Enquanto expoentes da esquerda, como o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, comemoram a vitória do ex-guerrilheiro Gustavo Petro, recém-eleito presidente da Colômbia, políticos e analistas conservadores lamentam e temem pelo futuro do país latino-americano.
Crítico habitual das esquerdas latino-americanas, o escritor peruano e ganhador do Prêmio Nobel de Literatura de 2010, Mario Vargas Llosa, afirmou que os colombianos “votaram mal” e disse esperar que a Colômbia se mantenha dentro da estrita legalidade e que este seja “apenas um acidente emendável e corrigível em um futuro mais ou menos imediato”.
O colunista da Revista Oeste, Rodrigo Constantino, escreveu em seu perfil no Twitter que “só sobrou o Brasil mesmo como resistência ao comunismo na América Latina…”
Só sobrou o Brasil mesmo como resistência ao comunismo na América Latina… pic.twitter.com/Q5ScGtYpeV
— Rodrigo Constantino (@Rconstantino) June 20, 2022
O colunista Leandro Ruschel destacou que Petro “integrava um grupo terrorista responsável por assaltos, sequestros e assassinatos” e que “teremos mais uma Venezuela no continente”.
https://twitter.com/leandroruschel/status/1538850352237318144
Para o deputado federal Paulo Eduardo Martins (PL), o Brasil é a última barreira contra o comunismo.
O ex-guerrilheiro Gustavo Petro foi eleito presidente da Colômbia. O Brasil é a última grande barreira. Que Deus dê juízo e tenha misericórdia de nossa nação.
— Paulo Eduardo Martins (@PauloMartins10) June 19, 2022
O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL) publicou um mapa da América do Sul destacando os países governados por comunistas e escreveu que “a responsabilidade do eleitor brasileiro só aumenta. Já não é mais “tão somente” pelo Brasil, é por toda a região”.
A responsabilidade do eleitor brasileiro só aumenta. Já não é mais “tão somente” pelo Brasil, é por toda a região. pic.twitter.com/98y1XaEfGq
— Eduardo Bolsonaro🇧🇷 (@BolsonaroSP) June 20, 2022
O ex-secretário especial de Cultura Mario Frias postou o vídeo do primeiro discurso do presidente eleito, no qual ele afirma que libertará presos de seu país.
Ouçam o primeiro discurso do Presidente eleito na Colômbia.
Não foi por acaso que Lula falou explicitamente sobre a libertação de sequestradores.
Um ex guerrilheiro está no poder e agora quer soltar “jovens” que estão presos… O motivo? Tenho certeza que todos vocês já sabem. pic.twitter.com/xywEle4whN
— MarioFrias (@mfriasoficial) June 20, 2022
Manifestaram-se também neste sentido os deputados Luiz Bragança e Helio Lopes, ambos do PL. O primeiro lamentou a vitória e disse que o futuro será previsível. “A dúvida é se será tão rápido como no Chile, previsível como na Argentina ou irremediável quanto na Venezuela.”
Colômbia confirma socialista que “comandava” narco-terrorismo na presidência do país. Já sabemos o que vai acontecer. A dúvida é se será tão rápido como no Chile, previsível como na Argentina ou irremediável quanto na Venezuela.
— Luiz Philippe de Orleans e Bragança (@lpbragancabr) June 20, 2022
Já Lopes destacou o índice de abstenções das eleições colombianas: “Tirem as suas próprias conclusões! A omissão/abstenção de 41,91% elegeu um ex-guerrilheiro na Colômbia!”.
– Tirem as suas próprias conclusões!👇🏿👀
A omissão/abstenção de 41,91% elegeu um ex-guerrilheiro na Colômbia!
Você que está em cima do MURO com esse negócio de moderação nos discursos, não pode falar das urnas eletrônicas e nem da globo, é JAIR ou JÁ ERA! #depheliolopes pic.twitter.com/ZSnpK2JOqZ— Helio Lopes (@depheliolopes) June 20, 2022
Relacionadas
Itamaraty
Em nota, o Ministério das Relações Exteriores desejou ao presidente Gustavo Petro êxito no desempenho de suas funções e reafirmou o compromisso do governo brasileiro com a continuidade e o aprofundamento das relações bilaterais com a Colômbia.
Essas escolhas absurdas acabam respingando no Brasil.
O próximo a tomar posse segundo o STF aparelhado é cachaceiro Lula larápio, Deus tenha misericórdia de todos nós 🙏
América Latrina, refúgio e bastião do atraso. Dos latrino-americanos, depois de mais essa, esperar o quê?
Quero ver em outubro o resultado da seguinte fórmula:
eleição justa = $TF/T$E “imparcial” + mídia “honesta” + povo “consciente” + urna eletrônica “inviolável”… Deus nos ajude!
Disse tudo!
Lamento, mas seu genocida corrupto de estimação não vai vencer
Cada povo tem o governo que merece !!! Que sejam felizes com esse ex-guerrilheiro.SQN.
Lamento, mas seu genocida corrupto de estimação não vai vencer
Também acho, Lula não irá vencer. O corrupto de estimação, genocida de tantas vidas que se foram devido ao seu roubo. Parabéns