O presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, criticou as recentes declarações do presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, em relação à Venezuela. Na segunda-feira 29, o petista afirmou que existem muitas “narrativas” sobre as violações de direitos humanos pelo ditador Nicolás Maduro.
“Fiquei surpreso quando se disse que o que se passou na Venezuela é uma narrativa”, disse Lacalle Pou, nesta terça-feira, 30. “Vocês sabem o que pensamos a respeito da Venezuela, do governo da Venezuela.”
O presidente uruguaio não citou diretamente o presidente Lula, mas fez referência direta ao discurso do petista. Ontem, Lula declarou o seguinte: “Maduro sabe a narrativa que construíram contra a Venezuela durante tanto tempo. Celso Amorim [assessor especial para Assuntos Internacionais da Presidência da República] andava pelo mundo explicando que não era do jeito que as pessoas diziam que era”.
Outras críticas do presidente do Uruguai
Não é a primeira vez que Lacalle Pou faz críticas às ditaduras da América Latina. Na contramão de Lula, que sugere o distanciamento do Brasil da Europa, o presidente do Uruguai disse que o Mercado Comum do Sul (Mercosul) deve ser “moderno, flexível e aberto ao mundo”.
“Sabemos que o Brasil tem um peso econômico e demográfico importante, não tenho problema nenhum em admitir isso”, observou Lacalle Pou. “O Uruguai vai avançar nas negociações com a China, como tem feito até agora. O Brasil pode, paralelamente, fazer seu caminho. Depois disso, vamos compartilhar tudo aquilo que foi negociado. Para resumir: o Mercosul que queremos precisa ser um Mercosul moderno, flexível e aberto ao mundo.”
Parabéns ao Presidente Uruguaio.
Teve a dessencia de falar a verdade que todos sabemos sobre Maduro.
É claro que o Uruguay será isolado dagora em diante, pois a América latina está mergulhando na escuridão , lamentavelmente puxada pelo Brasil.
O próximo convidado do lula vai ser Daniel Ortega.
Tenho muito respeito pelo pelo Lacalle Pou.
Um homem que diz as verdades nas barbas do Molusco.
Como pode querer que ele assine um tratado com Ditadores ?
O Povo uruguaio não o perdoaria.
Parabéns ao Presidente Uruguaio.
Teve a dessencia de falar a verdade que todos sabemos sobre Maduro.
É claro que o Uruguay será isolado dagora em diante, pois a América latina está mergulhando na escuridão , lamentavelmente puxada pelo Brasil.
“Narrativas”… Stalin falou a mesma coisa com palavras diferentes…
Ainda resta coragem em alguns líderes