Depois que a Petrobras anunciou que não faria o repasse dos dividendos extraordinários a seus acionistas, as ações da estatal despencaram. Consequentemente, o mercado temeu uma intervenção do governo Luiz Inácio Lula da Silva na companhia.
+ Leia as últimas notícias de Política no site da Revista Oeste.
Diante da repercussão do episódio, o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, usou o Twitter/X, na noite desta quarta-feira, 13, para dizer que não considera o ocorrido uma intervenção.
Segundo ele, houve um ‘exercício soberano’ dos controladores da empresa — no caso, o Estado, comandado por Lula. Prates admitiu que a decisão de reter os dividendos extraordinários veio do presidente petista e dos seus ministros. Mesmo assim, ele disse que “falar em ‘intervenção na Petrobrás’ é querer criar dissidências, especulação e desinformação”.
+ O maior feito de Lula é a destruição inédita do valor da Petrobras e da Vale
“É preciso, de uma vez por todas, compreender que a Petrobras é uma corporação de capital misto, controlada pelo Estado Brasileiro, e que este controle é exercido legitimamente pela maioria do seu Conselho de Administração”, explicou o chefe da estatal. “Isso não pode ser apontado como intervenção! É o exercício soberano dos representantes do controle da empresa”, completou.
Para Prates, é legítimo que o Conselho de Administração se posicione orientado pelo presidente da República e pelos seus auxiliares diretos, que são os ministros. “Foi exatamente isso o que ocorreu em relação à decisão sobre os dividendos extraordinários”, afirmou.
Lula chamou mercado de ‘dinossauro voraz’ depois de intervenção na Petrobras
Em entrevista ao SBT, na segunda-feira 11, o presidente Lula chamou o mercado de “dinossauro voraz”, que quer tudo para si e “nada para o povo”.
+ Conselheiro reclama de ‘nefasta influência política’ na Vale ao renunciar
O petista criticou a distribuição de dividendos da estatal e disse não ser possível atender “apenas à choradeira” das empresas.
A Lei trata especificamente desse assunto como “abuso de controle”
cadê a CVM? essa declaração é motivo mais do que suficiente para abertura de um inquérito pela autarquia com afastamento imediato do CEO da Petrobras. Ele disse em alto e bom som que a Petrobrás faz o que o Lula manda, e os demais acionistas não tem qualquer proteção???
É pra rir ou pra rir?
“Exercício soberano” pelo governo não é intervenção estatal.
Rsrs.
É cada contorcionismo viu…
Idiota mentiroso.
Não passa de um B.M., descarado .. ..
A grande fraqueza do Luladrão é que não tem nada com que inspirar lealdade, exceto a compra de favores com a riqueza que é o dinheiro roubado da petrobras e confiscado dos frutos do nosso trabalho. Mas o que é riqueza? Outra máquina de lavar, um carro maior, uma casa melhor para morar? Não há muito para alimentar o espírito em tudo isso. A altissima confiscação ou impostos punitivos que o governo do ladrão implementou, também desvalorizou o valor dos indivíduos, tornou irrelevante a qualidade das suas vidas e atrofiou a criatividade.
Se é pra meter a mão na grana todos os comparsas são as favor. Esse é o PT, essa é a esquerda, aqueles que são contra o capitalismo mas adoram o capital dos outros.
Que enterre bilhões dessa empresa até levá-la à falência juntamente com os investidores que querem arriscar seu dinheiro, investindo em ações. Que quebre tudo e vou ficar só assistindo de camarote essa derrocada.
Ele quer enterrar bilhões, como fez na Refinaria Abreu e Lima que até o momento não foi finalizada.