publicidade
Política

PL vence eleição para o governo de Roraima, mas TSE dará a palavra final

Arthur Henrique conquistou 60,87% dos votos na disputa suplementar e aguarda o julgamento que definirá se poderá assumir o cargo

arthur-henrique-governador-roraima
A chapa formada por Arthur Henrique e pelo candidato a vice, subtenente Velton, recebeu 160 mil votos | Foto: Reprodução/Redes Sociais/Instagram

O Partido Liberal (PL) saiu vencedor da eleição suplementar para o governo de Roraima, realizada neste domingo, 21, com 60,9% dos votos válidos. O resultado, no entanto, ainda não garante a posse de Arthur Henrique (PL). A palavra final caberá ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que ainda analisará os recursos apresentados pela defesa.

A chapa formada por Arthur Henrique e pelo candidato a vice, subtenente Velton, recebeu 160 mil votos e terminou a disputa com ampla vantagem sobre os adversários.

Receba nossas atualizações

Isso porque a candidatura do ex-prefeito de Boa Vista segue sub judice. O Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) indeferiu o registro da chapa por entender que Arthur Henrique não cumpriu o prazo legal de desincompatibilização exigido para disputar o cargo.

A eleição suplementar foi convocada em razão da cassação do mandato do então governador Antonio Denarium (Republicanos) e do vice Edilson Damião (União Brasil). Com isso, o presidente da Assembleia Legislativa, Soldado Sampaio (Republicanos), assumiu interinamente o comando do Executivo estadual.

O principal adversário de Arthur Henrique nas urnas foi justamente Soldado Sampaio, que recebeu 94 mil votos, o equivalente a 35,8% dos votos válidos. A chapa formada por Nelita Frank (PT) e Bartô Macuxi (Psol) terminou em terceiro lugar, com 9 mil votos, ou 3,4%.

tribunal-superior-eleitoral-tse-agencia-brasil
TSE vai definir situação eleitoral do governo de Roraima | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Registro do PL segue sob análise

Com 100% das urnas apuradas, o TRE-RR informou que a proclamação definitiva do resultado depende da conclusão dos processos em tramitação na Justiça Eleitoral.

Segundo o tribunal roraimense, enquanto o registro da candidatura permanecer em análise nas instâncias superiores, os votos continuam contabilizados na condição de sub judice, conforme prevê a legislação.

Na prática, Soldado Sampaio permanece no cargo de governador interino até que haja uma definição judicial. Se o registro de Arthur Henrique for confirmado, ele será diplomado e tomará posse ao lado do vice, subtenente Velton, militar do Exército e presidente do PL em Boa Vista.

Mesmo com a indefinição por parte do TSE, Arthur Henrique afirmou estar confiante em um desfecho favorável. “Tenho fé de que, quando esse caso for julgado, sairemos vitoriosos”, declarou. “No dia 13 de julho estaremos sendo diplomados e tomando posse como governador do nosso Estado.”

Saiba mais:

A controvérsia teve início por causa do prazo de desincompatibilização. Arthur renunciou à Prefeitura de Boa Vista em abril para disputar a eleição suplementar. O calendário elaborado pelo TRE-RR previa um intervalo de apenas 24 horas entre a saída do cargo e o registro da candidatura.

Posteriormente, o Supremo Tribunal Federal (STF) invalidou essa regra por considerar que ela contrariava a Lei Complementar nº 64/1990, que estabelece prazos mínimos de três a seis meses, conforme o cargo ocupado.

Em maio, o ministro Flávio Dino determinou que o TRE-RR refizesse o calendário do pleito com base na Lei da Inelegibilidade. A Procuradoria-Geral da República também se manifestou contra os pedidos do PL para suspender a decisão.

Na sequência, o presidente do STF, ministro Edson Fachin, rejeitou um recurso do partido por entender que a legenda não tinha legitimidade para apresentar esse tipo de pedido.

Na sexta-feira 19, a 1ª Turma do STF formou maioria para manter a decisão que derrubou a regra adotada pelo TRE-RR. A ministra Cármen Lúcia abriu divergência, mas ficou vencida. Ainda restam recursos pendentes no TSE, que definirá se Arthur Henrique poderá ser diplomado e assumir o governo de Roraima.

+ Entenda o que é Política em Oeste

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade