A Polícia Federal (PF) pediu a quebra de sigilo fiscal e bancário da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro. A medida ocorre na esteira da investigação sobre o suposto esquema internacional de venda de joias e dos presentes que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) teria recebido ilegalmente durante o mandato.
A TV Globo divulgou a informação no início da tarde deste sábado, 12. A PF quer ouvir os depoimentos de Michelle e Bolsonaro, a fim de descobrir quais itens teriam sido vendidos e se o casal tirou proveito do suposto esquema.
Michelle não se manifesta; Bolsonaro nega acusações
A primeira-dama ainda não se pronunciou sobre o caso. A defesa de Bolsonaro, por sua vez, negou as acusações logo depois do avanço da PF.
Em nota, os advogados Paulo Bueno e Daniel Tesser, além do ex-secretário-executivo de Comunicação Fábio Wajngarten, afirmaram que o ex-presidente “jamais apropriou-se ou desviou quaisquer bens públicos”. A defesa acrescentou que o ex-chefe do Executivo está à disposição da Justiça.
Nota – Defesa de Bolsonaro by Edilson Salgueiro Júnior on Scribd
A decisão de Moraes teve como base a investigação da PF, que realizou buscas e apreensões contra o tenente Osmar Crivelatti, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro; contra Lourena Cid, pai do também ex-ajudante de ordens Mauro Cid; e contra o ex-advogado Frederick Wassef.
O magistrado sustenta que os presentes recebidos por Bolsonaro durante viagens internacionais eram desviados para o acervo digital privado do ex-presidente e vendido nos Estados Unidos.
Moraes entra em cena
Conforme Moraes, a investigação da Polícia Federal mostra que havia “uma estrutura para desviar os bens de alto valor presenteados por autoridades estrangeiras ao ex-presidente da República”.
O suposto esquema serviria para “evadir” os bens presentados por líderes estrangeiros. Bolsonaro teria usado aeronaves da Força Aérea Brasileira para vender aqueles produtos nos Estados Unidos. “Além de ilícitos criminais, demonstram total desprezo pelo patrimônio histórico brasileiro”, sustentou o ministro.
Leia mais: “Bolsonaro doa R$ 100 mil à viúva de policial da Rota”
Para Moraes, os presentes de líderes estrangeiros deveriam ser incorporados ao Gabinete Adjunto de Documentação Histórica (GADH). Este último compõe a estrutura presidencial e é responsável pela guarda dos presentes.
“Na administração do ex-presidente”, ressalva o ministro, “o GADH atribuiu presentes de altíssimo valor, dados por autoridades estrangeiras, ao acervo privado do presidente, adotando uma interpretação contrária aos princípios que regem a administração pública”.
Leia também: “Zanin encaminha à Justiça Eleitoral do Acre pedido de investigação de Bolsonaro”
Cabeça de ovo procurando pelo em ovo, como sempre…
Sorrateiramente o Moraes vai mostrando sua sociedade com o diabo, pois não tem o mínimo de respeito e consideração para com as pessoas. A Michele, como o marido, deveriam nomear testemunhas todos os presidentes, incluindo o Lula, e mais suas esposas vivas para responderem como fizeram e aonde estão os presentes que ganharam quando ocupavam o cargo. Desde os procedimentos burocráticos até a escolha de um local (Sindicato dos Metalúrgicos) para guardar o acervo leva tempo. A boa fé não existe para o Moraes. Por esta razão também acreditamos na sua má fé. E ele não informou quem patrocinou sua viagem a Itália e outros lugares onde faz palestras e quanto ele ganhou. Assim, alguém poderia quebrar o sigilo bancário dele também. Aliás, para o criminosos lavador de dinheiro nunca passou pela cabeça em fazer transações bancárias, pois estaria tudo transpartente. Quem é honesto faz tudo com banco. E para transferir dinheiro do exterior também é uma burocracia e leva tempo. E, vclaro, durante a campnaha eleitoral sobra pouco tempo para os candidatos em administrar alguns ocmplicadores da intimidade.
Perseguição insana contra apoiadores amigos e familiares do Bolsonaro não tem medida a meta é fazer dele o segundo presidente preso prá tirar a marca do pilantra corrupto farsante vagabundo asqueroso gosmento fracassado invejoso do lula que não se aguenta por ser o único aí inventam de tudo contra o capitão.
Que coisa mais ridícula! Julguem os outros por si mesmo. Isso tudo já deu no saco.
Para ler matéria da Globo sem nenhum contraponto da parte da Oeste, qual foi o valor agregado da matéria ? Quem quiser pode ir no site da Globo.
Podia acrescentar o nome do delegado da PF que tá pedindo essas quebras de sigilo.
Moraes? Avioes da FAB para vender presentes? Kkkkkk