O prefeito de Criciúma (SC), Clésio Salvaro (PSDB), mandou embora um professor de artes da rede municipal que exibiu em sala de aula o clipe da música Etérea, do cantor Criolo, com conteúdo LGBT+. O vídeo foi mostrado para alunos de 14 e 15 anos, do 9º ano da Escola Municipal Pascoal Meller.
O clipe e o documentário lançado têm a participação de representantes do movimento de esquerda. A letra da música prega “necessária quebra de padrões e abertura de discussões”, além de defender a liberdade de “amores sem imposições”. O educador foi denunciado à Secretaria Municipal de Educação.
“Nas escolas do município, enquanto eu estiver aqui de plantão, isso não vai acontecer. Esse tipo de atitude, essa ‘viadagem’ na sala de aula, nós não concordamos”, disse o prefeito Clésio. “Se os pais souberem de algo parecido que foi exposto para os seus filhos, por favor, entrem em contato.”
Repercussão
Depois do ocorrido, o Ministério Público de Santa Catarina abriu um procedimento para apurar possível prejuízo à dignidade humana de caráter coletivo na exoneração do professor, em razão da fala do prefeito.
O cantor Criolo comentou o episódio nas redes sociais: “O clipe e o documentário da música Etérea abrem espaço para o debate na sociedade brasileira”.
Nota da Secretaria Municipal de Educação
“O Governo Municipal de Criciúma, por meio da Secretaria de Educação, vem a público esclarecer que a prática pedagógica de professores da rede de ensino é orientada a partir das Diretrizes Curriculares, por meio do Plano de Ensino Unificado. Esse plano reúne os conteúdos que deverão ser ministrados junto aos estudantes em cada ano letivo.
Ressaltamos que o episódio recente, envolvendo conteúdo inapropriado em vídeo apresentado por um dos professores, além de não constar no Plano de Ensino da Rede, estando, portanto, em desacordo com a proposta do Conselho Nacional de Educação, não será tolerado pela Administração Municipal de Criciúma.”
Leia também: “Os mais recentes ataques da linguagem neutra”, reportagem publicada na Edição 71 da Revista Oeste
Que vergonha deste Ministério Público que não está preocupado com a dignidade do conteúdo ministrado aos alunos que estão sujeitos a todo tipo de conteúdo impróprio, que não acrescentam um valor positivo na formação desta juventude.
Acredito que ele só se equivocou no termo utilizado, pois a questão está totalmente certa. Escola é lugar de aprender a ler, fazer cálculos, etc. Parabéns prefeito!!!
Parabéns pela atitude Prefeito,escola não ambiente para pessoas pervertidas!
Se alguns pais reclamarem desse prefeito, ele pode contratar vários stripers homens e mulheres HETEROS para ficarem dançando na frente das escolas municipais ou estaduais. Se pode mostrar homossexuais pode mostrar também heterossexuais.
Não se faz isso com crianças ou jovens.A opção sexual não pode ser induzida por aulas ou ensinamentos de ideologia de gênero.O adolescente naturalmente se inclinara para sua opção,na idade correta,
Esse prefeito é dos bons!!! Sala de aula é pra estudar não é espaço para boiolagens.
Viva a família tradicional brasileira. Só gera filhos homem + mulher
parabéns ao Sr,Prefeito
muita coragem,ética e bom senso.
nos dias atuais, é muito dificil ter este tipo de atitude
Parabéns Prefeito!!!!
Ainda chamam um f.d.p. desses de “educador”.
O prefeito de Criciúma – parabéns por sua coragem de enfrentar esses mentecaptos infiltrados na educação. professora vá doutrinar sua família, ser Vil e desprezível !!!!
Parabéns prefeito!! Santa Catarina sendo o bastião do conservadorismo nos últimos tempos.
Certíssimo prefeito Salvaro!!!
Parabéns pela atitude ética a favor da família e, corajosa!
Certíssimo prefeito parabéns
Poem ordem mesmo