O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, entrou com uma representação na Polícia Federal (PF) contra um homem que o teria agredido no Aeroporto de Lisboa. Identificado como Ramos Antonio Nassif Chagas, o acusado trabalha como servidor do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).
+ Leia mais notícias de Política no site da Revista Oeste
De acordo com o relato do magistrado, ele aguardava o seu embarque em uma cafeteria do aeroporto quando o homem se aproximou. O servidor então disse: “Você e o STF são uma vergonha para todo o Brasil e para todo o povo de bem; infelizmente, um país lindo como o nosso está sendo destruído por pessoas como você”.
Leia também: STF começa a votar ampliação do próprio poder para julgar autoridades
O vídeo do episódio foi publicado em redes sociais e amplamente compartilhado.
Os advogados de Gilmar vão pedir uma investigação criminal do caso. Eles também pretendem mover uma ação de reparação por danos morais. A Controladoria-Geral da União (CGU) também vai atuar na apuração.
+ Sem provas, ministro Gilmar Mendes afirma haver acordo entre traficantes e evangélicos
“Não bastasse a ofensa pessoal, o agente criminoso também divulgou o vídeo no Twitter/X para atingir um público indeterminado e ampliar os danos causados à minha imagem e a da Suprema Corte”, relatou Mendes na representação.
Segundo o magistrado, a abordagem do servidor teve a intenção de intimidá-lo e “desestabilizar o funcionamento da instituição”.
Pergunta que não quer calar: Se o crime (se é que ocorreu – vide o caso Alexandre de Moraes) foi praticado em território português, a Justiça brasileira tem competência para julgar, inobstante as partes terem seus domicílios no Brasil? O que diz o Código de Processo Penal e a Constituição Federal?
Estou assombrado com a amplitude de atuação da PF, Itália e agora Portugal.
Tive um furto em Santiago, será que posso acionar a PF também?
Isso que dá deixar o careca justiceiro disfarçado de juiz de várzea dar as cartas, o resto das ratazanas a Stassi Tribunal Federal vai se animando a mostrar as garras.
Ah, pra não deixar dúvidas, o ofendido é uma vergonha sim.
ADI 4.451
Disse verdades que os togados não querem ouvir. Grande parte da sociedade gostaria de fazer o mesmo.
Falar a verdade virou crime para o cidadão brasileiro. Até quando suportaremos?
Acho tão esquisito: Para se tornar funcionário da PF, precisa ser diplomado com curso superior.
Como é que todos não estão se dando conta que estão se rebaixando ?
“Não me toques”… é uma vergonha que adultos se comportem como crianças dando carteiradas à torto e a direito, dizendo que alguém, que se dirigiu a ele, “causou danos à imagem da suprema corte”. É risível, correr para baixo da “saia da mamãe”. O douto ministro à essa altura já deveria saber que quem causa “danos á imagem da suprema corte” são os seus ilustríssimos componentes.
O tiro vai sair pela culatra… Se as pessoas só por se manifestarem verbalmente já vai ser processadas e presas, o que diferenciará de cometer um atentado de verdade contra estas pessoas ?? Logo veremos o pessoal mas irado saindo das manifestações civilizadas verbais e partindo para a agressão.
Eu não ví nesse vídeo, nenhuma manifestação que ofendesse a honra de “Sua Insolência”, o fulano aí do vídeo apenas disse o que sentia, só isso. O que aparece claro no vídeo é o olhar de medo inicial mas que depois se desfez no ministro, após o querelante terminar sua exposição de seus sentimentos mais recônditos.
O próximo a ser preso, esse pobre coitado. E ainda vai respingar na esfera administrativa (servidor público), pode esperar demissão.
A Gestapo nunca antes teve tanto trabalho como agora…
E quando o sr ministro afirma q existe uma narcomilicia entre os evangélicos e o crime organizado, sem provas, a PF não vai investigar?
Polícia Federal virou a mãe do Kiko para os ministros do STF. Triste realidade de uma instituição outrora séria . Vai ocupar a mesma página da história das FFAA no capítulo dos traidores do povo brasileiro.
Liberdade de expressão. Não falou mentiras.
Não vi ofensa nenhuma
Acabou a liberdade de expressão
Gilmar Mendes e o resto do STF são isso mesmo… uma vergonha para o povo de bem desse país.
onde está a ofensa nisso?!
a vergonha é nossa!
Não falou mentira, a gestapo agora é perseguição ..
A PF está atuando como Guestapo. Como pode a outrora admirada e elogiada PF estar agora agindo como cão amestrado desses pulhas autoritários? Não tem ninguém lá dentro com coragem e honra para se opor a isso?
Esse boca de sapo com o Barata ( seu inseto preferido), acabaram com o transporte público do Rio de Janeiro Que seja escarrado de Portugal! Que todos se voltem contra a SUPREMA BOSTA!
Não pode mais criticar as instituições? Quando se trata deles agora tudo é agressão? Virou ditadura sim, o povo não pode expressar mais a sua insatisfação.
Se fossem ministros e não políticos não passariam por isso, vai faltar cadeia pra prender todo mundo. A polícia pretoriana agindo mais uma vez, só uma pergunta: Já perderam os meninos de Mossoró?
vai processar aqui ou em portugal?
O ésseteéfe capturou o nosso efebei tupiniquim para eles. Funciona como sua guarda pretoriana. Tudo o q pedem o efebei faz.