas dos miseráveis e no sangue dos ricos e inspira toda delinquência que arrasa o país. Ele infecciona e corrompe o corpo político de uma forma que a sordidez domine, fazendo com que o mesmo já não tenha como resistir e a nação sucumbe ao caos, destruição e miséria. O molusco de 9 dedos, se tornou a justificativa e o símbolo para toda mediocridade que existe no Brasil. A sociedade se tornou a comida dos canibais e esta sucumbindo em meio a ruinas, atrocidades e matanças.
E como esse energumeno consegue obter tanta notoriedade ao ponto de causar uma catastrofe desta proporção ao país? A explicação ou resposta simplista a uma questão complexa é que temos neste país uma população medíocre indoutrinados pela Globo-Lixo a qual tem o poder de persuadir e coagir o povo a entregar sua soberania nas mãos preênseis de uma elite governante petralha. Os medíocres são incapazes de enxergar os perigos que esses oportunistas manipuladores representam a todos.
Uma população que sabe os nomes dos jogadores do seu time de futebol e atiram garrafas na torcida rival, mas não sabem quem os representa lá em Brasília, não sabem quem é seu Deputado, não sabem quem é seu Senador. E consideram o Ladrão, como o moral ideal deste país esta sujeita a sofrer eternamente. É dessa forma que nossos Direitos são perdidos e Escravos são feitos.
Nós, pessoas racionais, não podemos transferir ou projetar nossa própria racionalidade e visão de mundo para algo tão repugnante e excecrável assim. Neste âmbito, quando você percebe esse tipo de comportamento, como homem, ou mulher de verdade, você não deve apenas fazer o que pode, mas deve fazer discricionáriamente o que deve, sem levar em consideração as consequências ou repercussões, isso é o que nos torna morais e que Deus nos ajude e proteja se perdermos isso. Esta é uma virtude que torna à vida possível e o valor que lhe dá sentido. Nossa moralidade nos dá o discernimento para distinguir o certo do errado, a visão para ver a verdade e a coragem para agir de acordo, uma dedicação ao que é bom e integridade para defender o bem e a nossa pátria amada a qualquer preço, levantando-se e sempre dispostos a falar a verdade sem rodeios e brigar pelo que é correto.
O medo da morte, o medo de enfrentar um inimigo mais forte e a taxação sem representação tem sido o maior aliado da tirania no passado e no presente. Não podemos deixar que o medo nos defina, devemos estar firmes em nossas convicções e retidão. As diferenças ideológicas que temos, a Liberdade do indivíduo e sua habilidade de manter os frutos de seu trabalho versus a ditadura tirânica e comunista do charlatão Luladrão, são grandes demais para serem superadas e as consequências se permitirmos que continuem em seu curso, serão severas.
Depois de terem concordado comigo eu disse que estava fazendo um teste sobre a resolução, determinação e bravura do povo brasileiro e que dois deles haviam passado no teste. Lembre-se que seus inimigos petralhas devem ficar tão amedontrados ao ponto de seu medo ser maior do que sua cobiça e desejo de roubar. O homem sempre procura tirar de outros aquilo que poderia fazer por si próprio e você não pode render-se a trapaça dos estelionatários, você deve lutar vigorosamente e com todas suas forças contra aqueles que querem destrui-lo, sem se importar com as consequências. Hoje temos em nosso pais um regime de governo que esta roubando aquilo que você tem de mais sagrado em sua vida, a sua Liberdade.
E você que esta lendo, como fica? Vai continuar oblívio àquilo que acontece ao seu redor? Voce será como aqueles apáticos, letárgicos que facilmente desistem e preferem continuar acreditando que: “O amor venceu”, dessa forma colaborando com seus antagonistas, e aceitando a coleira em seu pescoço, ou vai mostrar sua relevância, independência, raridade, bravura e tomar uma atitude decisiva e salvar seu país?
O que voce vai responder, qdo seu filho perguntar: Pai o que você fazia quando minha Liberdade estava sendo roubada? Voce pode simplesmente responder que abanava a bandeira do “Amor Venceu” ou que participava de uma briga jogando garrafas na torcida do time rival. Ou que fez tudo ao seu alcance para defender a Liberdade. Qualquer que seja a resposta, vinda de um covarde ou de um herói, sabemos que é abominável o que fazem os esquerdopatas, delegando sua soberania e condenando nossas futuras gerações a viverem sob a vergonhosa doutrina Comunista, para que então possam viver bem as custas de outros. Restando ao povo somente o sonho de como seria à vida neste grande país chamado Brasil, se o homem fosse livre.
Por que se candidataram pelo PL, em primeiro lugar? Qual a razão de não terem optado logo pelo PT, PSOL, PCdoB, etc?
Melhor chamar de DEPUTADOS DA BOQUINHA.
São os canalhões de sempre, reforçados por canalhas novos, que chegaram agora ao parlamento….