O presidente do Partido da Causa Operária (PCO), Rui Costa Pimenta, defendeu os presos pelos atos do 8 de janeiro de 2023 e o ex-presidente Jair Bolsonaro. Ele deu a declaração durante entrevista ao site Brasil 247, nesta sexta-feira, 8.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
“A direita tem a faca e o queijo na mão para descondenar o Bolsonaro, e sabe por quê?”, perguntou Pimenta. “Por causa da condenação daqueles pobres-coitados daquele 8 de janeiro. Isso daí você não convence ninguém de que é uma coisa justa de se fazer.”
O presidente do PCO lembrou que diversos condenados pela invasão das sedes dos Três Poderes foram presos sem provas e tiveram penas injustas. Para ele, essas decisões podem ser usadas como argumento para cobrar uma anulação da condenação que deixou o ex-presidente inelegível.
Leia também: “Eder Jacinto, preso pelo 8 de janeiro, tem causa da morte revelada”
“Se eu fosse de direita, pegaria esse tema: anistia para os pobres-coitados”, afirmou. “Mostraria o cara que foi vendedor ambulante, que estava lá, que não quebrou nada, foi condenado por conspiração armada, golpe de Estado.”
O argumento pró-Bolsonaro
Pimenta aproveitou o programa para comentar uma possível prisão de Bolsonaro. Ele explica que não acredita que o ex-presidente realmente tenha cometido os crimes pelos quais está sendo investigado, como tentativa de golpe de Estado.
“Não sei que crime exatamente que vão prender ele, se é golpe de Estado”, afirmou ao Brasil 247. “Na minha opinião, é fictício. Mas vamos supor que tudo isso fosse verdadeiro: não basta você condenar a pessoa, você tem de convencer o pessoal de que ele está errado.”
Leia mais: “8 de janeiro: esquecidos no cárcere”, reportagem de Cristyan Costa publicada na Edição 207 da Revista Oeste
O líder do PCO ainda aproveitou para comparar Bolsonaro com Hugo Chávez, que tentou dar um golpe na Venezuela e depois foi eleito presidente. Pimenta explica que, no caso do venezuelano, havia provas concretas da tentativa de golpe.
“O Chávez foi preso um pouco antes de ele se transformar no maior líder da América Latina”, afirmou. “Porque ele, diferentemente do Bolsonaro, que é toda essa situação esquisita que a gente tem aqui, efetivamente deu um golpe de Estado e fracassou.”
Pimenta também criticou as decisões dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes e Luis Roberto Barroso e disse que desconfia das instituições brasileiras.
Leia mais: “Morador de rua absolvido pelo 8 de janeiro ficou 11 meses preso”
“O Xandão [Moraes] e o Barroso, pessoas que ninguém — nem a esquerda — olha para essas pessoas como grandes autoridades”, observou Pimenta. “Isso é uma meia dúzia de gente que fala que o Xandão é o herói da democracia, mas o povo não acha isso. O povo desconfia das instituições, com toda a razão.”
Não podemos generalizar… há mentes pensantes na esquerda – são raríssimas, mas há!
Sujeito estranho. Não é um tipo desses elogiando Bolsonaro que o pais precisa. Mas curioso mesmo é porque o Alexandre não manda prender esse cara com tudo o que tem dito sobre o STF.
O principal mau do Brasil é ter um Congresso caríssimo e acomodado! Almeida
Eu acho que a Oeste deveria refletir melhor antes de publicar qualquer coisa relativa ao PCO.
O mesmo cara que está “defendendo” Bolsonaro e falando o óbvio sobre a farsa da coligação PT-STF, é o mesmo sujeito que defende o Hamas!
Pragmatismo informacional tem limite.
Existem várias pessoas que foi cerceado a liberdade e nunca tiveram defesa e nem acesso ao conteúdo. Isso é barbárie! E, quando Bolsonaro for preso vou MANIFESTAR até minhas entranhas terem fôlego.
O “partido pão com ovo”, representa quem?
Quem delira com a narrativa do pelêgo que transformou o sindicato em negócio?
O plágio do capitólio norte aericano, foi patético! “Copy And Paste”, os métodos da esquerda nunca mudam !
A perfídia dos militares foi histórica!
Que palhaçada !
Golpe de domingo ?
EM NINGUEM !
QUE CÍNICA É A ESQUERDA !
Coitado do partido pão com ovo, perdeu o trem da história e faz papel curioso na cena política brasileira.
Exatamente. Esse vaselina, deveria ter mais senso em seu julgamento. Ontem estava abraçando o líder do Hamas e hj, vem como hóstia da bondade, escrutinador d virtude, opinando sobre o q quer entender. Alguém avise a este vassalo sindical q os golpes dados na democracia começou em 2016 qd a Constituição Federal foi rasgada ao beneficiar a Dilma e depois qd o TSE retirou o direito do Bolsonaro em exercer sua função constitucional d presidente. Q vergonha!
Vamos citar 4 (de 9) que já deram prova de estragarem PATRIMÔNIO ESTATAL. Fachin, Barroso, Lewandowski, Moraes.
Haja bandidagem de toga.
Não entendo o porquê dessa consideração por um partido nanico, que defende o Hamas.
Até os idiotas são capazes de enxergar a realidade.
Um esquerdista falando verdades. Coisa inédita.
Apesar de esquerdista ele raciocina ,tem a mente lúcida ! Diferente do bêbado que nos foi imposto que tem o cérebro destruído pelo excesso de álcool !
Concordo.
Exceto quando defende o Hamas.