Intenção do governo é facilitar investimentos na Região Nordeste. Programa deve se chamar “Sertanejo Forte” ou “Sertanejo Vencedor”
Com o intuito de facilitar a implementação de um inédito programa de investimentos na Região Nordeste, a União estuda a criação de uma Secretaria Especial para o Semiárido brasileiro. O projeto vislumbra investimentos da ordem de R$ 25 bilhões ao ano e até R$ 250 bilhões em um período de dez anos.
Leia na Revista Oeste a reportagem “O fator Nordeste nas eleições de 2022”
Essa ação está sendo articulada por meio de uma ação interministerial. Ela envolveria o Ministério da Cidadania, o Ministério do Desenvolvimento Regional e o Ministério da Agricultura. Alguns ponderam que a estrutura possa ficar no Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). Outros, contudo, acreditam que o melhor é dar a ela um status mais prioritário. Assim, há a possibilidade de alocar a secretaria na Presidência da República, debaixo do nariz do presidente Jair Bolsonaro.
O órgão seria responsável por monitorar as ações desse programa de investimentos que o governo planeja levar ao semiárido. O nome de batismo da ação não está fechado, mas “Sertanejo Forte” ou “Sertanejo Vencedor” são duas sugestões que agradam. Existem até slogans sendo debatidos: “Família com renda mínima é família sem fome” ou “Família com renda máxima é família vencedora”.
Políticas para o semiárido
Conforme adiantou Oeste, esse programa de investimentos pretende liberar uma linha de crédito por meio de instituições financeiras públicas como Banco do Nordeste e Caixa Econômica Federal. O projeto propõe o desenvolvimento socioeconômico do semiárido sem viés assistencialista, a partir do aproveitamento racional dos recursos naturais do bioma da caatinga nos setores da agropecuária, entre outras ações.
Uma possibilidade seria, por exemplo, proporcionar assistência técnica a proprietários rurais com um pedaço de terra para que eles vendam seus bens em um mercado garantido integrado à agroindústria.
Vem aí cabidão de emprego para o centrão. Absurdo!!!! Alguém dê um freio um freio neste presidente!
Calma aí! A intenção do presidente é justamente o contrário, é libertar os nordestinos das esmolas eleitorais e não voltarem a cair nas mãos do PT.