O prefeito de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, Duarte Nogueira (PSDB), anunciou nesta segunda-feira, 24, que, por cinco dias, a cidade vai enfrentar um fechamento quase total para tentar conter o avanço da pandemia. De 27 a 31 de maio, até supermercados serão fechados.
As medidas foram adotadas diante do aumento de casos, mortes e internações devido à doença. A nova fase foi batizada de “Emergencial Restritiva” e se assemelha ao decreto de lockdown de 17 a 21 de março. O transporte público também ficará suspenso.
Leia mais: “Governo suspende prova de vida de servidores”
Os fechamentos também atingem escolas públicas e privadas, shopping centers, comércio em geral, salões de beleza, academias, parques e restaurantes. Segmentos alimentícios deverão trabalhar em sistema de delivery e drive-thru. Cultos religiosos também estão proibidos durante o período determinado, além de eventos esportivos.
A permanência de pessoas em espaços públicos, entre outros locais, também será proibida durante os cinco dias estipulados pela prefeitura. A restrição de circulação de pessoas será das 21 às 5 horas.
“Eu já havia anunciado que tomaríamos medidas mais drásticas, caso os índices colocassem em risco a possibilidade de qualquer pessoa ficar sem leito de UTI, sem respirador, sem oxigênio”, disse Duarte Nogueira. A taxa de de ocupação em leitos de UTI está na casa de 96,1%, com 299 pacientes internados em 308 vagas ofertadas.
Será permitido o funcionamento de serviços de assistência à saúde, assistência à saúde animal, assistências sociais e serviços de transporte por aplicativo e táxi. Na próxima terça-feira, dia 28 de maio, o comitê se reunirá novamente para definir como ficarão as regras restritivas na cidade a partir da segunda-feira, 31 de maio.
O secretário da Saúde, Sandro Scarpelini, explicou que o acompanhamento diário da doença no município aponta para a queda dos números e defendeu a vacinação da população com rapidez. “Os óbitos estão caindo, as internações também, porque a vacinação está funcionando nas faixas etárias que já vacinamos”, afirmou.
Errar é humano, insistir no erro é burrice!
É o retrato da esquerda!
Bando de Burros!
Bolsonaro, está na hora de por o exército na rua para abrir o comércio, já está autorizado.
Como muito bem disse a Ana Paula Henkel, “O PSDB não passa de um PT vestido de Armani”.
A ignorância somada com comunismo.
Quanto essa prefeitura levou do Governo Federal pra pandemia. 308 leitos?